Nesse case de sucesso, iremos abordar:
- A dor do cliente e a busca por uma solução;
- O planejamento e a execução do projeto;
- A finalização do projeto e as entregas feitas ao cliente.
A situação do cliente
Em julho de 2020, o cliente, representando uma indústria de equipamentos de refrigeração, como condensadores, evaporadores, serpentinas e climatizadores, entrou em contato com a Propeq buscando medidas protetivas à corrosão que ocorria em seu sistema. Esse fenômeno já havia sido estudado pela empresa há anos, porém, não haviam sido encontradas causas específicas para o problema em questão nem possíveis métodos de combatê-lo.
Nesse sentido, buscando auxiliar o cliente e propor soluções para a problemática apresentada por ele, a Propeq ofereceu à indústria o seu serviço de desenvolvimento de Planos Protetivos à Corrosão. A partir dele, a Propeq iria, então, através de um profundo estudo a respeito do sistema produtivo do cliente, propor medidas protetivas para o fenômeno corrosivo observado, sendo essas embasadas na literatura científica a respeito do assunto.
O planejamento e a execução do projeto
Em um primeiro momento, o foco do projeto foi um estudo aprofundando do sistema produtivo do cliente, além de se estudar a forma de armazenamento final do produto. Nessa primeira etapa, a célula responsável pelo projeto teve acesso a diversas informações fornecidas pelo cliente a respeito do processo de produção de seus equipamentos, a partir das quais foi possível levantar pontos de atenção iniciais que poderiam se relacionar à corrosão.
Na segunda etapa do projeto, levantaram-se, com base no estudo feito anteriormente, possíveis hipóteses das causas do fenômeno da corrosão. Essas hipóteses estavam relacionadas com os pontos de atenção considerados, e buscavam delimitar um conjunto de fatores que pudessem estar desencadeando a corrosão no sistema do cliente.
Partindo para a terceira etapa do projeto, a célula agora buscava validar as hipóteses levantadas na etapa anterior. Essa validação teve como base a literatura e pesquisas bibliográficas sobre o assunto. Utilizou-se, portanto, livros, artigos científicos, FISPQ’s (Ficha de Informação de Segurança para Produtos Químicos) e pesquisas científicas no âmbito do estudo de processos corrosivos para determinar quais hipóteses a se manter – aquelas que se considerou com possibilidade de ocorrência no sistema do cliente – e quais a se descartar – aquelas que se considerou não possuírem possibilidade de ocorrência no sistema do cliente.
Já na última etapa do projeto, o objetivo da célula foi propor, levando em consideração todas as informações adquiridas por meio da pesquisa bibliográfica e a partir do estudo inicial feito sobre o sistema do cliente, medidas protetivas para a corrosão observada. Além dessa proposição, também elencaram-se os prós e contras de cada medida, a fim de auxiliar e facilitar a decisão do cliente quanto à sua implementação.
Estrutura da Unicamp
É válido ressaltar, ainda, o auxílio dos professores da FEQ (Faculdade de Engenharia Química – UNICAMP) aos integrantes da célula da Propeq ao longo do andamento do projeto. Os professores, tendo exímio conhecimento sobre assuntos relacionados à Engenharia Química e também possuindo uma grande base de estudo em áreas relacionadas ao projeto, puderam, através de reuniões virtuais com a célula, auxiliar no entendimento do processo e do sistema do cliente, além de oferecer uma direção nas pesquisas bibliográficas e atuarem realizando uma breve validação das hipóteses e medidas protetivas levantadas ao longo do projeto.
A finalização do projeto corrosão
Durante a execução do projeto, os principais documentos entregues ao cliente foram os relatórios. Em cada uma das etapas do projeto citadas anteriormente, entregou-se ao cliente um ou dois relatórios – dependendo da etapa – contendo as informações levantadas e pesquisadas, além do estudo feito durante o período de tempo definido. Nesse sentido, esses relatórios eram responsáveis, além de informar o cliente a respeito de como o projeto estava sendo executado e quais as principais informações determinadas em cada etapa, por garantir uma transparência e efetividade na comunicação Propeq-cliente.
Assim sendo, após a finalização dos trabalhos da célula no projeto, além dos vários relatórios entregues durante cada etapa, cada um contendo informações específicas sobre a mesma, o cliente recebeu um relatório final contemplando o principal objetivo do projeto: as medidas protetivas determinadas pela Propeq para combater o processo corrosivo que ocorria em seu sistema.
Além disso, também fizeram parte das entregas realizadas ao cliente duas entregas visuais, pensadas para facilitar a visualização e entendimento das informações consideradas mais importantes do projeto. Uma dessas entregas visuais foi uma matriz esforço-resultado considerando a relação entre aplicabilidade no sistema do cliente (esforço) e resultado no combate ao fenômeno corrosivo (resultado) das medidas protetivas propostas no relatório final do projeto.
Ademais, durante o projeto, realizaram-se, também, algumas reuniões entre o cliente e os integrantes da célula, buscando intensificar a proximidade entre ambas as partes e garantir um trabalho de excelência, transparente e personalizado às necessidades do cliente. Nessas reuniões, a célula apresentava as principais informações adquiridas até então e requisitava ao cliente um feedback a respeito da sua satisfação com as entregas realizadas, além de atualizações sobre o andamento do projeto e apresentações detalhadas das entregas visuais.
Satisfação total do cliente
Com base em todo o trabalho desenvolvido ao longo do projeto, foi realizada, também, uma coleta de feedback e avaliação final a fim de compreender a satisfação do cliente em face do projeto. Foi coletado, então, o NPS, uma forma de analisarmos o grau de satisfação dos nossos clientes com a Propeq, desde o primeiro contato na negociação e apresentação de proposta, até o acompanhamento após a finalização do projeto. O NPS foi totalmente satisfatório, como pode ser visto, também, pelo depoimento do cliente:
A equipe mostrou possuir maturidade, dedicação, perseverança, interesse, determinação, espírito de equipe, liderança, capacidade de pesquisa, respeito e objetividade. (…) Parabéns pelo trabalho de excelência aos alunos e orientadores.
Como a Propeq pode te ajudar com a corrosão?
Agora que você sabe como a Propeq atua em seus projetos através desse case, que tal marcar um diagnóstico gratuito? Dessa maneira podemos entender melhor a sua realidade e te ajudar da melhor forma possível. É só clicar no botão abaixo para conversar conosco e também possuir uma experiência de excelência, personalização e satisfação no seu próprio projeto!