loader image

Como usar o OEE para melhorar seus processos

Compartilhe:

Nesse post, você verá sobre:

  • O que é OEE;
  • Como isto pode ser utilizado para aprimorar o seu processo;
  • Como isto pode dinamizar o seu processo.

 

A busca pela eliminação de perdas, redução de paradas, diminuição de custos e garantia de qualidade é uma constante nos processos produtivos. É nesse contexto que surge o OEE (Operational Equipment Effectiveness ou, em português, Eficiência Operacional de Equipamento).  OEE é um conceito que tem apresentado resultados significativos em diversas empresas de produção em série. É através do OEE que podemos explorar um ponto chave para o aperfeiçoamento de processos produtos: o uso adequado dos equipamentos.

Em uma planta industrial normalmente existem diversos equipamentos operando simultaneamente, cada um com sua própria eficiência que combinadas resultam na eficiência global da produção. Contudo, como conhecer a real situação de cada um dos seus equipamentos e como identificar aqueles que mais contribuem positiva e negativamente na sua produtividade?

Basicamente, o OEE é uma ferramenta simples e poderosa que ajuda a equipe de produção a analisar o quão eficiente são os seus equipamentos e, com isso, ajuda a eliminar perdas associadas a eles. É calculado por uma fórmula que depende de três parâmetros relacionados à operação do equipamento: disponibilidade, performance e qualidade.

Disponibilidade

A disponibilidade contabiliza os eventos que param a linha de produção e impactam diretamente na disponibilidade dos equipamentos. Esse fator leva em consideração duas quantidades: tempo planejado de trabalho do equipamento e tempo de paradas.

Disponibilidade = (Tempo planejado – Tempo de paradas) / Tempo planejado x 100%

Um detalhe é importante: apenas as paradas não planejadas são consideradas no cálculo acima. Sendo que as paradas não planejadas seriam quebra das máquinas, falta de operador, falta de matéria prima etc. Já as paradas planejadas – como manutenção planejada, intervalo para almoço, feriados e fins de semanas – não são contabilizadas.

Performance

Já a performance é a velocidade real de operação do equipamento com a velocidade nominal que ele deveria operar, ou seja, esse fator reflete o tempo em que a máquina operou fora do ritmo adequado, sem que essa variação pode ser causada por queda de velocidade e por pequenas paradas.

Performance = Velocidade real / Velocidade planejada x 100%

Qualidade

Por fim, a qualidade é a medida de perdas devido produtos defeituosos.

Qualidade = (Número de peças em bom estado / Número de peças produzidas) x 100%

E como essa ferramenta pode atender às minhas necessidades?

Através do cálculo do OEE, a eficiência dos seus equipamentos abandona o aspecto abstrato e passa a assumir um valor absoluto, um número, que pode ser comparado a analisado de acordo com os seus parâmetros geradores.

Supondo que o seu processo tenha x máquinas, a partir do simples cálculo do OEE você consegue identificar qual delas está limitando o seu processo e consegue atuar onde o seu esforço trará mais resultados.

Além disso, a vantagem do OEE é que ele desmembra a eficiência em três indicadores e, assim, é possível identificar como cada um deles influencia a produtividade do seu equipamento. Com isso, você será capaz de identificar com maior facilidade qual é a sua pior e melhor máquina, qual é a real utilização dos seus equipamentos, como a quantidade de turnos afeta a produtividade etc.

E como posso executar aumentar a minha eficiência com o OEE?

O primeiro passo é definir a parte do seu processo produtivo que você pretende analisar. Nessa etapa, você terá que adaptar as fórmulas padrão dos indicadores do OEE para o equipamento em questão.

Uma vez que a parte conceitual esteja definida, temos a coletas de dados, que são as variáveis definidas no passo anterior. Com os OEEs calculados, você pode comparar os valores dos equipamentos entre si e com os valores de referência. A partir disto, identificar os pontos críticos e traçar metas para o aumento da eficiência.

Devemos ressaltar que o OEE é um conceito inserido numa mentalidade de melhorias constantes (Lean Manufacturing). Melhorar o seu OEE implica numa melhoria geral da eficiência produtiva, por isso, este é o caminho para uma produção de maior qualidade! Quer saber mais? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Uncategorized

Como produzir polpas de frutas

A produção de polpas de frutas congeladas é uma solução prática e sustentável para preservar frutas sazonais, reduzir desperdícios e atender à crescente demanda por

Blog

Processamento de Polímeros

O processamento de polímeros está no coração de diversas indústrias, de embalagens e eletrônicos até a construção civil e a medicina. Sua versatilidade, durabilidade e

Assine nossa newsletter e fique por dentro das principais novidades da indústria e do mundo!