Neste conteúdo abordaremos:
- Dores do cliente;
- Objetivo do projeto;
- Etapas do projeto;
- Avaliação do cliente.
Dores do cliente
Uma empresa especializada em recapagem de pneus agrícolas vinha enfrentando grandes problemas na obtenção da sua principal matéria-prima, a banda de rodagem. Por certo, isso ocorria devido a aumentos recentes no preço desse material e escassez de fornecedores em território nacional. Essa problemática acabava tornando-a refém da volatilização dos preços e muitas vezes diminuindo o lucro da empresa como todo.
Sob esse cenário, levantou-se a possibilidade desta empresa fabricar a sua própria matéria-prima, objetivando sua independência no mercado. Porém, ela tinha baixo conhecimento técnico acerca da produção de bandas de rodagem, então fez-se necessário a contratação de uma consultoria para poder ajudá-los. Primeiramente, era necessário um panorama concreto acerca dessa produção e também a viabilidade econômica da mesma.
Objetivos do projeto de produção de banda de rodagem
De acordo com o cenário apresentado, a Propeq se comprometeu a realizar um projeto visando explicar para nosso cliente como ele poderia produzir bandas de rodagem para pneus agrícolas.
Efetuou-se uma pesquisa de rotas produtivas e revisão bibliográfica visando aquela que mais se adequa à realidade do cliente. Essa pesquisa de rotas contava com as etapas produtivas, além de matérias-primas necessárias e uma análise prévia de possíveis fornecedores. Por fim, também incluiu-se os equipamentos necessários, visando utilizar aqueles já existentes no processo de recapagem da empresa. Posteriormente, fez-se uma análise de viabilidade econômica simplificada que dava à empresa os valores estimados para o início dessa produção, propondo-se uma maior segurança de investimento.
Assim, para alcançar esse objetivo de forma efetiva, foi feita uma revisão bibliográfica aprofundada, além do apoio constante de professores especializados.
Etapas do projeto de produção de banda de rodagem
Dessa forma, o projeto teve duração de 6 semanas, e foi dividido em 4 etapas sendo elas, pesquisa inicial, pesquisa de rotas, análise econômica simplificada, relatório final. Além disso, vale ressaltar que para a célula deste projeto foram dedicados a este projeto 3 analistas que dedicaram seu tempo e estudo de forma exclusiva para promover uma solução personalizada.
Pesquisa Inicial
A primeira etapa do projeto, denominada de pesquisa inicial, teve duração de uma semana. Nesse período, a célula realizou pesquisas para entender com detalhes a demanda do cliente e alinhar o desenvolvimento do projeto. Além disso, iniciou-se o contato com alguns docentes da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp especialistas na produção de polímeros que auxiliaram com a indicação de materiais para estudo.
Pesquisa de rotas produtivas para banda de rodagem
Posteriormente, encaminhou-se a pesquisa de rotas produtivas, que durou duas semanas. Agora, o objetivo era um afunilamento das principais rotas, priorizando aquelas que mais se adequam ao cliente junto ao custo benefício estudado pela célula. Dentre elas, optou-se por aquelas que exigiam menor compra de maquinários, as quais tinham matérias primas que se adequam às temperaturas e pressões deste. Além disso, nesse momento do projeto estudou-se os dados operacionais do processo na literatura, sempre contando com o auxílio de mestres e doutores da Unicamp.
Análise econômica básica
A terceira etapa do projeto durou duas semanas e visava, principalmente, estimar os gastos envolvendo esta produção para assim dar ao cliente, um mapeamento dos gastos e uma maior segurança de investimento. Desse modo, foi feito um estudo de viabilidade econômica básica da produção de banda de rodagem para o processo de recapagem de pneus agrícolas, em que foi realizada uma cotação dos equipamentos e matérias-primas.
Relatório final
Por fim, o projeto se encerrou com a confecção do relatório final. Essa etapa durou apenas uma semana na qual elaborou-se um relatório final que continha um compilado organizado com todas as informações utilizadas para a realização do projeto. Dessa forma, o cliente tem uma maior conscientização do seu processo produtivo e assim, aumentar sua visão estratégica da sua empresa.
Avaliações do cliente
O NPS (Net Promoter Score) que mede a satisfação e o quanto o cliente indicaria a Propeq para outras pessoas foi 10, que é a nota máxima. Isso evidencia o nosso comprometimento e o impacto dessa solução que oferecemos ao cliente.
Como a Propeq pode te ajudar?
Já pensou em investir em um novo ramo ou em otimizar a sua produção? A Propeq, consultoria júnior em Engenharia Química da Unicamp, está aqui para te ajudar! Clique abaixo e entre em contato com um de nossos consultores!