loader image

Combustíveis derivados de resíduos

Compartilhe:

Novas matrizes energéticas estão em cada vez mais evidencia. Saiba alguns desses novos tipos de combustíveis e conheça os derivados de resíduos.

Neste conteúdo abordaremos:

  • Utilização de fontes alternativas de resíduos
  • Como utilizar resíduos para produção de combustíveis
  • Como tratar resíduos

 Palavras-chave:combustíveis, empresa,energias sustentáveis

Razões para seu surgimento 

Resultado de uma crescente preocupação com o meio ambiente e fruto da necessidade de renovar e ampliar as matrizes energéticas, surgiu o combustível derivado de resíduos (CDR e CDRP). Essa nova forma de observar e utilizar resíduos visa proporcionar uma sociedade mais sustentável e capaz de atender às crescentes demandas energéticas.

Sob essa perspectiva, os primeiros passos rumo ao desenvolvimento do CDR deram-se a partir da compreensão da importância de reduzir a dependência de combustíveis fósseis, cuja exploração e intensivos usos geram impactos ambientais significativos,  a exemplo da emissão de gases de efeito estufa e a contaminação do solo e da água.

Além disso, a gestão adequada de resíduos sólidos tornou-se uma questão premente, dada a crescente quantidade de lixo gerada pela atividade humana. Dessa maneira, o aproveitamento energético desses resíduos não apenas reduz seu impacto ambiental, mas também contribui para mitigar problemas associados à sua disposição inadequada, como a poluição do ar e proliferação de doenças

Por fim, o surgimento do CDR está intrinsecamente ligado à necessidade de buscar soluções mais sustentáveis para suprir as demandas energéticas da sociedade contemporânea, ao mesmo tempo em que se promove uma gestão ambientalmente responsável dos resíduos sólidos.

Categorias de combustíveis derivados de resíduos

Combustíveis derivados de resíduos (CDR)

Combustíveis derivados de resíduos ou CDRs são feitos a partir do tratamento de resíduos sólidos urbanos e não perigosos. Após serem submetidos a uma triagem,classificação e tratamento, os materiais são levados a uma blendagem – mistura entre diversos materiais, vide plásticos não recicláveis e madeira. Esta blendagem ocorre em centros especializados , que estão preparados para receber os resíduos e tratá-los de maneira correta.

Depois, leva-se o blend ao centro de tratamento e coprocessamento, onde serve de energia para o forno, servindo assim, como uma fonte alternativa de energia.

Combustíveis derivados de resíduos perigosos (CDRP)

Ademais, outro modo de tratar os resíduos, servindo de acréscimo aos CDRs são os CDRPs ou combustíveis derivados de resíduos perigosos. Contudo, apesar de possuir os mesmos princípios e objetivos já supracitados, por tratarem-se de resíduos perigosos, existem inúmeras normas para manipulação e tratamento destes resíduos perigosos. Dentre elas:

  • Os resíduos devem ter Poder Calorífico Inferior – PCI≧1.800 kcal/kg, medido em base seca e teor de cloro ≦ 1,0 % em massa base seca.
  • Deve haver uma licença com a listagem definida dos resíduos autorizados para recebimento, contendo os tipos e quantidades de resíduos a serem recebidos e produzidos, assim como a quantidade e destinação dos rejeitos.
  • Quais categorias de resíduos perigosos são autorizados para o processo e quais não são.

Após o entendimento e aplicação das normas vigentes, tendo em vista os impactos ambientais, os resíduos partem para o tratamento e enfim encaminham-se para queima no forno.

Benefícios que envolvem os CDR e CDRP

Além disso, sob os meios que envolvem os combustíveis derivados de resíduos normais e perigosos , pode-se afirmar :

  • A queima emite menos gases relacionados ao efeito estufa que os combustíveis convencionais
  • Diminuição de aterros sanitários
  • Favorecimento da economia circular. Princípio, no qual utilizam-se os resíduos desde sua concepção até seu destino final, completando seu ciclo e promovendo a economia e a sociedade em todos os processos.
  • Destinação correta para resíduos
  • Reutilização de materiais que não teriam finalidades para reciclagem

Como a Propeq pode te ajudar?

Nesse conteúdo, abordamos algumas das novas matrizes energéticas, as quais adequam-se cada vez mais ao mundo. Você ficou interessado no conteúdo e gostaria de saber mais sobre nossos serviços ? A Propeq, consultoria júnior em Engenharia Química da Unicamp, está aqui para te ajudar! Clique abaixo e entre em contato com um de nossos consultores!

Postagens Recentes

Blog

Como produzir hidrogênio musgo

Neste conteúdo abordaremos: Palavras chave: Hidrogênio, biomassa, sustentabilidade O Hidrogênio musgo Considerado mais limpo e com menos emissões, o hidrogênio produzido por biomassa contempla um

Assine nossa newsletter e fique por dentro das principais novidades da indústria e do mundo!