loader image

Case solvente

Imagem de capa com logo da propeq branco e foto de um solvente sendo passado de um tubo de ensaio para um bequer

Na indústria química, vários insumos são utilizados tanto como matérias primas quanto como utilidades. A escolha dos compostos ideais para cada aplicação depende de vários fatores técnicos e econômicos, como as propriedades desses compostos e seus custos. Nesse conteúdo abordaremos um case no qual vários desses fatores foram analisados criticamente na busca do melhor solvente a ser usado na aplicação do cliente.

Neste conteúdo abordaremos:

  • Situação do cliente
  • Execução do projeto
  • Entregas realizadas

Situação do cliente

Uma empresa global de referência na fabricação de produtos químicos especiais e complexos procurou a Propeq buscando substituir um solvente utilizado na remoção de resíduos da fábrica. O solvente usado até então, o toluol, era inflamável e perigoso, trazendo riscos para aqueles que entram em contato com essa substância. Além disso, o toluol não era muito eficiente, sendo necessário realizar limpezas frequentes no reator.

Dessa forma, visando um processo com melhor desempenho e progressivamente com menores impactos negativos ao meio ambiente, a empresa buscava substituir o toluol por um solvente com características técnicas e econômicas que o tornasse adequado para essa aplicação. 

Execução do projeto

Em uma primeira etapa do projeto, ocorreu uma imersão da equipe responsável no problema e na situação da empresa. Dessa forma, a empresa repassou informações acerca de seu processo. Além disso, buscou-se referências bibliográficas no VPN da Unicamp, artigos e sites acadêmicos acerca das propriedades do toluol e de possíveis solventes que pudessem substituí-lo, e a célula consultou professores especialistas da Faculdade de Engenharia Química (FEQ).

Após essa pesquisa inicial, a equipe se aprofundou ainda mais no tema, levantando os possíveis solventes para substituir o toluol e quais deles mais faziam sentido para a realidade da empresa. Ademais, procurou-se solventes já aplicados e disponíveis no mercado. Avaliou-se criticamente as propriedades de cada alternativa, suas vantagens e desvantagens, bem como o esforço necessário para a aplicação de determinada solução e seu respectivo resultado. 

Entregas realizadas

Após o final das duas primeiras etapas do projeto, foi elaborada uma entrega parcial: um documento One Page com as informações levantadas até o momento. Já no final do projeto, foram entregues um relatório final com as informações e análises levantadas e uma matriz esforço-resultado. Essa matriz consiste em uma comparação visual entre as soluções levantadas durante o projeto, de acordo com o esforço necessário para a sua implementação e o resultado dela. 

Como a Propeq pode te ajudar a melhorar o seu processo?

Nesse conteúdo, abordou-se um estudo acerca da alteração de um solvente usado em um processo, de forma a melhorar o seu desempenho e segurança e reduzir o seu impacto ambiental. Você ficou interessado nessa área e gostaria de realizar alterações para otimizar seu processo? Ou já tem alguma ideia e precisa de um suporte técnico para a implementação? A Propeq, consultoria júnior em Engenharia Química da Unicamp, está aqui para te ajudar! Clique abaixo e entre em contato com um de nossos consultores!

Cases Recentes

Cases

CASE: Bolsas térmicas

Atualmente, empreendedores pertencentes ao nicho voltado à produção de bolsas térmicas vêm ascendendo no mercado. Nesse conteúdo abordaremos um case no qual vários fatores foram

Cases

CASE: Sistema de Refrigeração

Neste conteúdo abordaremos: Demanda do cliente Emiliano, engenheiro civil, buscando inovar trouxe à Propeq a necessidade de um suporte técnico para a análise de viabilidade

Assine nossa newsletter e fique por dentro das principais novidades da indústria e do mundo!