Dor do cliente
Após uma reunião inicial entre as empresas para que conhecessem melhor o trabalho e escopo uma da outra, a Revochemical, empresa de distribuição de matérias-primas para resinas e polímeros, representada por meio de seu diretor técnico e fundador, João Paulo Santos, apresentou à Propeq seu desejo de desenvolver uma rota de produção para a caprolactona, composto utilizado como matéria-prima industrial na empresa e que não é produzida no Brasil! Dessa forma, o início da produção dessa substância em território nacional configuraria num diferencial bastante atrativo à empresa. A Propeq propôs realizar seu serviço de consultoria na forma de uma pesquisa de rotas produtivas, para oferecer autonomia na produção e possibilitando uma vantagem competitiva.
O projeto
Para executar o projeto, formou-se uma célula responsável que manteve o contato com o cliente ao longo de sua duração. Esse começou com uma pesquisa inicial, reunindo dados e informações gerais sobre a rota de produção da caprolactona. As principais fontes foram livros, artigos documentados e principalmente patentes. Essa etapa é fundamental para aprofundar o conhecimento a respeito do tema, tornando o projeto mais assertivo possível ao cliente. Informações como matéria-prima, maquinário utilizado, condições operacionais do processo, rendimento das etapas reacionais, e pureza do produto final são de suma importância para a etapa posterior.
Com esses conhecimentos reunidos , o próximo passo da jornada constituiu em uma análise teórica detalhada acerca das rotas encontradas, construindo uma nova rota conforme a realidade e necessidades do cliente. Faz -se toda esta avaliação levando em conta o contexto e as determinações da Revochemical, com o intuito de garantir um serviço personalizado.
A célula entregou um relatório parcial, contextualizando ao cliente sobre as descobertas feitas e dando atualizações. Ao final, um relatório técnico, com todas as informações sobre as possíveis rotas compiladas de forma organizada foi entregue. Nesse, estavam reunidas informações acerca das rotas de produção que mais se adequavam à Revochemical, junto a rotas alternativas, como opções para adaptações futuras e inovações, conforme o crescimento da escala e da maturidade do processo. Além disso, os membros da célula também pesquisaram rotas para um outro
Proximidade com o cliente
Durante toda a realização do case, a célula manteve um contato constante com o cliente. Reuniões frequentes ajudaram a alinhar pontos de interesse acerca da construção das rotas produtivas e exibir resultados obtidos ao longo da execução do projeto. Ao longo desses encontros, a célula também realizou entregas parciais de forma bem visual e explicativa, a fim de ressaltar o compromisso da Propeq com a satisfação e entendimento do cliente. Ao fim, foi possível criar uma rota de produção da caprolactona totalmente personalizada e adaptada à realidade do cliente! Esse resultado surgiu de uma comunicação importante entre todas as partes envolvidas, e certamente lhes acrescentou bastante.
Feedback do projeto
“Fomos muito bem atendidos, a apresentação muito bem feita. Sentimos falta apenas de algo mais prático conclusivo, entendemos que foi justamente pela falta de acesso ao laboratório. Porém, ressaltamos mais uma vez, que a apresentação foi muito bem feita e a excelência no atendimento!”