O cliente e a ideia
Neste case de sucesso são contempla os seguintes pontos:
- A ideia inovadora de um cliente;
- O desenvolvimento do projeto realizado pela Propeq;
- E a solução entregue.
Em 2018, realizamos um projeto de desenvolvimento de processos para nosso cliente Milton. Milton é um consultor da área de engenharia química que, enquanto na Itália, conheceu um processo inovador, que gerava ácido levulínico a partir de biomassa rejeitada de cana de açúcar.
Milton, com sua visão empreendedora, viu uma oportunidade de desenvolver esse processo produtivo, o que ficou a nosso cargo. Com esse projeto, ele tinha como objetivo vender a ideia para uma empresa que quisesse realizar a produção.
Explicando um pouco mais a ideia
Biomassaé a matéria orgânica (de origem vegetal ou animal) utilizada para produzir energia. Nesse caso, a matéria prima que o cliente gostaria de usar para produzir o ácido levulínico era a biomassa de cana de açúcar.
Essa escolha faz sentido porque o Brasil é o maior produtor de cana do mundo e sua utilização na produção de etanol (principal destino na indústria brasileira) gera muitos resíduos. Um dos principais deles, o bagaço da cana, que mesmo que seja utilizado para gerar energia, ainda é, em grande parte, descartado.
Algumas das vantagens de sua utilização são o baixo custo, o fato de ser renovável, o fato de implicar no reaproveitamento de um resíduo industrial que seria desperdiçado, ser bem menos poluente que outras fontes de energia, entre outras.
O interesse em produzir ácido levulínico vem do fato de que é um composto muito versátil e que pode ser aplicado em diversos setores industriais, tais como:
- produtos químicos, como na produção de solventes e pesticidas;
- cosméticos (pode estar presente em perfumes);
- alimentos (em produtos à base de café ou de cacau, por exemplo):
- farmacêutico.
Desenvolvimento do projeto
Para o desenvolvimento do processo desejado, foram realizadas 4 etapas de projeto:
Ideia concretizada
Assim, a partir dessas 4 etapas, fomos capazes de reunir as informações para que a ideia de Milton pudesse se tornar realidade,tanto sobre o produto, quanto sobre sua rota de produção (como parâmetros, cuidados, reagentes necessários e produtos gerados).
O cliente desejava o desenvolvimento de um processo inovador para a realidade brasileira, sendo esta a entrega da Propeq. Além disso, a viabilidade do processo também foi analisada, tornando o investimento do cliente mais assertivo.