loader image

Formulei um produto: o que faço agora?

Compartilhe:

Neste post, trataremos dos principais pontos que você deve saber para começar um processo, são eles:

  • Análise de mercado;
  • Reações químicas envolvidas na produção de sua fórmula;
  • Pré-Projeto;
  • E análise de viabilidade econômica.

Você formulou o seu produto tão sonhado. Uma janela de oportunidades se abrem: é necessário decidir como será a sua produção, o maquinário, volume de produção. Além disso, você vai precisar provar para futuros investidores que você pode produzir o seu novo produto em escala industrial, para convencê-los a investir no seu projeto.

O primeiro passo, então, é se perguntar:

Formulei, mas para qual mercado?

Se você ainda não fez uma análise de mercado ao desenvolver a sua formulação, agora é a hora! Os demais passos são tomados partindo do pressuposto que é viável a produção dessa fórmula, e que existe mercado para ela.

Nossa parceira, a Líder Jr. destaca em seu post algumas das principais vantagens da análise de mercado, dentre elas, evitar erros comuns que empreendedores cometem ao lançar uma formulação sem ter informações sobre o mercado ou sobre a concorrência.

Dentre algumas das vantagens de se ter uma análise de mercado estruturada, destacamos a melhora na tomada de decisões, aumento de assertividade e melhora na segurança do investimento.

Quais são as reações que produzem a minha fórmula?

Este ponto é essencial para produzir a sua formulação! Todo produto será formado por uma ou mais reações químicas, que por sua vez podem ser feitas por diversas rotas produtivas. A Pesquisa de Rotas Produtivas pode ser uma alternativa para entender a melhor opção para desenvolver a sua formulação.

Veja alguns dos parâmetros de projeto que podem variar de acordo com a reação:

Você pode começar a ver que, a reação química influenciará diretamente nos custos da sua produção! Se quiser entender mais do estudo de reações e como estas influenciam a sua produção, dê uma olhada neste conteúdo!

Pré-Projeto

Projetar uma planta química trata-se de uma tarefa extremamente complexa e que envolve várias etapas.  Tendo definido a reação química e a rota de produção da sua fórmula, começamos a pensar no layout da fábrica, na quantidade de equipamentos, tubulações, e todos os elementos indispensáveis para começar a produção.

Para isso temos diversas opções tecnológicas e econômicas envolvidas! Existe uma série de maneiras de realizar a reação química idealizada e começar a produzir o seu produto. Considere o exemplo seguinte:

Tenho 3 rotas de produção possíveis, sendo que a primeira gera um produto muito puro e é cara, a segunda precisa de maquinário que não tenho na minha fábrica, e a terceira, apesar de barata, gera subprodutos que devem ser separados… qual escolher?

Você começa a ter uma ideia mais concreta de como produzir, mas as coisas parecem mais complicadas! O que fazer? O pré-projeto vem como um direcionamento para sua produção.

Existem uma série de decisões que devem ser tomadas muito antes de se chegar a um projeto final. A intenção de elaborar um bom pré-projeto é chegar no projeto mais rentável economicamente possível, e eliminar alternativas pouco viáveis. Saiba quais são as etapas de elaboração do pré-projeto neste post!

Analise de Viabilidade Econômica da fórmula

Enquanto que nas etapas anteriores estávamos preocupados em entender um pouco da viabilidade técnica do produto, é essencial também olhar para a viabilidade econômica! Afinal, esta é a parte que seus investidores mais se atentam na hora de investir na sua fórmula. Se esse não for o seu caso, de todo modo você vai querer saber qual a melhor alternativa para investir!

A análise de viabilidade econômica é fundamentada na análise de fluxo de caixa. Por isso, existem uma série de indicadores econômicos que devem ser estudados para entender quanto o seu processo custará e quanto tempo ele levará para trazer retorno. Aqui você começa ouvir falar em termos como Capex, Opex, TIR, VPL, Payback, entre outros.

Se estiver confuso quanto ao significado de alguns destes termos, não deixe de checar nosso post sobre Análise de Viabilidade Econômica!


Esperamos que este post te ajude a direcionar o seu negócio na direção mais rentável e assertiva possível! Se quiser entender como montar o seu processo, não deixe de ver 5 passos para iniciar um novo processo.

Precisa de suporte? A Propeq conta com uma consultoria especializada em processos e presta serviços como o de desenvolvimento de rotas produtivas e o de análise de viabilidade econômica de sua produção. Não deixe de entrar em contato!

Postagens Recentes

Uncategorized

Como produzir polpas de frutas

A produção de polpas de frutas congeladas é uma solução prática e sustentável para preservar frutas sazonais, reduzir desperdícios e atender à crescente demanda por

Blog

Processamento de Polímeros

O processamento de polímeros está no coração de diversas indústrias, de embalagens e eletrônicos até a construção civil e a medicina. Sua versatilidade, durabilidade e

Assine nossa newsletter e fique por dentro das principais novidades da indústria e do mundo!