Introdução
Empreender é sinônimo de criatividade. A pessoa empreendedora é aquela que enxerga oportunidades onde ninguém mais vê, em alguma situação que a maioria das pessoas não prestaria atenção. Mas não só isso: ela também coloca as suas ideias em prática, suprindo as demandas do mercado e faz isso com muita paixão e propósito.
Você pensa em começar a empreender? Continue aqui conosco para saber seus primeiros passos para começar um pequeno negócio e tirar seu sonho do papel:
PASSO 1: AUTOCONHECIMENTO
Primeiramente, é necessário como em qualquer outra grande decisão da vida ter autoconhecimento. Comece se perguntando quais são as suas maiores habilidades, aquelas que te destacam, e como elas podem se combinar com suas paixões.
Depois de identificadas as suas aptidões, saia para a rua e se atente às situações do dia-a-dia nos próximos dias ou semanas. Tente ver o mundo de outra forma, de outro ponto de vista. Busque o que as pessoas precisam, converse com elas também, encontre oportunidades para melhorar a vida dos indivíduos.
Aqui vai um exemplo: imagine que você é muito bom em desenho e se diverte fazendo isso, como um hobby. Você analisou as pessoas no seu trabalho e reparou que todas elas reclamavam que não conseguiam organizar suas carteiras de forma eficiente. Sabe o que isso significa? Exatamente, uma oportunidade de empreender! Por que não desenhar carteiras mais adequadas? Uma forma de fazer isso é perguntando às pessoas como seria uma carteira ideal para elas. Junte toda essa informação e pronto! Uma carteira perfeita!
PASSO 2: E O MERCADO?
Claro que apenas observações e uma boa oportunidade não são suficientes para iniciar um negócio, faz-se necessário uma análise detalhada do mercado.
Identifique os seus potenciais concorrentes e se pergunte:
O que eles fazem bem?
O que você pode fazer melhor que eles?
Como você se destacaria em um mercado já existente?
Não esqueça que, apesar de serem concorrentes, você pode aprender (e muito) com eles. Afinal, eles já estão no mercado a mais tempo e com certeza tiveram muitos erros e acertos até o momento atual.
Além disso, verifique se o produto ou serviço que você pensa em oferecer realmente possui demanda e se pergunte:
As pessoas realmente precisam do que quero vender?
Quanto elas estarão dispostas a pagar pelo produto/serviço?
PASSO 3: FINANCEIRO
Ao refletir sobre a última pergunta do item anterior chegamos a outra questão importante na hora de empreender: qual o seu objetivo em termos financeiros?
Estabeleça se o seu negócio terá um prazo de retorno do investimento (PRI) a curto, médio ou longo prazo, pois isso é importante na hora de considerar o investimento inicial, dado que o PRI é um valor que indica em quanto tempo o investimento inicial será recuperado.
Uma das formas de se calcular o valor do investimento inicial é através do CAPEX (Capital Expenditure, em inglês), que leva em consideração o preço dos equipamentos, custo de instalação, custo de manutenção, entre outros.
Ademais, a recuperação do investimento também dependerá do custo de operação do seu negócio, mais conhecido como OPEX (Operational Expenditure, em inglês), que considera custos de funcionários, energia e matéria prima.
Lembre-se que ambos CAPEX e OPEX podem ser feitos pela Propeq, no nosso serviço de análise de viabilidade econômica, com a entrega de planilhas automatizadas para cálculos de investimentos e despesas.
PASSO 4: CONHECIMENTO TÉCNICO
Seguimos então os nossos 3 primeiros passos! Mas o que fazer se minha ideia foge muito do meu conhecimento ou da minha área de atuação hoje? Usando o exemplo do desenho, e se eu não soubesse desenhar? O que eu poderia fazer?
É muito importante principalmente para um processo, que se tenha um bom domínio do conhecimento necessário para aplicá-lo, assim podendo executá-lo com a menor quantidade de adversidades possível. Mas você não precisa fazer uma graduação extensa em uma faculdade para poder realizar seu sonho.
Existem muitos sites que oferecem diversos tipos de conteúdos que podem te auxiliar a desenvolver seu projeto. Um deles é o Google Acadêmico, que ao pesquisar disponibiliza diversos documentos oficiais publicados contendo teses e dissertações de mestrado e doutorado no assunto. Lá também é um ótimo local para realizar o brainstorm de ideias, um momento em que você pode ter várias ideias novas que também auxiliarão no desenvolvimento do seu projeto.
Em adendo, sempre é interessante buscar pessoas e empresas que já executam sua ideia ou algo semelhante para observar quais passos foram tomados, decisões feitas, estratégias elaboradas e entre outros fatores. Você pode facilmente entrar em contato com essas pessoas através da plataforma Linkedin, uma rede social voltada especificamente na conexão entre diversas pessoas com ambientes e escopos de trabalho semelhantes.
PASSO 5: MARCAR UM DIAGNÓSTICO GRATUITO COM A PROPEQ!
Em decorrência o Passo 4, nós da PROPEQ podemos te auxiliar em todas as etapas para retirar seu projeto da mente e implementá–lo. Por sermos uma entidade vinculada à UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), temos acesso a diversos materiais específicos para cada tipo de projeto, professores formados e especializados em uma vasta gama de áreas diferentes da Engenharia Química e outros docentes.
Em nossas reuniões de diagnóstico, teremos uma conversa sobre qual é o negócio que você tem interesse em empreender, quais dificuldades você está enfrentando atualmente, e como podemos te auxiliar para poder realizar sua ideia.
Aqui em nosso site temos uma aba que possui nossos projetos executados, qual era o desejo do cliente, o que fizemos para ajudar e como foi o decorrer da demanda. Um exemplo que temos é do nosso case Velas, onde uma cliente veio com interesse de começar a empreender com uma produção de velas aromáticas veganas. Entretanto, não possuía o conhecimento técnico necessário para implementar sozinha. A Propeq realiza uma pesquisa de rotas, mostrando para ela o passo a passo de como produzir essas velas, e foi realizado um CAPEX e um OPEX para auxiliar ela na parte de implementação do projeto.
CONCLUSÃO
“Faça o que você puder, onde você estiver, com o que você tem.”, de Teddy Roosevelt. O Brasil se encontra em uma nova onda onde pequenos empreendedores estão sendo mais valorizados, e muitos conseguem adquirir sua independência financeira através de seus projetos implementados. Não deixe uma ideia aparecer e apenas ser esquecida, vá atrás dela, busque conhecê-la, seus pontos fortes e fracos, para que assim possa tomar a decisão de ir atrás ou não.
A Propeq pode te ajudar nessa parte, nem tudo precisa ser feito sozinho de modo independente. Podemos te ajudar a alcançar esse sonho e implementá-lo, para que assim você possa ter orgulho e satisfação de ter pego sua ideia e transformá-la em realidade.