Aqui vai um desafio: pergunte para seus amigos ou familiares quais são as diferenças entre energia limpa, renovável e sustentável. Você vai se divertir vendo que, na verdade, confundimos facilmente esses três tipos de energia. A Propeq está aqui para tirar todas as suas dúvidas!
Nesse conteúdo abordaremos:
- O que é energia limpa, renovável e sustentável;
- Exemplos;
- Em qual energia investir?
Palavras-chave: limpa; renovável; sustentável.
O que é energia limpa?
A energia limpa é toda energia que não polui, ou polui menos que as tradicionais. Ou seja, não emite quantias significativas de monóxido de carbono e nem dióxido de carbono. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7 (ODS 7), estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem como foco principal a expansão do uso de energia limpa e acessível. Dessa forma, a energia limpa tem ganhado cada vez mais espaço na sociedade, sendo vendida por preços cada vez menores.
Um dos exemplos de energia limpa é a energia solar; este tipo de energia é comum pois, além de não agredir o meio em que está, diversifica o tipo de energia utilizada. Isso garante segurança em casos onde a fonte de energia elétrica comum, eventualmente, se torne inviável, já que a fonte de abastecimento da energia solar é inerente às ações humanas.
O que é energia renovável?
A energia renovável agride minimamente o meio ambiente e utiliza qualquer recurso natural capaz de se renovar, como o sol, as marés, as ondas, o vento, calor da terra e a biomassa. Nesse sentido, alguns exemplos desse tipo são: a energia eólica, solar, biocombustíveis, maremotriz, geotérmica, ondomotriz, bioeletricidade, hídrica e a queima da lenha da árvore.
Em 2021, de acordo com Paulo Cesar Domingues, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, o Brasil tem 48% de fontes renováveis dentro de toda sua matriz energética, enquanto o resto do mundo tem apenas 14%. Isso demonstra que esse mercado é muito amplo no país.
O que é energia sustentável e como ela se diferencia das outras?
A criação da energia sustentável ocorreu a partir do conceito de desenvolvimento sustentável. De forma simplificada, é toda energia capaz de equilibrar produção e consumo. Alguns de seus exemplos são: energia eólica, energia solar e queima de biomassa.
De fato, ela é bem diferente da energia limpa, pois leva em consideração todo o ciclo de consumo e produção, isto é, ela gasta os recursos naturais em uma velocidade e quantidade na qual a natureza consegue repor. Isso significa que a lenha da árvore pode ser uma energia sustentável quando utilizada de uma maneira sustentável – diferentemente da energia limpa.
Ademais, a energia renovável diferencia-se da sustentável, pois utiliza apenas de recursos naturais “inesgotáveis”. Entretanto, a energia sustentável reconhece que nenhum recurso é, de fato, inesgotável. Por isso, o desenvolvimento sustentável, em cima de um consumo renovável, faz com que ele se torne, também, sustentável. Como exemplo, consideramos a energia hidrelétrica: podemos ver a construção de usinas hidrelétricas como uma fonte renovável, mas essa visão não é sustentável, pois a instalação de usinas pode impactar negativamente a fauna, a flora, as populações próximas e, em casos mais graves, causar danos irreversíveis aos mares e rios. Assim, para que a energia hidrelétrica seja sustentável, sua produção deve ocorrer de forma que o mar/rio não perca seu volume, preservando os mananciais ao seu redor.
Qual investir?
O potencial de aproveitamento desse tipo de energia é enorme no Brasil. Entretanto, suas maiores restrições são devido a fatores econômicos. De forma precisa, seu investimento inicial é grande e seu retorno depende de fatores climáticos, como um local com ventos fortes ou um local com sol constante – sendo este um fator de risco. Em contrapartida, seu retorno ambiental é comprovado.
Assim, entre as 3 energias explicadas durante este artigo, a energia mais viável economicamente é a sustentável, uma vez que o custo-benefício e o menor impacto ambiental são assegurados. Posto isso, atualmente, a fonte que é mais crescente no Brasil é a energia solar.
Como a Propeq pode te ajudar?
Nesse conteúdo, abordou-se sobre energia limpa, renovável e sustentável. Ficou interessado nessa área e gostaria de saber como investir de uma maneira mais segura nessas energias do futuro? Gostaria de implementar uma delas na sua empresa ou indústria? A Propeq, consultoria júnior em Engenharia Química da Unicamp, está aqui para te ajudar! Clique abaixo e entre em contato com um de nossos consultores!