Nesse conteúdo abordaremos:
- Motivações do cliente para a produção de velas veganas;
- Objetivo do projeto;
- Etapas do projeto;
- Avaliação do cliente.
Motivações do cliente para a produção de velas veganas
Uma psicóloga e aroma-terapeuta a partir da percepção da necessidade de seus pacientes decide iniciar a produção de velas que pudessem ser utilizadas para aroma-terapia. Além disso, seguindo também um dos princípios da empreendedora, as velas deveriam ser veganas e sustentáveis desde a extração dos óleos essenciais até a embalagem que seria entregue ao cliente final.
Assim, ao tentar iniciar essa produção sozinha, ela se deparou com dificuldades para encontrar as matérias-primas de acordo com os parâmetros pré-estabelecidos e alguns erros no produto final. Esses fatores a impulsionaram para buscar o auxílio da Propeq e essa parceria teve como foco a busca por rotas produtivas e o cálculo do custo de implementação e operação da produção.
Objetivo do projeto
De acordo com o cenário apresentado, a Propeq se comprometeu a buscar diferentes métodos para a produção de velas veganas, as matérias-primas adequadas e os equipamentos necessários. Além disso, houve uma parceria com outra empresa júnior que ficou responsável pela busca de fornecedores dos materiais necessários que seguissem o viés sustentável e vegano em toda a produção. Por fim, tendo em mãos todos os dados necessários, a equipe responsável pelo projeto partiu para uma análise da viabilidade econômica levando em consideração a personalização das velas que era um desejo da empreendedora.
Portanto, para alcançar o objetivo proposto da melhor forma possível, foram feitas pesquisas aprofundadas em diferentes referências bibliográficas, além do apoio de professores especializados.
Etapas do projeto
Dessa forma, o projeto teve duração de 7 semanas e foi dividido em 4 etapas. Além disso, vale ressaltar que para a célula deste projeto foram dedicados 3 analistas. Esses analistas dedicaram seu tempo e estudo de forma exclusiva para promover uma solução personalizada.
Pesquisa Inicial
A primeira etapa do projeto, teve duração de 1 semana. Nesse período, houve uma busca minuciosa por diferentes rotas produtivas. Por meio dessa pesquisa, é possível adquirir conhecimentos fundamentais sobre os diferentes tipos de cera, técnicas de fabricação e outras características associadas à produção de velas veganas. Assim, foi possível entender a demanda da cliente e alinhar o desenvolvimento do projeto.
Pesquisa de rotas produtivas
Em seguida, encaminhou-se a pesquisa de rotas produtivas que teve a duração de 3 semanas. A intenção dessa fase é fazer uma análise de todas as rotas produtivas e matérias-primas encontradas. Visando encontrar a que melhor se adeque a realidade da cliente. Concomitante a essa análise, a célula do projeto buscava também artigos de decoração que fossem sustentáveis, veganos e pudessem ser utilizados para personalização das velas. Além disso, houve uma busca por todos os possíveis erros na produção e métodos para corrigi-los. Ao final desta etapa, houve a entrega de um relatório parcial contendo os dados coletados.
Análise Técnico-Econômica
A terceira etapa do projeto durou 3 semanas, sendo que a primeira delas ocorreu simultaneamente à última semana da segunda etapa. Essa fase visava a busca pelo maquinário necessário para a produção e a análise de custos para sua implementação -Capex-. E uma estimativa de capital para manter o processo -Opex-.
Tais cálculos são importantes para garantir um planejamento orçamentário e segurança no investimento, assim como manter todo o processo sob controle.
Relatório Final
Por fim, o projeto se encerrou na elaboração de um relatório final, essa etapa teve duração de 1 semana e serviu para compilar todas as informações e conclusões que a célula, juntamente aos orientadores, encontraram em relação à produção de velas. Além disso, foi entregue uma planilha com o fluxo de caixa e a análise técnico-econômica feita.
Avaliação do cliente
O NPS (Net Promoter Score) que mede a satisfação e o quanto o cliente indicaria a Propeq para outras pessoas foi 10, sendo essa a nota máxima. Todavia, também obtivemos CSAT 5, métrica que varia de 1 a 5, usada para quantificar a satisfação em relação ao projeto. Isso evidencia o nosso comprometimento e o impacto da solução que oferecemos aos nossos clientes.
Como a Propeq pode te ajudar?
Já pensou em investir em um novo ramo ou em otimizar a sua produção? A Propeq, consultoria júnior em Engenharia Química da Unicamp, está aqui para te ajudar! Clique abaixo e entre em contato com um de nossos consultores!