Com esse post, você entenderá:
- O que é cavitação;
- Por que ela é gerada;
- Como identificá-la;
- E as consequências de sua ocorrência em seu processo.
O que é cavitação?
A cavitação, um defeito muito comum em plantas industriais, trata-se da formação de bolhas de ar durante o transporte de líquidos em bombas. Como consequência, essas bolhas acabam erodindo o rotor da bomba, emitindo um som muito característico (o que é um perigo ao funcionamento do equipamento). Quando isto ocorre, a bomba precisa ser desligada, senão esta pode ser permanentemente danificada, reduzindo a produtividade da planta.
Desta forma, a cavitação pode, danificar um equipamento custoso, e inclusive, interromper uma produção inteira, caso existam poucas bombas reservas, gerando grande prejuízo financeiro. Portanto, é fundamental entender este fenômeno para evitá-lo e reduzir possíveis gastos desnecessários na sua planta.
Por que ela é gerada?
A cavitação é gerada devido à própria forma como bombas operam. Estas realizam a condução de líquidos e, neste processo, é criada uma diferença de pressão, dentro do equipamento. Naturalmente, esse fenômeno faz com que o líquido saia da zona de maior pressão para a de menor pressão, conduzindo o líquido ao longo da tubulação.
Acontece que, em determinados momentos, a zona de baixa pressão pode ser tão baixa que acaba gerando perda de carga, ou, em casos mais severos, quando a pressão atingida é igual à pressão de vapor do líquido, ocorre a cavitação. Isto acontece, pois, nesses casos, são formadas bolhas de ar ao longo do líquido e estas implodem, danificando a bomba ao erodi-la.
Como identificá-la
Quando ocorre a cavitação, a bomba passa a emitir um ruído muito característico e muito alto. Portanto, se, de repente, a sua bomba começar a emitir um som muito alto, sendo que ela nunca fez isso antes, provavelmente trata-se de cavitação. Além disso, se sua bomba não está tendo o mesmo desempenho usual, pode ser necessário atentar-se à possibilidade de que esse fenômeno esteja ocorrendo.
Consequências
Quando a cavitação ocorre, ela pode trazer consequências bastante negativas para a produtividade de uma planta química:
Primeiramente, caso não seja detectada a tempo, a erosão causada pela explosão das bolhas de ar pode causar danos irreversíveis no rotor da bomba, prejudicando o impulsionamento do líquido. A gravidade desses danos é tal que, muitas vezes, as peças da bomba sofrem danos irreversíveis e precisam ser substituídas, aumentando os custos da planta. Além disso, as bolhas formadas podem gerar um desgaste mecânico, levando à corrosão do material. Veja abaixo uma comparação entre um rotor antes e depois de sofrer cavitação:
Além disso, mesmo que a bomba seja desligada a tempo, isso pode causar outros prejuízos, uma vez que caso não haja bombas reservas, a planta ficará completamente parada. Portanto, a cavitação prejudica a produtividade de sua planta.
Para além das bombas, existem outros instrumentos industriais que são muito importantes, confira aqui o conteúdo sobre instrumentação!
Quer saber mais sobre cavitação e como evitá-la?
Além disso, a Propeq é uma empresa de consultoria de engenharia química com profissionais especializados no assunto. Se você tem suspeita de que passa por esse desafio e deseja direcionamento sobre como proceder, entre em contato conosco no chat ao lado!