loader image

Microplásticos: utilizações e impactos 

Compartilhe:

Você sabe o que são microplásticos e os impactos da sua utilização? Leia este conteúdo para entender essas informações e muito mais!

Neste conteúdo abordaremos:

  • O que são microplásticos?
  • Quais as principais utilizações;
  • Classificações;
  • Impactos do seu uso. 

O que são microplásticos? 

Desde a década de 50, início da produção de polímeros sintéticos em larga escala, foram produzido 8,3 bilhões de toneladas de plástico no mundo, o suficiente para cobrir a Argentina. Dessa quantidade, reciclaram-se apenas 9%. Desse modo, todo o plástico restante, que não incineraram, está circulando no mundo, seja em forma de produto, ou em sua maioria, descartado no meio ambiente, inclusive os microplásticos.  

Assim, os microplásticos, como o próprio nome já diz, são pequenas partículas de plásticos que podem ser microscópicas ou chegando até 5mm. Tais partículas são originadas pela degradação do plástico, ou também podem ser fabricadas neste tamanho e são conhecidas como pellets na utilização em outros produtos. Dessa forma, estão presentes em todos ambientes do planeta, inclusive nas geleiras, ambientes em que nunca houve atividade humana.

Quais as principais utilizações 

Como anteriormente dito, os microplásticos são pequenos detritos de plástico provenientes da fragmentação de plásticos maiores. Portanto, os polímeros polietileno tereftalato (PET), polipropileto (PP), poliestireno (PS), poliuretano (PU), policloreto de vinila (PVC) e náilon (PA), que fazem parte da constituição dos materiais que não passarem pelo processo de reciclagem, eventualmente ao decorrer do tempo, poderão se transformar em microplásticos. Além disso, esses materiais estão presentes, principalmente, em cosméticos que têm como objetivo esfoliar o rosto ou o corpo. Nesses produtos, existem pequenas esferas formadas por polietileno.

Além disso, os microplásticos estão presentes também em sabonetes corporais e faciais, em cremes dentais e em produtos de perfumaria (perfumes e desodorantes).

Classificação dos microplásticos 

De acordo com a forma que chegam ao meio ambiente, são classificados em dois tipos: 

Microplásticos de origem primária 

  • Libertados para o meio ambiente como pequenas partículas;
  • Representam entre 15% a 30% do total de microplásticos no oceano;
  • Os pellets (pequenas esferas plásticas utilizadas na fabricação de diversos produtos plásticos), são exemplos de microplásticos de origem primária.

Microplásticos de origem secundária 

  • São provenientes da degradação de pedaços de plásticos maiores.

Impactos do seu uso 

Os microplásticos impactam tanto o meio ambiente como a nossa própria saúde. Atualmente, a maior parte do plástico para nos mares e oceanos, deste modo acabam prejudicando os seres vivos deste habitat e a saúde humana.

Estas partículas reagem então com metais e outros poluentes alterando sua composição química e muitas vezes aumentando a sua toxicidade. Ademais, estes plásticos entram também na cadeia alimentar, sendo ingeridos por animais nos oceanos e permanecendo em seus organismos, causando complicações para estes seres. Posteriormente, com a ingestão desses animais por outros seres, incluindo seres humanos, estes microplásticos permanecerão no organismo prejudicando-o.

Além disso, no corpo de seres humanos já foi encontrada a presença de microplásticos na corrente sanguínea, pulmões, sistema digestivo e até mesmo na placenta de gestantes. Isto causa uma grande preocupação na comunidade científica, tendo em vista que não se sabe todos os efeitos da sua exposição prolongada ao corpo humano, contudo já identificaram-se mortes celulares após sua exposição as partículas. Por consequência, empresas que trabalham com plástico reciclado estão recebendo cada vez mais espaço e relevância no mercado, sendo a reciclagem uma área cada vez mais importante e relevante na indústria.

Como a Propeq pode te ajudar no ramo dos plásticos?

Nesse conteúdo, abordou-se os microplásticos, sua utilização e problemáticas. Você ficou interessado nessa área? Quer saber mais como trabalhar na produção de plásticos e métodos para reciclá-los? A Propeq, consultoria júnior em Engenharia Química da Unicamp, está aqui para te ajudar! Clique abaixo e entre em contato com um de nossos consultores!

Postagens Recentes

Blog

Produção de Suplementos Alimentares

Os suplementos alimentares desempenham um papel fundamental na complementação da dieta, atendendo a demandas nutricionais específicas e proporcionando benefícios para diversas áreas industriais. Este texto

Assine nossa newsletter e fique por dentro das principais novidades da indústria e do mundo!