Nesse conteúdo abordaremos:
- Dores do cliente
- O objetivo do projeto
- Etapas do projeto
- Avaliações do cliente
Dores do cliente
Um empresário do ramo de venda de placas de acrílico feitas de polimetacrilato de metila (PMMA) estava com problemas em obter sua matéria prima. Isso corria devido ao baixo número de importações e consequente aumento do preço do PMMA durante a pandemia.
Nesse sentido, surgiu a ideia de fabricar a própria matéria prima e se tornar independente de fornecedores. Assim, seria possível suprir sua demanda interna e, futuramente, também se tornar um vendedor deste produto para sua região, tornando sua empresa ainda mais competitiva no mercado.
Porém, ele possuía pouco conhecimento técnico sobre as possíveis formas de produzir esse material e necessitava de uma consultoria para para obter uma ideia mais concreta de quais equipamentos seriam necessários, assim como quais as etapas indicadas para a produção e, assim, ter um maior embasamento para colocar essa ideia em prática.
O objetivo do projeto
De acordo com essa demanda, a Propeq se comprometeu a realizar um projeto a fim de relatar as principais formas de se obter o PMMA.
Os principais objetivos do projeto foram a busca por realizar uma pesquisa e revisão bibliográfica das possíveis rotas produtivas que mais se adaptavam a realidade do cliente. Além disso realizou-se uma cotação para os preços dos principais equipamentos utilizados em cada uma. Por fim, realizou-se a ilustração de fluxogramas representando cada etapa dos meios de produção.
Além disso, elaborou-se um material visual em forma de ebook a fim de demonstrar, de forma didática, todos os resultados encontrados. Assim, o cliente pôde ter um maior entendimento e confiança para iniciar seu processo produtivo.
Etapas do projeto
O projeto teve duração de 6 semanas que foram dividiram-se em pesquisa inicial, aprofundamento das rotas produtivas e escrita do relatório final. Além disso, direcionou-se três analistas da Propeq para a chamada célula do projeto que executaria a solução com exclusividade.
Pesquisas iniciais
Concluiu-se essa etapa em duas semanas nas quais realizou-se uma imersão do grupo responsável pelo projeto em artigos acadêmicos e sites científicos sobre as principais rotas de produção do PMMA. Além de focar também na reciclagem de chapas de acrílico que poderiam ser reformadas para obter novamente a matéria prima usada para confeccioná-las.
Também foram consultados alguns docentes da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp especialistas em produção de polímeros que auxiliaram com indicações de materiais para estudo e dados mais específicos.
Aprofundamento das rotas produtivas
Nessa etapa, que durou quatro semanas, sendo que a primeira ocorreu na última semana das pesquisas iniciais, realizou-se um afunilamento das principais rotas produtivas. Destaca-se que o processo industrial de produção usando acrílico recuperado possuiu maior destaque, visto que adequava-se muito bem à realidade do cliente.
Além disso, efetuou-se a busca por dados operacionais do processo na literatura como temperatura pressão e instrumentação sempre contando com o auxilio de mestres e doutores da Unicamp.
Por fim, após todas as análises e discussões sobre as possíveis rotas produtivas, escolheu-se o Método Casting que consiste na transformação do monômero precursor do PMMA em placas de acrílico que seriam o produto final. Para a escolha dessa solução foram considerados todos os dados e condições do cliente, evidenciando a personalização que fazemos em cada um dos projetos, sempre se adaptando à realidade dos clientes.
Ainda foi realizada a cotagem dos principais equipamentos utilizados nesse método de produção. Isso com o intuito de fornecer um mapeamento de gastos iniciais e dar mais segurança e expectativa dos investimentos que deveriam ser feitos pelo cliente para iniciar sua produção.
Escrita do relatório final
A última etapa do projeto durou apenas uma semana em que ralizou-se a elaboração do relatório final com um compilado de todas as informações relevantes encontradas. Por adequação à realidade do cliente, optou-se por confeccionar um documento mais visual com todas as especificidades técnicas. Assim, ele teria uma leitura mais fluida e didática para leigos no assunto. Assim, ele teve em mãos realmente um passo a passo de como produzir placas de acrílico de PMMA.
Avaliações do cliente
O NPS (Net Promoter Score) que mede a satisfação e o quanto o cliente indicaria a Propeq para outras pessoas foi 10 que é a nota máxima. Isso evidencia o nosso comprometimento e o impacto dessa solução que oferecemos para o cliente.
Como a Propeq pode te ajudar?
Você possui alguma matéria prima que está sendo muito custosa e quer saber a viabilidade de produzi-la por si mesmo e obter independência de fornecedores? A Propeq pode te ajudar com uma pesquisa de rotas produtivas e viabilidade técnica. Assim você pode obter um direcionamento e conhecimento sobre seu processo de interesse.