Nesse conteúdo, abordaremos:
- O que é a reciclagem animal;
- Problemas ambientais relacionados à matéria orgânica animal;
- Análise socioeconômica sobre a reciclagem;
- Tendências sustentáveis no processo de reciclo.
Introdução
O reciclo de materiais é assunto frequente quando se trata de procedimentos produtivos atuais, muito por conta dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável determinados pela Organização das Nações Unidas. Porém, existem processos de grande importância que acabam sendo deixados de lado. Deste modo, um tópico relevante discutido atualmente é a reciclagem de matéria orgânica de origem animal.
Efetivamente, o agronegócio brasileiro cresce bastante no mercado mundial, e, por consequência, uma gama de pautas ecológicas começam a ganhar força. Destacamos aqui o nicho da reciclagem animal, ou seja, a regressão de matéria crua ao processo produtivo, cuja divulgação de informações não é recorrente no dia-a-dia do mercado.
Com isso, hoje iremos tratar da sua importância na socioeconômica e fomentar a matéria animal como uma problemática do desenvolvimento sustentável, haja vista dificuldades em sua decomposição.
Impactos Ambientais
A contaminação e degradação dos ecossistemas vêm chamando mais a atenção das pessoas por consequência do aumento do uso do marketing verde e sustentável. Isso faz com que os processos tendam a se tornar cada vez mais adeptos ao conceito “eco-friendly”.
De fato, o descarte incorreto de resíduos animais causa danos irreversíveis ao ambiente, pois aumenta a poluição, o mau cheiro e atrai patógenos. Quando pensamos no reaproveitamento animal, pensamos também em uma forma de descarte apropriada para esse material, o que evita danos maiores ao ecossistema. Também podemos dizer que o reaproveitamento animal gera novos produtos para novos processos.
O descarte do óleo diesel tem como principais destinos esgotos, solo, corpos hídricos e aterros sanitários, o que acaba causando danos ao ecossistema, devido a sua composição conter materiais insolúveis e menos densos que a água, dificultando as trocas gasosas entre esta e a atmosfera.
Por outro lado, um dos co-produtos mais conhecidos é o sebo bovino, que pode participar na produção de biodiesel, uma fonte renovável. Então, o possível descarte pode voltar para reutilização, gerando novos produtos, diminuindo os danos ao meio ambiente e aumentando a lucratividade de produtores que antes não saberiam como fazer o descarte adequado.
A visão ambiental desenvolvida pela Propeq abrange a Pirâmide de Prioridade Ambiental, a qual prioriza determinadas etapas do projeto. O planejamento tende a diminuir a produção de efluentes, reduzindo os gastos com os tratamentos. Quando não é possível diminuir mais, ocorre a reutilização e reciclagem do material, otimizando o processo de produção.
Usos frequentes no mercado
A geração de novos produtos permitirá que o agronegócio e suas várias áreas consigam afetar diretamente outros setores através desses novos itens, que não eram atividades-fim, mas que, devido à reciclagem animal, puderam ser produzidos de maneira indireta.
É importante notar que a parte majoritária a ser reciclada desses animais é composta por vísceras, ossos e sangue. Vê-se aqui componentes complementares, tal como:
- Matrizes ósseas: ricas em minerais, principalmente cálcio e fósforo, possibilitando sua utilização na produção de fertilizantes.
- Vísceras: apresentam uma grande quantidade de gordura e proteínas, a gordura é extremamente útil para a produção de biodiesel por exemplo.
- Sangue: apresenta alta quantidade de água e sais minerais e, em conjunto com os demais nutrientes, servem de produção para farinhas e rações, mas vale ressaltar, há uma proibição pelo MAPA de que o uso de tais rações não serve para alimentação de ruminantes uma vez que há o risco de contaminação com a conhecida doença da “vaca louca”.
Além dos produtos anteriores que afetam a agropecuária de forma direta, temos ainda produtos úteis no dia a dia: produção de sabão e detergentes necessitam de sebo, por exemplo, gelatinas produzidas a partir do colágeno desses animais, por isso é importante realizar uma análise para verificar o seu possível nicho de atuação a partir de seus produtos
De fato, a reciclagem animal é importante para a sociedade, mas você deve estar se perguntando: como ela se encaixa em minha empresa em parâmetros práticos? Um dos Cases de Sucesso é o Projeto Sebo, onde a Propeq atuou em parceria com um microempreendedor para autonomia no processo de beneficiamento.
Análise da Viabilidade Econômica
Além da questão de produtos importantes e com nicho no mercado, como os citados no tópico anterior, têm que se levar em conta a quantidade que seria desperdiçada desses animais. Estima-se que cerca de 40% do peso dos bovinos e 24% do peso dos suínos não seriam aproveitados caso a reciclagem animal não fosse realizada e lembre-se que a compra e venda se dá por arroba, dessa forma, uma utilização mais completa do produto adquirido, por aqueles que se encontram em algum ponto da cadeia desse mercado, pode assegurar um lucro extra.
Em termos de números, têm-se que no Brasil processam-se 12.4 milhões de toneladas de matéria crua. Tal matéria destina-se a esses possíveis produtos, oferecidos ao mercado, que movimentam cerca de R$8 bilhões por ano.
Esses produtos chamam-se co-produtos e se diferenciam dos subprodutos por conta de terem como ação principal a diminuição do impacto ambiental, além da viabilidade econômica. Os co-produtos voltam para a pirâmide de processos das indústrias, uma vez que participam da produção de novos produtos. Pensando nisso, a Propeq oferece o serviço de análise de rotas produtivas e viabilidade econômica, otimizando a produção – o que viabiliza as vendas desses co-produtos.
Converse com nossos consultores!
A produtividade da sua empresa ou indústria pode aumentar quando aumenta também a sustentabilidade. Também, o cuidado com a natureza é uma vantagem nos dias de hoje, ainda mais quando tendências como as ODS estão presentes. Gostaria de aprender mais sobre o papel da Propeq em reaproveitamento animal? A Propeq é uma empresa de consultoria júnior em Engenharia Química da Unicamp pronta para te ajudar! Fale já com um dos nossos consultores clicando no botão abaixo e explore todas as possibilidades dos nossos serviços.