Neste conteúdo abordaremos:
- Qual o objetivo do projeto?
- Etapas do projeto
- Feedback do cliente
Qual o objetivo do projeto?
Uma empresa procurou a Propeq com o objetivo de inovar o seu portfólio, por meio da produção do biossolvente Lactato de Etila. O lactato é um éster etílico incolor biodegradável comumente encontrado na composição de alguns alimentos em pequenas quantidades. Ele, além de ser um solvente verde, é geralmente retratado como um bom substituto para solventes voláteis.
Assim, a Propeq propôs uma revisão bibliográfica para obter o detalhamento da rota produtiva mais adequada para a produção desse composto. Dessa forma, faz-se necessária uma análise de viabilidade técnica e econômica para a implementação de uma planta piloto para o produto citado. A combinação desses dois serviços permite uma maior estabilidade e segurança no investimento da empresa. Nos tópicos abaixo, explicaremos mais detalhadamente cada etapa do projeto, bem como seu resultado final.
Etapas do projeto
Esse projeto tinha duração prevista de 4 semanas, sendo dividido em 3 etapas: Pesquisa Inicial (1 semana), Pesquisa de Rotas Produtivas (2 semanas) e Relatório Final (1 semana). Durante todas as etapas a célula responsável, que continha 3 membros, realizou múltiplas reuniões semanais, tanto com o cliente, quanto internas a fim de alinharem-se, desenvolverem ideias e promoverem o projeto.
Pesquisa Inicial
A pesquisa preliminar é de fundamental importância para a reunião dos principais materiais com informações a respeito das diferentes rotas de produção de lactato de etila. Dessa maneira, direcionou-se essa etapa, essencialmente, para a pesquisa bibliográfica, vide o estudo das diversas rotas da produção do lactato. Além disso, também houve consultas com os profissionais da Unicamp para as demandas.
Pesquisa de rotas produtivas
Por fim, finalizada a primeira etapa do projeto e com as informações necessárias em mãos, os integrantes da célula iniciaram a busca por rotas de produção de lactato de etila que melhor se encaixassem aos objetivos e realidade apresentados pelo cliente. Assim, explorou-se principalmente a rota por esterificação do ácido láctico, utilizando a destilação reativa, com etanol atuando como reagente.
Nesta etapa, foram identificadas os equipamentos essenciais e as matérias-primas de cada rota produtiva viável, além da composição detalhada dos reagentes, produtos e impurezas. Essas informações foram levantadas para uma escala laboratorial, que futuramente foram traduzidas em uma escala industrial. Por fim, nesta etapa também consultou-se professores especializados da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp.
Relatório Final
Finalmente, o objetivo dessa etapa é a consolidação do embasamento teórico que será entregue como material. Por fim, elaborou-se um compilado de informações que apresentou os principais resultados obtidos, em um arquivo .pdf. Dessa maneira, o cliente obteve em mãos, de maneira acessível e centralizada, as informações pesquisadas ao longo do projeto.
Como a Propeq pode te ajudar?
Nesse conteúdo, abordamos nossa jornada na busca por rotas de produção para o lactato de etila. Você ficou interessado no conteúdo e gostaria de saber rotas de produção para algum produto? Ou até analisar a viabilidade técnica e econômica de uma rota que tenha em mente? A Propeq, consultoria júnior em Engenharia Química da Unicamp, está aqui para te ajudar! Clique abaixo e entre em contato com um de nossos consultores!