loader image

Corantes: produção e tendências no mercado

Compartilhe:

Nesse conteúdo, abordaremos:

  • O que são os corantes? 
  • Como funcionam e sua produção;
  • Possíveis aplicações;
  • Uso no Brasil;
  • Alternativas sustentáveis ou veganas.


Você sabe como é a produção de corantes e pigmentos? Quais alternativas de corantes naturais há disponíveis no mercado? Conheça tudo sobre isso em nosso conteúdo!

O que são?

Os corantes são substâncias, naturais ou sintéticas, que conferem cor ao material em que são aplicadas. Geralmente sua formação dá-se por compostos orgânicos com grupos funcionais específicos que os ajudam a se fixar no substrato de interesse, seja este um tecido composto de fibras naturais (lã, algodão) ou de fibras sintéticas (poliamida, poliéster), seja este um produto alimentício.

Diferentemente dos pigmentos, aplicam-se diretamente em vários materiais sem a necessidade de um aditivo químico, contanto que tenham afinidade entre si. Para se fixar no substrato, adsorve-se o corante sobre a superfície do material, ou pode-se formar ligações iônicas ou covalentes com ele.

Como funcionam?

O corante, uma vez já fixado no material, absorve e reflete parte da radiação eletromagnética na faixa da luz visível, conferindo-lhe cor. Assim, a cor irá mudar dependendo das características da estrutura molecular dessa substância, especialmente do seu centro cromóforo.

Por se tratar de um composto formado por moléculas naturais ou sintéticas, extrai-se a matéria de frutas, plantas, ou ainda produz-se a partir de diversas reações químicas complexas em processos que podem envolver mais de 500 etapas. 

Possíveis aplicações

Corantes possuem uma presença assídua na indústria, dentre as quais destacam-se a produção de tintas, vernizes, alimentos e plásticos. O seu propósito é nitidamente alterar a coloração de uma superfície e, por conseguinte, alinhar a estética de um produto com a intenção do fabricante e desejo do consumidor.

A elevada demanda de corantes industriais no mercado global deve-se em função da variedade de indústrias que empregam esses componentes na produção ou transformação de produtos. Consequentemente, o mercado de aditivos de cores movimenta grande capital e está em constante crescimento, já que o aumento no consumo de mercadorias como embalagens plásticas e vestuário implica em uma maior requisição desses materiais.

Corantes naturais, obtidos de fontes vegetais, minerais ou animais são mais seguros para a saúde humana e meio ambiente, além de serem mais facilmente decompostos. Esse tipo de composto se faz mais presente em tipos específicos de processos produtivos. Por outro lado, corantes sintéticos encontram-se em maior número na indústria de tintas e plásticos devido a sua obtenção em maior número e variedade do que seus equivalentes naturais, sujeitos à disponibilidade de certas matérias-primas em determinadas regiões. 

Uso no Brasil

No Brasil, destaca-se a forte utilização de corantes na indústria alimentícia, que passa por um processo de transformação em relação aos corantes utilizados: a adoção de corantes naturais em oposição aos artificiais. Desse modo, a tendência é que a demanda por corantes livres de sintéticos cresça e alguns aspectos que ocasionam esse crescimento são: problemas de saúde (possíveis influências cancerígenas), custo e impacto ambiental associado aos corantes artificiais. Assim, aquece-se o mercado de corantes, de modo a fomentar novas pesquisas em diferentes tonalidades, produtos mais saudáveis e que não prejudicam o ambiente. 

Nesse sentido, utiliza-se principalmente, no ramo alimentício, os pigmentos de origem natural: Urucum, Cúrcuma, Clorofila e Carmim de Cochonilha, e vê-se a presença desses corantes em sorvetes, sucos, doces, refrigerantes, massas, entre outros. Sendo o território brasileiro rico e com ajuda da ciência, são diversas as possibilidades de inovação nesse segmento. Ademais, o uso de frutos e vegetais como alternativa a corantes artificiais é uma oportunidade a ser explorada e aplicada na indústria nacional.

Além disso, segundo a Associação Brasileira da Indústria Química, o Brasil é um grande produtor de corantes, no entanto não é autossuficiente, sendo necessária a importação para suprir a demanda nacional. Surge então uma oportunidade de investimento nessa área, dado que a demanda na utilização de corantes tende a crescer pelos próximos anos.

Alternativas sustentáveis ou veganas

Diante da necessidade da redução dos impactos ambientais nos processos industriais e dos malefícios causados na saúde provocados pelos corantes artificiais, a fabricação de corantes naturais para a utilização em indústrias têxteis e de alimentos se intensificou. Ademais, os corantes naturais e veganos, além de possuírem valores nutricionais, possuem ação antioxidante, são atóxicos, não carcinogênicos e biodegradáveis. Dessa forma, são alvo de pesquisas promissoras para a indústria, já que o desenvolvimento sustentável, atualmente, deixa de ser exceção para se tornar necessário.

Na produção industrial, o desafio é aumentar a estabilidade dos corantes naturais em função das mudanças de pH, temperatura e luz. Mesmo que haja um maior controle para a manutenção da qualidade do produto diante da heterogeneidade da matéria vegetal, os investimentos necessários são baixos. Uma possível alternativa para superar esses obstáculos seria o uso de lagos de corante, em que se utilizam sais de alumínio para obter corantes concentrados.

Como a Propeq pode te ajudar?

Gostou do conteúdo? Interessou-se pelo mercado de corantes e quer ajuda para desenvolver seu negócio? A Propeq, consultoria júnior em Engenharia Química da Unicamp, está aqui para te ajudar! Clique abaixo e entre em contato com um de nossos consultores!

Postagens Recentes

Blog

Processamento de Polímeros

O processamento de polímeros está no coração de diversas indústrias, de embalagens e eletrônicos até a construção civil e a medicina. Sua versatilidade, durabilidade e

Blog

Como Produzir Jeans

A produção de jeans envolve um conjunto de etapas bem definidas e o uso de tecnologias específicas que garantem a qualidade e o estilo das

Assine nossa newsletter e fique por dentro das principais novidades da indústria e do mundo!