A pandemia causada pelo coronavírus provocou mudanças na maneira de viver das populações por todo o mundo. Além da grande quantidade de vidas perdidas por conta da doença, as restrições necessárias impostas aos encontros pessoais dificultaram inúmeras tarefas e atividades. No entanto, muitas tecnologias e inovações vêm permitindo o combate à Covid-19, reduzindo o número de casos e salvando vidas. Venha saber mais sobre elas nesse conteúdo!
Nesse conteúdo abordaremos:
- A tecnologia usada para conhecer o “inimigo”;
- As vacinas e outras inovações na área da saúde;
- O uso de sistemas no combate à Covid-19.
Gostaria de ler sobre o assunto mas está sem tempo? Baixe o conteúdo clicando no botão abaixo!
A tecnologia usada para conhecer o “inimigo“
Para que as ações de combate à pandemia pudessem ser direcionadas, o conhecimento profundo do vírus causador da doença foi de suma importância. Cientistas de todo o mundo uniram esforços para mapear geneticamente o vírus SARS-CoV-2. No Brasil, pesquisadores da Universidade Federal da Bahia realizaram esse sequenciamento pela primeira vez apenas 48 horas depois do aparecimento do primeiro caso da doença no país.
Dessa forma, esse mapeamento genético permite identificar a ocorrência de mutações e o surgimento de novas variantes, contribuindo para direcionar as ações e medidas de combate à doença.
Além disso, as análises sobre a fisiologia e o comportamento do vírus permitiram que os pesquisadores compreendessem os mecanismos de infecção e propagação da Covid-19, munindo a comunidade científica com dados para a elaboração de medicamentos e de protocolos sanitários.
As vacinas e outras inovações na área da saúde
Uma das tecnologias mais importantes para a superação da pandemia foi a vacina. Assim, cientistas e empresas de todo o mundo empreenderam uma verdadeira corrida contra o tempo para desenvolver uma vacina eficiente e segura contra o coronavírus em um tempo recorde. Conforme os índices de vacinação avançam, o número de casos, sobretudo os mais graves e os de internação, vão diminuindo, aliviando a pressão nos sistemas de saúde e salvando vidas.
Além das vacinas, outras inovações foram cruciais no combate à doenças. Os testes rápidos, por exemplo, permitiram o rastreamento dos casos e a prevenção de contatos com pessoas contaminadas.
Além disso, pesquisadores se destacaram no desenvolvimento de tecnologias inovadoras para o combate à pandemia. O ramo da nanotecnologia vem contribuindo com o desenvolvimento de materiais e tecidos com ação antimicrobiana através da aplicação de nanopartículas e nanofios de materiais como a prata e o grafeno. Ademais, estudos analisam a possibilidade do uso de nanopartículas magnéticas nos testes para a extração do material genético do vírus, aumentando a velocidade dos diagnósticos.
Na Unicamp, cientistas desenvolveram um aditivo para tintas que inativa o vírus causador da Covid-19. Tal aditivo contém micropartículas de cobre, e inativou em 99,99% o vírus SARS-CoV-2. Essa inovação poderá ser usada não só no combate ao coronavírus, mas também a várias outras infecções virais e bacterianas. Vale destacar também o desenvolvimento do SprayCov, um líquido spray aplicado na superfície de equipamentos de proteção individual usados pelos profissionais da saúde, funcionando como uma proteção extra contra o vírus.
O uso de sistemas no combate à Covid-19
Vários sistemas de dados foram implementados para auxiliar profissionais de diversas áreas no combate à pandemia. Aplicativos como o Coronavírus-SUS, por exemplo, permitiram que a população tivesse acesso à várias informações sobre a prevenção e sintomas da doença e o que fazer em caso de infecção, além de possibilitar que os órgãos de saúde rastreassem as pessoas contaminadas e as orientassem.
O atendimento remoto a pessoas com sintomas evitou filas e aglomerações, dificultando a propagação da doença. Ademais, o teleatendimento possibilitou que consultas pudessem ser feitas nas casas dos pacientes, evitando a exposição de pessoas aos ambientes hospitalares nesse período.
Com a chegada das vacinas, os sistemas de cadastramento permitiram a organização dos dados e a criação do cronograma de vacinação, agilizando a imunização da população e contribuindo para a redução de filas e aglomerações nos postos de vacinação.
Como a Propeq pode te ajudar?
Como o texto mostrou, as inovações tecnológicas foram e continuam sendo fundamentais para o combate à pandemia. Ideias inovadoras mudam a realidade e trazem benefícios incalculáveis para a humanidade. E você? Tem alguma ideia inovadora e precisa de embasamento técnico para tirá-la do papel? A Propeq pode te ajudar!