Nesse case de sucesso iremos abordar:
- A busca do cliente por um destino ao produto residual;
- O planejamento e a execução do projeto, junto da Marketing Jr.;
- A solução completa e personalizada entregue ao cliente.
Uma das principais substâncias que a indústria química produz é o ácido sulfúrico, incorporado em incontáveis processos, produtos e materiais. Sua importância é tão grande que a produção em volume de ácido sulfúrico é tomada como um indicativo do desenvolvimento industrial de um país.
Tendo isso em vista, um cliente, representando um relevante grupo industrial, contatou a Propeq em 2020. Ele estava interessado em encontrar um destino para o ácido sulfúrico residual proveniente do tratamento de uma corrente em seu processo produtivo. O cliente objetivava, assim, achar possibilidades para a venda da substância, uma vez que a solução que ele adotava era intermitente.
Desenvolvimento do projeto: pesquisa de mercado
Com o objetivo de identificar nichos industriais que poderiam ser potenciais compradores do ácido sulfúrico residual da produção do cliente, a Propeq, em parceria com uma empresa júnior terceirizada – a Marketing Jr., da Universidade de São Paulo (USP) –, encabeçou uma pesquisa de mercado, dedicada a elencar e analisar as indústrias que poderiam fazer uso do ácido, bem como a forma pela qual o processo de aquisição acontece.
A pesquisa se debruçou em entender as especificações e parâmetros do ácido sulfúrico consumido por setores previamente listados pela Propeq. Nesse sentido, o projeto também consultou a demanda da compra para cada nicho industrial, de forma a apontar os setores mais interessantes para a venda, tendo em mente a geração de ácido residual por parte do cliente.
Após esse levantamento inicial, em grande parte realizado pela Marketing Jr., a Propeq se dedicou em se aprofundar nas informações coletadas. Nesse contexto, obtiveram-se os dados ativamente através das entrevistas da pesquisa de mercado. Isso envolveu, assim, a comparação qualitativa e crítica entre as opções, de forma a se entender, pela ótica da engenharia química, quais são as preferências do mercado no que diz respeito à compra do ácido sulfúrico, além de indicar, tecnicamente, formas de alcançar tais preferências.
Vale ressaltar, ainda, que a pesquisa não apenas englobou as tendências do mercado e dos setores industriais no que tange às especificações técnicas do produto, mas também no que diz respeito às preferências do próprio processo de compra, como frete e formas de pagamento facilitadas.
Solução: entrega do relatório
Ao final do projeto, a entrega ao cliente se centrou em um relatório final. O relatório continha todas as informações previamente obtidas, incluindo os resultados da pesquisa de mercado e o aprofundamento realizado pela Propeq. O documento abrangia, além dos aspectos citados, as boas práticas recomendadas pelo mercado, pautadas nas informações levantadas até então.
Dessa maneira, pensando em todas as questões que poderiam atravessar o processo de venda do ácido, a Propeq se preocupou em entregar um relatório personalizado e completo, dedicado a, assertivamente, mostrar os melhores caminhos e direcionamentos para remediar as dores do cliente.
O projeto foi um sucesso, garantindo à Propeq um Net Promoter Score (NPS) 10, isto é, totalmente promotor, refletindo a total satisfação do cliente. O representante do grupo industrial aprovou o projeto desenvolvido, elogiando o “ótimo trabalho” e a “boa comunicação de todos os envolvidos” no mesmo.
Também se interessa em analisar qual seria a melhor destinação para subprodutos residuais de seu processo produtivo? Como visto nesse case, a Propeq realiza projetos ligados à, por exemplo, planos de proteção ao meio ambiente, que podem versar sobre as perspectivas de venda ou descarte dos resíduos. Além disso, também encabeçamos pesquisas de rotas produtivas, as quais podem apontar uma rota produtiva que se valha do produto residual.
Clique no botão abaixo e fale agora mesmo com um de nossos consultores.