Neste conteúdo abordaremos:
- O que é biodiesel;
- Reaproveitamento de tilápia
- Processo
- Vantagens e desvantagens
O que é biodiesel, formas de obtenção?
Biodiesel é um biocombustível, citado por alguns autores como substituto natural do diesel de petróleo. É comumente conhecido por ser mais sustentável e ambientalmente correto, caso comparado aos combustíveis fósseis. Por ser um possível substituto ao diesel fóssil, possui grande compatibilidade com veículos existentes no mercado, se tornando um combustível competitivo no mercado nacional e internacional.
A composição trata-se de ésteres monoalquílico de ácidos graxos derivados de lipídeos. A sua produção geralmente envolve o processo químico conhecido como transesterificação, que é a combinação dos triglicerídeos com álcool sobre a presença de um catalisador para produzir ésteres e glicerina. Após essa reação, o éster resultante deve passar por um processo de purificação e então é comercializado como Biodiesel.
Existem diversas maneiras de se produzir o biodiesel a partir de fontes renováveis, como por exemplo gorduras, óleos vegetais e animais ou frituras. É importante ressaltar que a produção de biodiesel através de resíduos ou subprodutos converte um insumo sem valor em algo de valor agregado para a indústria. A exemplo disso, existe a possibilidade de utilizar óleo de fritura para produção de biodiesel.
Reaproveitamento de tilápia
Comumente, há o descarte de maneira desadequada das vísceras de peixe em rios e solos após de se retirar a parte com maior valor agregado. De fato, tal atitude contribui para poluição ambiental em diversos mananciais do país.
Devido a alta produção de peixe por psicultores, pesquisaram-se algumas alternativas para esse resíduo em questão. Deste modo, existe um alto poder nutritivo nas vísceras de peixe e há a possibilidade de se utilizar como material para fabricação de alimentos e suplementos. Além disso, eles têm alto valor energético e as pessoas os utilizam como matéria-prima para produzir biocombustível, ou biodiesel.
No Brasil, a espécie de peixe tilápia é a espécie de peixes mais cultivada do país. De acordo com dados da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), no ano de 2022, produziram-se 550.060 toneladas da espécie em todo o país. Em suma, estima-se que cerca pouco mais de 10% do pescado seja o material visceral, passível de extração de óleo. Por fim, as vísceras de tilápia apresentam um rendimento alto na produção de óleo refinado e de biodiesel.
Processo
O processo de produção de biodiesel geralmente constitui-se em cinco partes subsequentes:
Em primeiro lugar, ocorre preparação da matéria prima. Por conseguinte, ocorre a reação de transesterificação, separação de fases, recuperação e desumidificação do álcool e purificação do biodiesel.
Óleo de Tilápia
Para início de produção de óleo bruto de vísceras envolve a digestão e tratamento térmico dos resíduos não aproveitáveis no processo, que consiste em uma trituração das vísceras. Posteriormente, a mistura vai a aquecimento para liberar água e o óleo. Por fim, o material passa por uma filtração e segue para uma centrifugação ou um separador de fases.
Por conseguinte, o óleo bruto passa por uma segunda filtração e segue para a degomagem, para eliminar do óleo bruto os fosfolipídios, proteínas e substâncias coloidais, íons metálicos e sabões. Logo em seguida, o óleo bruto segue para etapa de refino químico, sendo adicionado compostos alcalinos para reduzir a acidez e neutralizar ácidos indesejáveis.
O óleo segue então para a lavagem para remoção de sabões formados no processo de neutralização. Por fim, o óleo passa pelo processo de desumidificação para diminuir a porcentagem de água adicionada na etapa anterior.
Produção de biodiesel
O óleo refinado segue para um reator de transesterificação alcalina. Nesse reator, coloca- se álcool em excesso na presença de um catalisador. Desse modo, esse processo tem um alto poder de conversão.
Depois da reação, separa-se o resultado em duas fases (etil-éster e glicerina). O biodiesel bruto, etil-ester, passa para uma lavagem para retirar o excesso de álcool e catalisador. Por fim, na última etapa, o biodiesel passa por um processo de desumidificação para evitar a hidrólise do triglicerídeo e a geração de acidez da mesma.
Vantagens
- A utilização do biodiesel gera uma redução significativa nas emissões de gases poluentes e que contribuem ao efeito estufa, comparado ao utilizar o diesel de petróleo;
- Ao adicionar o biodiesel ao petrodiesel, mantém propriedades próximas e pode melhorar a eficiência de combustão;
- O biodiesel não é tóxico;
- Diminuição de problemas ambientais, pois o material recebe um destino diferente do despejo em rios ou enterros no solo;
Gostou de saber sobre produção de biodiesel a partir da tilápia?
Quer saber mais? Entre em contato conosco para saber como a Propeq pode auxiliar a desenvolver ou aprimorar seu processo produtivo de biodiesel com um projeto de consultoria em engenharia química!