Sabe-se que a água é um dos recursos mais importantes do planeta e, por isso, o seu uso exacerbado e a sua contaminação tornam-se preocupações ao redor do mundo. Diante deste cenário, o reuso da água é uma alternativa viável para evitar o desperdício desse bem por meio de seu reaproveitamento. Você sabe como é a produção de água de reuso?
Neste conteúdo abordaremos:
- O que é água de reuso?
- Como a água de reuso é produzida?
- Importância da água de reuso
O que é água de reuso?
Definimos como água de reuso toda água residual gerada em diversos segmentos, como indústrias, agricultura, residências e pecuária; e que, após passar por alguns tratamentos, se torna útil para outras finalidades.
A reutilização de resíduos exige que eles atendam a critérios de qualidade predefinidos. Águas residuais negras, por estarem em contato com fezes e urina, carregam uma carga elevada de contaminantes e, portanto, não são reutilizáveis . Diferentemente, a água cinza, proveniente de atividades como lavar roupas e tomar banho, pode ser reaproveitada após passar por um processo de tratamento que elimina os contaminantes presentes.
Além disso, vale ressaltar que, como a água de reuso apresenta qualidade inferior à água potável, não se utiliza diretamente para o consumo. No entanto, pode destinar-se para a geração de energia, lavagem de veículos e calçadas, combate de incêndios, refrigeração de equipamentos, irrigação de campos e jardins, dentre diversas outras aplicações.
Como a água de reuso é produzida?
Primeiramente, é necessário entender que existem dois tipos principais de reuso de água: o indireto e o direto. No primeiro, descarta-se o resíduo em águas superficiais ou subterrâneas para diluição, podendo ou não ocorrer um tratamento prévio. Já no reuso direto, trata-se a água residual — não lançado-a no meio ambiente — até alcançar as características necessárias para sua nova utilização. Dessa forma, neste conteúdo irá abordar o reuso direto da água.
De modo geral, a produção de água de reuso apresenta seis etapas principais: tanque biológico, coagulação, floculação, filtração, desinfecção e osmose reversa. Porém, é importante destacar que cada tipo de água residual pode precisar de um tratamento específico a depender das suas características e dos contaminantes presentes.
Tanque biológico
Nesta primeira etapa, inserem-se bactérias na água a fim de eliminarem, por meio da digestão, a matéria orgânica presente.
Coagulação
Em seguida, adiciona-se ao resíduo algum coagulante, como sulfato de alumínio ou cloreto férrico. Após a adição, agita-se a água rapidamente, o que faz suas partículas ficarem eletricamente desestabilizadas, facilitando sua agregação.
Floculação
Nesta etapa, ocorre uma agitação lenta da água para que as partículas se agreguem em flocos. Em seguida, ocorre a decantação no tanque, em que as partículas agregadas com maior densidade se depositam no fundo.
Filtração
A seguir, tem-se a filtração, que consiste em reter a sujeira sólida ainda presente no resíduo. Essa etapa ocorre por meio de filtros, tal como tanques preenchidos com pedras, areia e carvão antracito; ou por membranas de ultrafiltração, que retém partículas menores. A escolha do tipo de filtração irá depender do tamanho dos sólidos presentes.
Desinfecção
Na desinfecção, adiciona-se cloro à água, visando eliminar vírus e bactérias restantes.
Osmose reversa
A última etapa consiste na osmose reversa, que utiliza uma membrana permeável a fim de eliminar sais da água. Essa fase é vantajosa para evitar a perda de vida útil de equipamentos, uma vez que a água terá menor salinidade, fator que a longo prazo pode gerar danos, tal como o surgimento de incrustações na peça.
É importante ressaltar que, para se reutilizar a água residual de sua empresa ou residência, é necessário primeiro fazer análises laboratoriais a fim de averiguar determinados parâmetros, tais como o pH e a presença de agentes contaminantes e, assim, definir qual é o tratamento ideal. Além disso, deve-se verificar a legislação vigente para atestar se o resíduo pode ser reutilizado sem causar danos à saúde e ao meio ambiente.
Importância da água de reuso
Tendo em vista o cenário de grande desperdício e de contaminação da água atual, percebe-se que o reuso de água é uma alternativa de extrema importância para contornar o problema da crise hídrica no mundo. A reutilização da água contribui para o uso sustentável desse recurso, o aproveitando ao máximo antes de descartá-lo.
Além disso, do ponto de vista financeiro, o reuso da água pode trazer diversos benefícios para a empresa uma vez que reduz a dependência do uso de água do sistema hídrico público.
Como a Propeq pode te ajudar?
Agora, entendendo melhor sobre a água de reuso e as etapas para a sua produção, é possível que tenha surgido interesse na implementação desse processo em sua indústria a fim de reutilizar os resíduos gerados. Por isso, entre em contato com a Propeq, empresa júnior de Engenharia Química da Unicamp, e agende um diagnóstico gratuito! Por meio de pesquisas aprofundadas da literatura e apoio de docentes, propomos uma solução personalizada para o seu resíduo.
Clique no botão abaixo e entre em contato imediatamente com um de nossos consultores!