Neste conteúdo abordaremos:
- Contexto;
- Como ocorre a conversão de óleo em biodiesel;
- Vantagens e desvantagens.
Contexto
O crescimento social e tecnológico, juntamente com o crescimento populacional gera uma grande demanda de energia e aumento da poluição. Nesse cenário, destacou-se a busca por fontes alternativas, mais limpas e renováveis, tal como o biodiesel. Esse combustível é interessante, pois, tanto sua produção como sua utilização apresenta possibilidade de mudanças, por exemplo as fontes de biodiesel podem ser: milho, algodão, macaúba, dendê, pinhão, mamona, gordura animal e óleo de cozinha. Então, nesse conteúdo discutiremos a reutilização de óleos residuais como biodiesel.
Essa técnica pode ter grande efeito no Brasil, pois há registros da geração de óleo de fritura por volta de 5,5 bilhões de litros por mês, visto que menos de 5% desse resíduo é reciclado ou apresenta destinação ambiental correta. Assim, percebe-se que essa prática além de ser viável pelo grande volume existente também é ambientalmente correta. Entretanto, não pode-se ater apenas a questão ambiental. Portanto, para compreender melhor tal técnica é necessário levantar as principais vantagens e desvantagens dela.
Como produzir de Biodiesel a partir de óleo residual?
Antes da produção do biodiesel em si, o óleo de cozinha deve passar por algumas etapas essenciais, de pré-tratamento, para de fato produzir o biodiesel. Esse pré-tratamento consiste em: filtragem e secagem.
Filtragem:
Nessa etapa há a separação dos resíduos particulados presentes no óleo de cozinha, como restos de alimentos. Nesse sentido, o óleo passa por uma peneira que retira tais resíduos.
Secagem:
Em um tanque aquece o óleo até 80 graus. Assim, forma-se uma etapa trifásica: água, sujeira e óleo limpo, dado que a água fica embaixo, a sujeira no meio e o óleo em cima. Dessa forma, recolhe-se o óleo limpo, com ajuda de uma bomba.
Após o óleo estar limpo, ele passa pelo processo de produção do biodiesel normalmente, segundo o método de transesterificação.
Produção do biodiesel:
Em resumo, a transesterificação se dá pela reação do óleo com um álcool, na presença de um catalisador básico, como potassa cáustica ou metilato de sódio, de forma a resultar em biodiesel e glicerina. Consequentemente, esses componentes devem ser separados por meio da decantação, e extrai-se o biodiesel, que precisará ser purificado, isto é, haverá a lavagem do biodiesel com água quente e ácidos . Ainda, depois deve haver a secagem para remover a umidade. Por fim, obtemos o biodiesel com alta pureza.
Vantagens e Desvantagens
Vantagens da reutilização de óleos residuais como biodiesel
Essa técnica apresenta as seguintes vantagens: técnicas, econômicas e ambientais:
Técnicas:
Primeiramente, não é necessário extrair o óleo de alguma matéria prima para então produzirmos o combustível, visto que essa prática reutiliza o óleo. Além disso, esse biodiesel pode ser usado em motores diesel sem a necessidade de adaptação dos veículos, pois apresenta maior potencial lubrificante, o que também acaba por aumentar a vida útil do motor. Por fim, outra vantagem técnica dessa prática é seu rendimento, pois 1 litro de óleo produz 800mL de biodiesel.
Econômicas:
Essa vantagem é que mais atrai os que aderem a essa técnica, pois ressalta as consequências rentáveis da reutilização do óleo de fritura. Por exemplo, os próprios estabelecimentos geradores de óleo podem vir a produzir biodiesel e assim, gerar uma renda, ou até mesmo quem deseja incluir na sua produção de biodiesel, já que esses óleos são baratos, sendo assim mais interessante do que começar a fabricação desde outra matéria-prima bruta. Nesse sentido, percebe-se uma forma de geração de renda.
Ambientais:
Primeiramente, essa técnica permite um destino ideal para o resíduo, dado que o óleo deixa de ser descartado no meio ambiente, como normalmente ocorre. Dessa forma, isso é de grande relevância, pois 1 litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água potável. Além disso, outra vantagem é que ao substituir o diesel de petróleo por biodiesel há 80% menos poluição atmosférica.Portanto, utilizar óleo de cozinha como fonte de biodiesel pode ser de extrema importância para o meio ambiente.
Desvantagens da reutilização de óleos residuais em biodiesel
A principal desvantagem hoje é a falta de postos de recolhimento no país, as quais são essenciais para incluir toda a população nesse ciclo, não apenas estabelecimentos como restaurantes, fast-foods e feiras, onde é mais comum a prática de armazenamento do óleo utilizado. Dessa forma, esses postos são agentes que conectam os geradores de óleo e os produtores de biodiesel.
Como a Propeq pode te ajudar?
Ficou interessado no assunto e deseja iniciar uma nova produção? Ou já produz biodiesel, mas gostaria de otimizar seu processo, avaliar novas rotas a partir do óleo residual ou, até mesmo, dar um novo destino a seus resíduos? A Propeq está aqui para te ajudar! Clique no botão abaixo para entrar em contato