Neste conteúdo abordaremos:
- O que são isolantes térmicos?;
- Contexto de uso na indústria e vantagens;
- Como escolher os materiais?;
- Pontos de Atenção
O que são isolantes térmicos?
Isolantes térmicos são materiais capazes de dificultar o fluxo de calor entre dois ou mais materiais que tenderiam naturalmente a igualar suas temperaturas. A característica mais relevante dos isolantes é a baixa condutividade térmica. Além desta, a resistência térmica também é muito importante, uma vez que ele interage com altas ou baixas temperaturas.
Existem basicamente dois tipos de isolantes térmicos. O isolante térmico quente conserva a energia do sistema e mantém sua temperatura. Já o isolante térmico frio protege o sistema da absorção de calor do meio em que ele está inserido. Vale ressaltar que o isolante térmico quente tem importância fundamental na proteção contra acidentes ao entrar em contato com superfícies de temperaturas elevadas.
São exemplos de materiais isolantes térmicos a fibra de vidro, lã de rocha e fibra cerâmica.
Contexto de uso na indústria e vantagens
Devido às interessantes características dos isolantes térmicos, aplicam-se em diversos usos industriais. Por exemplo, para revestir tubulações e válvulas que devem operar em altas temperaturas ou que transportam fluidos refrigerantes. Como apresentam uma baixa condutividade térmica, os isolantes são importantes ferramentas que permitem maior controle e conservação das temperaturas em equipamentos.
Assim, há potencial redução no consumo energético, bem como aumento na segurança e produtividade dos processos, o que está relacionado à melhoria nas condições operacionais. Portanto, tem-se que o adequado uso de isolantes térmicos pode implicar em uma interessante vantagem, na redução dos custos operacionais.
Vale ressaltar, que recomenda-se isolantes térmicos que sejam de simples fixação e remoção, como jaquetas térmicas, que facilitam a manutenção e troca de equipamentos.
Na imagem a seguir, observa-se um esquema de uma tubulação sem isolante térmico à esquerda, em que há perda de calor. Enquanto, a tubulação à direita apresenta o isolante e consegue reter o calor de forma mais eficiente.
Como escolher os materiais?
Uma vez que cada equipamento apresenta condições específicas de operação, é importante a escolha de materiais isolantes térmicos convenientes ao seu processo. Para isso, deve-se realizar uma avaliação entre os diferentes materiais e suas características.
Devem ser analisadas fatores como Condutividade Térmica, Custo, Tempo de Vida Útil, Inflamabilidade, Maleabilidade e Resistência a Temperaturas (Altas e Baixas), para que, através de uma comparação, sejam selecionados os materiais mais pertinentes. Além da questão envolvendo a escolha dos isolantes, é relevante avaliar sua espessura ótima, isto é, que implica no mínimo custo total do ciclo de vida do isolante. Portanto, antes de adquirir os revestimentos, a fim de reduzir potenciais riscos e garantir uma compra mais segura, é interessante fazer cálculos e análises de forma a selecionar os isolantes térmicos apropriados.
Pontos de Atenção!
Quanto aos isolantes já instalados, deve-se atentar para alguns fatos que resultam em custos com manutenção e segurança. São esses a corrosão sob o isolante e a condensação de vapor de água, que pode provocar o encharcamento do isolamento bem como na proliferação de microorganismos. Nesse cenário, devem ser avaliadas medidas para remediação das causas dessas complicações.
Como a Propeq pode te ajudar a aplicar isolantes na sua indústria?
A Propeq possui conhecimento acerca dos cálculos de espessura ótima para analisar a viabilidade econômica do uso de isolantes e pode auxiliar sua empresa a verificar essa possibilidade de melhoria. Além disso, saiba como melhorar as condições operacionais do seu processo de modo a evitar os gastos de energia, conhecendo um de nossos cases de sucesso.
Nesse sentido, se você se interessou por isolantes térmicos e gostaria de iniciar uma produção? Ou já possui um processo produtivo e gostaria de otimizá-lo ou produzir sua própria matéria prima? A Propeq, consultoria júnior em Engenharia Química da Unicamp, está aqui para te ajudar! Clique abaixo e entre em contato com um de nossos consultores!