loader image

Venha aprender sobre os tipos de sabonete existentes!

Compartilhe:

O sabonete é muito presente em nosso cotidiano e suas inovações no mercado têm chamado a atenção. Mas, você sabe o que ele é? Sabe as diferenças entre um sabão em barra e um sabão líquido? Nesse conteúdo abordaremos isso!

  • O que é o sabonete?
  • Tipos de sabonete e inovações no mercado;
  • Diferenças entre o sabonete em barra e o líquido.

O que é e para quê utiliza-se o sabonete?

O sabão é um produto tensoativo, isto é, que possui em sua cadeia partes polares (que tem afinidade com água) e partes apolares (que tem afinidade com óleos, por exemplo). Assim, o objetivo do sabão é limpar toda a sujeira de superfícies quando misturado com água. Vale ressaltar que o sabonete é um produto mais leve em comparação com o sabão.

Tanto o sabonete quanto o sabão parecem com o detergente, pois a afinidade citada anteriormente promove uma interação entre a sujeira e a água, permitindo que a água retire toda a sujeira. A maior diferença entre o sabão e o detergente é a sua composição e processo de fabricação.

No mercado, há uma imensa variedade de sabões e sabonetes, seja em cores, cheiros, formatos, objetivos (higiene pessoal, limpeza industrial, cozinha, medicinal, limpeza de roupas, entre outros). Entretanto, todos têm as mesmas principais propriedades: solubilidade em água, poder emulsificante, ponto de fusão em torno de 230-270 °C e higroscopicidade. Quando usados para higiene pessoal, devem conter um pH próximo ao do corpo humano para que não resseque a pele. As principais matérias-primas utilizadas são as gorduras animais (como sebo), vegetais (frutos de babaçu, tucum, palma, amendoim, algodão, mamona e soja) e álcalis (soda ou potassa).

E quais são os tipos de sabonete?

A atribuição de novas funções para os sabonetes, como hidratar e proteger, são as principais inovações tecnológicas nessa área, além da crescente busca pelo método de produção mais ambientalmente correto. Sendo assim, é um mercado amplo e em desenvolvimento. As principais formas em que eles são vistos são barras (banho), líquidos (todos os fins, mas geralmente em banheiros) e pastosos (para fazer depilações e barbas, além de serem usados na sobrancelha para “penteá-las”).

Imagem com fundo azul exemplificando os tipos de sabonete existentes

O sabonete líquido têm duas subdivisões: 1. Sintéticos: se originam a partir de compostos vindos do petróleo; e 2. Naturais: contém apenas ingredientes de origem natural (plantas, mel, corantes vegetais, óleos essenciais naturais e glicerina). O sabonete em barra também tem essa subdivisão, entretanto os naturais em barra ainda são bem novos no cotidiano, mas estão em crescente busca pelos consumidores

Outro ponto importante de diferença entre os sintéticos e os naturais é que, geralmente, os naturais liberam menos espuma. Associa-se a quantidade de espuma que o produto libera com a sua qualidade, mas isso está errado. A espuma advinda de sabões sintéticos ocorre por conta da saponificação, processo mais utilizado para produção de sabonetes – considerado poluente -. Dessa forma, é interessante investir em produtos mais naturais.

Diferenças entre sabão em barra e líquido

Segundo a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), são consumidas 218 mil toneladas de sabonetes em barra e 4,8 mil toneladas de sabonetes líquidos por ano, mostrando que é um produto altamente buscado no mercado brasileiro. Sendo assim, por conta dessa diferença de vendas, é preciso analisar as principais diferenças entre esses dois tipos de sabonetes:

  • Pegada de carbono: os sabonetes líquidos consomem mais energia em seu transporte por conta de sua embalagem do que os em barra. Isso porque seu volume interno de água os tornam maiores e mais pesados, sendo necessário uma maior quantidade de viagens. Dessa forma, consequentemente, o em barra têm uma menor quantidade de emissões de gases de efeito estufa (principalmente os naturais)
  • Duração: os em barra são mais concentrados por não conterem água em sua composição. Por conta disso, tendem a durar mais tempo em comparação com os líquidos. A duração também está associada ao uso de água para retirá-los da pele: é preciso mais água para retirar o líquido
  • Embalagem: geralmente, os produtos líquidos são envasados em embalagens de plástico, enquanto os em barra não
  • Conservantes: os sabonetes em barra não precisam de conservantes em sua fórmula

Ademais, existe uma principal diferença no processo produtivo: obtêm-se a base para os sabonetes em barra através da reação de gorduras vegetais ou animais com soda cáustica. Após isso, adiciona-se preservativos, corantes e prensa-se o produto.

Em contrapartida, obtêm-se a base dos sabonetes líquidos através da mistura de surfactantes sintéticos com itens como: preservativos, emolientes, corantes, hidratantes e perfumes. Como é preciso apenas uma etapa, é mais simples agregar ingredientes diferentes nos sabonetes líquidos. Para produtos naturais, substitui-se as matérias-primas.

Como a Propeq pode te ajudar no ramo de sabonetes?

Nesse conteúdo, abordou-se o que é sabonete, para quê é utilizado e a diferença entre o em barra e o líquido. Você ficou interessado nessa área e gostaria de iniciar uma produção de sabonetes? Ou gostaria de saber quanto custa implementar esse processo? A Propeq, consultoria júnior em Engenharia Química da Unicamp, está aqui para te ajudar! Clique abaixo e entre em contato com um de nossos consultores!

Postagens Recentes

Blog

Produção de Suplementos Alimentares

Os suplementos alimentares desempenham um papel fundamental na complementação da dieta, atendendo a demandas nutricionais específicas e proporcionando benefícios para diversas áreas industriais. Este texto

Assine nossa newsletter e fique por dentro das principais novidades da indústria e do mundo!