loader image

CASE: Hidrogênio Azul

O hidrogênio, em específico, o azul faz parte de uma das novas matrizes energéticas que estão ganhando cada vez mais destaque. Então, venha conhecer melhor como a Propeq executa seus projetos, especialmente no que diz respeito às rotas para sua produção desta nova tecnologia.

  • Motivações do cliente
  • Objetivo do projeto
  • Etapas do projeto

Motivações do cliente

Para diversificar sua matriz energética, uma empresa procurou a Propeq para desenvolver um sistema de produção de hidrogênio. Em uma análise preliminar, considerou-se utilizar o excedente de biometano para produzir hidrogênio azul. Processo esse que derivado da reforma a vapor do metano.

Dado o escasso conhecimento sobre o processo, oferecemos uma proposta de pesquisa de rotas visando a produção de hidrogênio azul. Para isso, utilizou-se bibliografias disponíveis no meio acadêmico e, assim, traçamos informações técnicas, como maquinário e condições de produção.

 Além disso, incluiu-se também um estudo a da viabilidade econômica do projeto, analisando o custo de operação e custo de implementação de um sistema de produção de hidrogênio azul, o que motivou ainda mais o cliente.

Objetivo do projeto

Com o intuito de realizar uma pesquisa sobre as rotas produtivas, conduziu-se uma revisão bibliográfica acerca do processo. Essa pesquisa utilizou, primeiramente, plataformas digitais com respaldo acadêmico, associadas também com a VPN da Unicamp.

Para os próximos passos direcionaram-se os esforços para as rotas produtivas, principalmente àquelas que apresentavam uma maior disponibilidade de informações técnicas e que se mostravam mais pertinentes à realidade do cliente. Com a base sólida fundamentada em pesquisas literárias, foi possível elaborar a diagramação do processo, detalhando as linhas de produção e os equipamentos em cada etapa

Etapas Produtivas do Projeto de Hidrogênio Azul

 1. Pesquisa Inicial

Primeiramente, o projeto envolveu uma revisão abrangente da literatura, além de um estudo preliminar de tecnologias e processos existentes. Ademais, a equipe coletou informações gerais sobre os métodos de produção de hidrogênio, catalisadores, reatores e condições operacionais ideais. Sumarizando, o objetivo desta etapa é identificar as tecnologias promissoras e estabelecer uma base teórica sólida para as fases subsequentes do projeto.

2.  Rotas Produtivas

Depois foram identificadas e analisadas detalhadamente as diferentes rotas produtivas possíveis para a produção de hidrogênio. Como rotas produtivas, o relatório tratou especificamente da reforma oxidativa parcial (POx) e a reforma autotérmica (ATR) como rotas produtivas.

Para cada rota foram descritos os processos, reações químicas envolvidas, condições operacionais (como temperatura e pressão), e os tipos de catalisadores utilizados.

3. Análise de Viabilidade Técnica

A última etapa envolveu uma pesquisa mais aprofundada para avaliar a viabilidade técnica das rotas produtivas identificadas. Isso incluiu testes experimentais com diferentes catalisadores e condições operacionais para otimizar a produção de hidrogênio.

Além disso, aspectos como a eficiência energética, a seletividade dos produtos, a durabilidade dos catalisadores e a resistência ao acúmulo de carbono foram considerados. Finalmente, realizaram-se cálculos de equilíbrio e análise de desempenho para determinar as condições ótimas de operação.

4. Relatório final

Por último, compilaram-se todas as informações através de um relatório final. Desta forma, o cliente teve acesso a todas informações de uma planta típica de produção de  H2. Soube também como o CH4 é convertido no gás de síntese , bem como os fluxogramas anexos e as planilhas automatizadas de maneira centrada e acessível.

Como a Propeq pode te ajudar?

Nesse conteúdo, informou-se os passos realizados pela empresa para a elaboração de um projeto a cerca das rotas produtivas do hidrogênio verde e da amônia verde. Você ficou interessado no assunto? Gostaria de verificar as rotas para a implementação dessa produção? Tem o desejo de iniciar algo novo na sua empresa? A Propeq, consultoria júnior em Engenharia Química da Unicamp, pode te ajudar com isso e muito mais! Clique abaixo e entre em contato com um de nossos consultores!

Cases Recentes

Cases

CASE: Bolsas térmicas

Atualmente, empreendedores pertencentes ao nicho voltado à produção de bolsas térmicas vêm ascendendo no mercado. Nesse conteúdo abordaremos um case no qual vários fatores foram

Cases

CASE: Sistema de Refrigeração

Neste conteúdo abordaremos: Demanda do cliente Emiliano, engenheiro civil, buscando inovar trouxe à Propeq a necessidade de um suporte técnico para a análise de viabilidade

Assine nossa newsletter e fique por dentro das principais novidades da indústria e do mundo!