Nesse case de sucesso iremos abordar:
- A vontade do cliente de conhecer e otimizar seu processo;
- O desenvolvimento do projeto pela Propeq;
- A solução completa e personalizada entregue ao cliente.
A vontade do cliente de conhecer e otimizar seu processo
Em dezembro de 2018, contatamos a Ranea Produtos Alimentícios, produtora dos Pirulitos Miguelito, com o objetivo de nos aproximarmos das pequenas e médias empresas de Campinas e região, a fim de identificar de que forma poderíamos ajudá-las com suas dores.
Conversando com o fundador e gestor da empresa, identificamos um problema recorrente a muitas indústrias, isto é, a falta de dados acerca do processo. Mais especificamente, o cliente não tinha conhecimento sobre os gastos de matéria-prima e energia que ocorriam em sua operação. Sem essas informações, não havia muito controle sobre o que ocorria durante o processo, o que se refletia na produção, sobre a qual não se tinha uma constância.
Visto isso, o objetivo do projeto se baseou em duas análises. A primeira, em relação ao conhecimento da rota produtiva do pirulito, buscando entender como o processo funcionava. Uma vez melhor compreendido, a segunda análise buscaria avaliar pontos de melhora no processo, para que assim pudesse ser feita uma otimização que tornasse sua produção ainda mais vantajosa.
Desenvolvimento do Projeto
Uma vez identificada a dor do nosso cliente e traçado um planejamento para solucioná-la, formamos uma célula que encabeçou o projeto. A primeira etapa constituiu o levantamento de dados do processo através de um balanço de massa e energia. Isto é, foram realizados cálculos matemáticos feitos em um programa computacional para determinar as quantidades de cada reagente utilizada e de produto obtida, assim como os gastos com energia envolvidos nessa reação. No caso, o foco dessa análise foi sobre o reator do processo.
A obtenção dessas informações foi útil para que pudéssemos identificar em que pontos poderia ser feita a otimização do processo. Através desse mapeamento, foi definido como o principal problema a temperatura da fábrica, que era elevada devido ao calor que saía do reator. A forma de amenizá-la, até o momento, tinha sido por meio do resfriamento com água, jogada por torneiras nas paredes externas do equipamento. Propusemos como solução que fossem utilizadas camisas térmicas sobre o reator, evitando assim a emissão de calor.
A Solução: otimização do processo
Pudemos, então, oferecer um projeto que satisfez a necessidade do cliente de obter mais informações sobre seu processo e melhorá-lo. A entrega foi feita, primeiramente, por meio de um relatório parcial, que apresentava um resumo dos principais materiais isolantes disponíveis no mercado, mostrando as vantagens de cada um e com isso norteando a escolha de um deles pelo cliente.
Ao fim do projeto, foi entregue um relatório final, que, por sua vez, continha uma descrição da etapa do processo estudada, assim como os balanços de massa e energia e uma estimativa de custo feita em outro software.
Dessa forma, a solução encontrada permitiu que o cliente pudesse reduzir seus gastos com água e energia, usada para o aquecimento necessário para a reação que ocorria, por aproveitar o próprio calor que antes era emitido.
Conheça seu processo também!
E você, já tem bom conhecimento sobre seu processo? Gostaria de saber como torná-lo ainda melhor? A Propeq oferece, como parte do nosso portfólio de consultoria para indústrias, o serviço de Otimização de Condições Operacionais, o qual inclui a análise de sua rota produtiva para que seja encontrada uma condição ótima de parâmetros, permitindo assim maximizar a produtividade e os lucros da sua empresa. Ficou interessado(a)? Clique no botão abaixo e fale com um especialista!