loader image

Otimização de processos em empresas e indústrias. Como fazer?

Compartilhe:

A otimização de processos em indústrias e empresas é necessária para progressão delas. Saiba algumas metodologias que a envolvem e como aplicá-la .

Neste conteúdo abordaremos:

  • Introdução
  • Como ampliar seus resultados?
  • Ferramentas e metodologias para otimização
  • Importância do feedback

Introdução

Também conhecido como “Process Otimization”, a otimização de processos é um método que auxilia no mapeamento e identificação de falhas, ajudando a incrementar e aprimorar as atividades e resultados de empresas ou indústrias. 

Em suma, é uma técnica que visa propor soluções, através de ferramentas e metodologias, a fim de prover processos mais eficientes, eliminando o que é dispensável, além de melhorar resultados no âmbito organizacional.

Como ampliar seus resultados?

Alguns passos são necessários para o emprego efetivo das técnicas de otimização dos processos. São eles : 

  1. Definição dos objetivos
  2. Mapeamento dos processos
  3. Eliminação de etapas 
  4. Uso das ferramentas de otimização
  5. Monitoramento
  1. Definir os objetivos

Antes de começar as mudanças, é necessário responder perguntas, tais como: Qual é o objetivo a ser alcançado? Quais são as deficiências dele? O que é preciso aprimorar? Através dessas respostas, é muito mais fácil fazer uma revisão específica e obter um resultado mais assertivo.

  1. Mapear os processos

Realizar o mapeamento, reconhecer as tarefas e fluxos dos processos atuais é talvez o passo mais importante. Coerente aos objetivos identificados na primeira etapa, ele busca levantar as atividades e processos realizados dentro da empresa e visualizar como são executados, assim identificando os pontos de melhorias necessários.

  1. Eliminação de etapas 

Após o mapeamento, dá-se início à otimização efetiva dos processos. Nesta etapa é essencial visualizar os processos redundantes, identificar os gargalos, eliminar o que é dispensável e improdutivo para, desse modo, reduzir gastos e tempo que seria empregado desnecessariamente.

  1. Uso das ferramentas de otimização

Depois de repensar os próximos passos e observar qual caminho apresenta a maior produtividade, começa-se a etapa de automatização e refinamento dos processos. Finalmente, são implementadas as ferramentas de automatização, que irão auxiliar no gerenciamento da empresa — no meio interno e externo — ao coletar e centralizar os dados, além de automatizar processos, vide prospecção.

  1. Monitoramento

Monitorar e praticar continuamente é necessário mesmo depois de todas as etapas realizadas, pois esta automatização é um processo contínuo e precisa de cuidados para se moldar na indústria ou empresa.

Ferramentas e metodologias para otimização

Para que a otimização funcione de maneira eficaz e a fim de evitar erros, ferramentas de CRM e  BPMS — respectivamente : Customer Relationship Management e Business Process Management System — são de grande importância. Essencialmente, elas referem-se a softwares de gestão de processos que alinham um conjunto de práticas, estratégias de negócios e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente.  

  1.  Customer Relationship Management (CRM)

A Gestão de Relacionamento com o Cliente, como é conhecido em português, é utilizado por startups e pequenas e grandes organizações, visto que esta prática gerencia, analisa e acelera meios para prospecção. Além disso, também atua em interações com clientes ao antecipar os anseios deles, administriando leads e oportunidades de vendas. Desse modo, reduz o esforço manual e acelera o processo de vendas.

Algumas ferramentas de CRM são:

  • Ploomes
  • SalesForce
  • Piperun
  1. Business Process Management System (BPMS)

Enquanto o CRM foca no relacionamento com o cliente, os softwares de Business Process Management System direciona-se para otimização da própria empresa. O objetivo deles é, essencialmente, mapear, automatizar, executar e monitorar processos da empresa. Mas, como isso ocorre ? 

Esses softwares auxiliam no gerenciamento do fluxo de trabalho e dos processos da empresa. Boas ferramentas de BPMS assistem as equipes a identificar, organizar, estruturar e automatizar seus processos e, além disso, também coletam dados sobre eles para assim monitorá-los a fim de aprimorá-los e identificar fallhas.

Algumas ferramentas de BPMS são:

  • Pipefy
  • MaintainX
  • QntrlX

Importância do feedback 

Por fim, para o desenvolvimento de um ambiente produtivo, a receptividade de feedbacks é de extrema importância. Eles são valiosos na fase de implementação e validação, portanto é preciso valorizar a oportunidade de avaliação de processos, produtos e metodologias que eles fornecem. Nesse momento, é possível corrigir, propor melhorias e direcionar melhor a empresa.

Como a Propeq pode te ajudar?

Nesse conteúdo, abordamos a otimização da equipe e dos processos de indústrias visando o aumento da produtividade, redução de custos, melhor absorção das demandas, colaboração interdepartamental, aumento da competitividade e incremento de resultados.

Você ficou interessado no conteúdo e gostaria de saber mais sobre nossos serviços ? A Propeq, consultoria júnior em Engenharia Química da Unicamp, está aqui para te ajudar! Clique abaixo e entre em contato com um de nossos consultores.

Postagens Recentes

Blog

Produção de Suplementos Alimentares

Os suplementos alimentares desempenham um papel fundamental na complementação da dieta, atendendo a demandas nutricionais específicas e proporcionando benefícios para diversas áreas industriais. Este texto

Assine nossa newsletter e fique por dentro das principais novidades da indústria e do mundo!