Nesse conteúdo abordaremos:
- O que motivou o cliente a procurar a Propeq?
- Qual o objetivo do projeto?
- Etapas do projeto;
- Conclusões sobre o projeto
Qual a motivação do cliente?
A empresa comprava resinas em grande quantidade e terceirizava o processo de reenvase, em que o produto passava por processos capazes de diminuir a sua elevada viscosidade e era envasado em embalagens menores, próprias para serem vendidas. No entanto, o cliente entrou em contato com a Propeq com o intuito de obter suporte e consultoria personalizada para alcançar a autonomia do processo de reenvase de resinas. Dessa forma, a Propeq atuou fornecendo uma maior noção técnica e econômica sobre o processo, além de propor meios para otimizar suas condições operacionais.
Qual o objetivo do projeto?
O projeto forneceu ao cliente uma pesquisa aprofundada em diversas referências bibliográficas envolvendo artigos científicos e apoio de professores especializados com o intuito de buscar formas para que o processo responsável por diminuir a viscosidade das resinas fosse otimizado.
Ademais, para proporcionar maior segurança de investimento ao cliente, a Propeq realizou uma análise de viabilidade econômica. A partir disso, foi possível desenvolver uma planilha automatizada em que constava a estimativa dos custos diretos e indiretos de implementação da planta (CAPEX).
Etapas do projeto
O projeto ocorreu durante 8 semanas e contou com reuniões semanais com um time inteiramente destinado a desenvolvê-lo. O contato com a empresa foi constante a fim de proporcionar soluções cada vez mais personalizadas e satisfatórias ao cliente.
Coleta de dados e estudo do processo
Essa etapa consistiu em uma imersão, tanto em referências bibliográficas acerca do processo de reenvase, quanto em reuniões com professores especialistas no assunto, para receber o auxílio e o embasamento técnico e teórico necessários para a condução do projeto.
Durante essa etapa realizou-se uma pesquisa de modelos do processo já existentes. Dessa maneira, foi possível analisar os dados encontrados, como o fluxograma do processo, instrumentos utilizados, rendimento das etapas reacionais, custos e quantidade de produto gerado. Assim, possibilitou a construção de um acervo de dados essencial para encontrar uma solução assertiva e com segurança de investimento para o cliente.
Análise e Otimização do processo
Essa etapa consistiu em um aprofundamento e análise teórica do acervo de dados coletados durante a primeira etapa. Por sequência, a Propeq elaborou um projeto conceitual com as pesquisas encontradas, levantando parâmetros que tornam o processo mais eficiente e com maior rendimento, determinando uma estimativa da quantidade de matéria-prima, possíveis equipamentos e as condições operacionais. Dessa forma, foi possível garantir a otimização do processo.
Ademais, foi de extrema importância o contato constante com o cliente para que a rota produtiva escolhida fosse a que mais se adequasse às especificações e determinações da empresa. Assim, garantindo um serviço personalizado e satisfatório.
Análise de Viabilidade Econômica
Estabelecida a melhor rota para o reenvase da resina, foi feita uma análise de viabilidade econômica do processo.
Dessa maneira, foi possível fornecer ao cliente estimativas de custo e indicadores como o fluxo de caixa sobre a rota produtiva e o payback time.
Esses cálculos são importantes para garantir um planejamento orçamentário da empresa, assim como manter todo o processo sob controle. Para saber mais sobre o assunto, acesse o nosso conteúdo exclusivo sobre Análise de Viabilidade Técnico-Econômica.
Elaboração do relatório
A etapa final do projeto consistiu na elaboração de um relatório final, compilando todas as informações e conclusões obtidas em relação à rota mais promissora de reenvase. Dessa forma, o relatório apresentou detalhes sobre a melhor forma encontrada para a otimização e rentabilidade do processo, fornecendo maior segurança à sua implementação.
Conclusões sobre o projeto
Ao final do projeto foi possível fornecer ao cliente uma rota produtiva otimizada e eficiente que se adequava às especificações apresentadas. Além disso, o cliente recebeu uma planilha automatizada com plano orçamentário capaz de avaliar o melhor cenário de investimento. Para isso, foi analisado, dentre outros fatores, o preço de venda do produto.
Do ponto de vista de feedbacks, o case Resinas alcançou resultados satisfatórios. Atingiu um NPS promotor após a entrega final e ótima avaliação a respeito das pesquisas realizadas durante o projeto e a análise de viabilidade econômica.
Como a Propeq pode te ajudar?
Já pensou em analisar e otimizar a sua produção, a fim de maximizar seus lucros? A Propeq pode te ajudar! Entre em contato por meio do botão abaixo com um de nossos consultores!