O polipropileno (PP) e o polietileno (PE) são dois dos plástico mais utilizados na indústria, porém seu descarte inadequado pode causar sérios riscos ao meio ambiente. Assim, nesse nosso case de sucesso, você vai descobrir como uma empresa adquiriu independência na obtenção de sua matéria prima através da reciclagem do PP e PE, tendo uma visão econômica e sustentável no processo.
Neste conteúdo abordaremos:
- Motivações do cliente;
- Objetivo do projeto;
- Etapas do projeto;
- Avaliação do cliente.
Motivações do Cliente
Uma empresa utilizava vários tipos de plástico, que eram provenientes de empresas de reciclagem de PP e PE, em seu processo produtivo. Porém, visando a sustentabilidade, economia e uma independência maior na questão da obtenção de matéria prima, nosso cliente, o gerente de tecnologias dessa empresa, desejava que a mesma tivesse uma cadeia produtiva própria para a reciclagem desse plástico. A fim de que esse material reciclado fosse usado como matéria prima, não necessitando mais comprá-lo.
Assim, nós oferecemos uma consultoria com base em pesquisas bibliográficas e consultas com nossos professores especializados, assegurando um suporte técnico e científico para que o cliente faça um investimento seguro e preciso. Possibilitando, a partir daí, começar seu próprio processo de reciclagem de PP e PE e utilizá-los em seus processos produtivos.
Objetivo do projeto
Dessa forma, pudemos auxiliá-lo com nossos serviços de pesquisa de rotas, analisando e descrevendo com todas as informações necessárias para a produção, a rota mais viável para a realidade da empresa. Realizou-se também um projeto conceitual, com diagramação do processo (PFD) e desenvolveu-se cálculos em planilha Excel com estimativa de matéria-prima e possíveis equipamentos.
Somado a isso, fizemos uma análise de viabilidade econômica para que o cliente ficasse ciente dos custos e possíveis economias para a produção. Isso tudo posteriormente compilado em um relatório final.
Para isso, oferecemos os seguintes serviços: uma pesquisa inicial; uma pesquisa de rotas produtivas mais aprofundada, com uma entrega parcial ao fim dela, um projeto conceitual, uma análise de viabilidade econômica e, por fim, o relatório final.
Etapas do projeto
Pesquisa Inicial de reciclagem de PP e PE
A primeira etapa do projeto consistiu em uma pesquisa em materiais bibliográficos acerca da reciclagem mecânica do polipropileno e do polietileno. Os artigos e textos encontrados nesta etapa serviram de base para que os integrantes do projeto se situassem sobre a demanda do cliente e entendessem o funcionamento do processo.
Pesquisa de Rotas de reciclagem de PP e PE
Com o estudo aprofundado dos materiais pesquisados na etapa anterior, foi possível definir as possíveis rotas produtivas para transformar o PP e PE em flakes com o uso de algumas etapas.
Primeiramente, o plástico é levado a um triturador para que seja transformado em pedaços menores que, posteriormente, deve-se passar esses pedaços em um moinho para serem, então, transformados em flakes.
Após isso, leva-se os flakes até uma peneira vibratória que separará os flakes que já possuem o tamanho especificado dos que ainda precisam de uma nova passagem pelo moinho. Posteriormente, inicia-se o processo de decantação, onde possíveis impurezas ou até outros tipos de plástico como PVC ou PET, por exemplo, são separados por diferença de densidade.
Para deixar os flakes ainda mais puros, é necessário que ocorra o processo de lavagem que, assim como a anterior decantação, é necessária para retirar possíveis materiais que podem desagregar valor ao PP e PE. Assim, utiliza-se uma solução com soda cáustica para a remoção desses compostos.
Por fim, deve-se secar os flakes e partir para a ensacagem onde pode-se utilizar sacos ou compartimentos para armazenar e transportar o produto final.
Projeto Conceitual
Nessa etapa, identificamos o Process Flow Diagram (PFD) mais indicado para o processo, além de explicitar quais eram os equipamentos necessários. Além disso, uma outra empresa júnior realizou a cotação desses equipamentos e fez o mapeamento de possíveis fornecedores de matéria prima.
Análise Econômica
Após a pesquisa de rotas e o projeto conceitual, deu-se início à análise econômica. Assim, com a cotação dos equipamentos, calculamos o CAPEX (Capital Expenditure) que é o custo associado à compra e instalações de equipamentos.
Desse modo, estimamos o CAPEX por duas metodologias distintas. O primeiro foi custo modular, que considera a soma do preço de cada equipamento multiplicado por um fator de instalação obtido na literatura. Além do método dos principais equipamentos que utiliza diversos fatores, como tubulações e instalações, para estimar um custo final para iniciar o projeto.
Realizamos todos os cálculos para essa análise econômica em uma planilha automatizada que foi entregue ao cliente no final do projeto.
Relatório Final sobre o processo de reciclagem de PP e PE
Por fim, compilamos todas as informações obtidas ao decorrer do projeto de maneira didática. Assi, explicitamos as rotas encontradas, equipamentos necessários e os métodos utilizados para o cálculo do CAPEX.
É importante citar que, durante todo o projeto, realizamos várias reuniões de alinhamento com o cliente, a fim de validar e verificar se tudo o que encontramos fazia sentido para a realidade dele, prezando sempre pela transparência no decorrer das semanas.
Avaliação do Cliente
Ao final da entrega do relatório final, como de praxe, solicitamos ao cliente avaliar o projeto em dois índices. O NPS (Net Promoter Score), que avalia o quanto o cliente indicaria a Propeq para outras empresas, e o CSAT (Customer Satisfaction Score), que avalia o quanto o cliente está satisfeito com cada solução do projeto, no caso, em relação à pesquisa de rotas, ao projeto conceitual e à análise econômica. As notas dadas foram 9 para o NPS e 4 para todas as soluções, que são notas promotoras e reforçam o compromisso da Propeq em oferecer um serviço de qualidade.
Como a Propeq pode te ajudar no ramo de reciclagem?
Nesse conteúdo, abordou-se a reciclagem de PP e PE e cálculos de CAPEX. Você ficou interessado nessa área e gostaria de realizar uma pesquisa de rotas para ter seu próprio processo de reciclagem? A Propeq, consultoria júnior em Engenharia Química da Unicamp, está aqui para te ajudar! Clique abaixo e entre em contato com um de nossos consultores!