loader image

Internet de fibra: Como funciona a transmissão de dados

Compartilhe:

Neste conteúdo abordaremos:

Você já conhece a tecnologia da internet via fibra óptica? Leia este conteúdo e entenda melhor seu funcionamento, bem como suas vantagens com relação à internet comum.

  • O que é internet via fibra óptica?
  • Diferentes tipos de fibra disponíveis;
  • Vantagens e desvantagens.

O que é internet via fibra óptica?

A internet por fibra óptica consiste na utilização de cabos compostos por feixes de vidro que permitem a transmissão de dados em uma velocidade próxima à da luz. Mas como isso é possível?

Os cabos utilizados são as chamadas fibras, as quais são extremamente finas, isolantes e revestidas por um plástico reflexivo. Por causa disso, com sua implementação, há uma conversão dos dados em fluxo de luz, transmitidos por reflexões sem interferências e, posteriormente, os dados são convertidos novamente. Por conta dessa tecnologia, há um consumo muito menor de energia em comparação com os cabos metálicos ou coaxiais, permitindo velocidades até um milhão de vezes maiores.

Pode-se utilizar essa estrutura para mais de um dado simultaneamente, desde que se utilizem cores de lasers diferentes. Além disso, podemos instalar as fibras em locais aéreos e subterrâneos, devido à sua maior resistência.

Diferentes tipos de fibra disponíveis

Quando falamos sobre internet via fibra óptica, vemos que tipos específicos de fibras são utilizados conforme o endereçamento de uma rede. Primeiramente, a classificação da fibra utiliza o prefixo “FTT” que, vindo do inglês, abrevia a frase “fiber to the”, que entendemos como “fibra até”, o sufixo especifica o local que aquele tipo de fibra chega. As diferenças dos tipos apresentam mudanças significativas na experiência do consumidor final, vamos conhecê-los!

FFTH

“Fiber to the home”, é o tipo de fibra que liga a distribuidora de internet diretamente a uma residência e, assim sendo, apresenta maior confiabilidade e velocidade.

FTTB

“Fiber to the building”, se trata de uma solução para levar a fibra óptica até os prédios em que não se pode passar uma nova rede de cabos. Essa fibra leva a internet até uma rede de distribuição dentro do prédio, de onde sairão, provavelmente, outros tipos de cabos para levá-la até os apartamentos. Portanto, tal forma de fibra óptica apresenta maiores danos na velocidade.

FTTC

“Fiber to the curbs”, a distribuição dessa fibra ocorre até uma mini central nos bairros, onde, por meio de fio de cobre, direciona-se a internet até as casas daquela região. Essa forma de encaminhamento tem menor velocidade quando comparada com a fibra direta, porém, apresenta significativas vantagens quando a internet por cabos convencionais completa.

FTTA

“Fiber to the Antenna”, o FTTA é o tipo de fibra que liga a empresa até uma antena, e a partir dali distribui as pessoas por rádio. Essa alternativa para quando a internet via fibra óptica direta é inviável é mais barata, porém apresenta grande deficiência na velocidade final.

FTTN

“Fiber to the neighborhood”, o FTTN, semelhante  ao FTTC porém possibilitando uma maior quantidade de usuários, leva a internet da central da rede até uma mini central localizados nos bairros e regiões a partir de onde vai ser distribuído até as residências.

FTTP

“Fiber to the premises”, funciona de forma semelhante ao FTTH, que leva a internet até o destino final, utilizam-se dessa nova nomenclatura apenas para diferenciar a fibra que chega até lugares não residenciais.

FTTD

A Fiber to the desktop” representa um tipo de conexão diferente, onde a fibra leva a internet até o computador final. Assim, geralmente usam-se cabos de ethernet ou semelhantes, aumentando ainda mais a eficiência da internet contratada.

Vantagens e desvantagens

Enfim, serão aqui apresentados os pontos positivos e negativos da utilização da internet via fibra óptica. 

Vantagens

  • Maior velocidade, cerca de 40 Gbps, permitindo a realização de diversas tarefas que demandam internet simultaneamente;
  • Largura de banda, ou seja, possui a capacidade de transportar muito mais informações com uma quantidade menor de cabos;
  • Segurança de dados: o sistema interrompe a conexão quando há corrupção da estrutura. Portanto, dificultando a invasão de agentes maliciosos e tornando essa tecnologia mais atrativa para grandes empresas;
  • Uma vez que a degradação da fibra óptica é perceptível a partir dos 20 km, tem-se uma maior área de cobertura. Enquanto isso, a dos fios de cobre inicia-se em torno dos 100 m;
  • Resistência dos cabos e durabilidade: apresenta menor desgaste do que o cobre e suporta pressão e temperatura altas, o que acaba exigindo menos manutenção;
  • Facilidade de instalação pois os cabos possuem diâmetros menores e são mais flexíveis;
  • Estabilidade do sinal: fibras ópticas não sofrem interferências eletromagnéticas, oferecendo um sinal mais estável e com menos oscilações;
  • Custo benefício: perspectiva de investimento é alta, porém possui todas as vantagens já citadas acima, além de requisitar menos manutenção.

Desvantagens

  • Alto investimento inicial, a instalação da fibra óptica exige a passagem de cabos específicos pela cidade toda, o que custa um valor alto para as operadoras de internet;
  • Indisponibilidade. Embora o aumento dos últimos anos, devido principalmente ao alto investimento já citado, ainda há regiões que não possuem a internet de fibra óptica porque não há uma operadora que a disponibilize;
  • Além disso, com uma taxa de crescimento lenta, a tecnologia do 5G vem roubando o espaço em que a fibra óptica se desenvolvia. Mesmo assim, ela ainda é a opção mais segura para o acesso à internet fixa.

Como a Propeq pode te ajudar?


Interessou-se pelo tema da transmissão de dados via internet de fibra óptica e sentiu o desejo de explorar mais sobre isso? A Propeq, consultoria júnior em Engenharia Química da Unicamp, está aqui para te ajudar! Clique abaixo e entre em contato com um de nossos consultores, não perca a oportunidade de se aprofundar nesse campo inovador!

Postagens Recentes

Blog

Produção de Suplementos Alimentares

Os suplementos alimentares desempenham um papel fundamental na complementação da dieta, atendendo a demandas nutricionais específicas e proporcionando benefícios para diversas áreas industriais. Este texto

Assine nossa newsletter e fique por dentro das principais novidades da indústria e do mundo!