loader image

Aprenda de que forma é possível contribuir para um mundo mais verde através da otimização do descarte de lixo!

Compartilhe:

Neste conteúdo abordaremos:

Quais medidas podemos tomar visando a otimização do descarte de lixo? Em escala:

  • Industrial
  • Municipal
  • Residencial
  • Global
  • Novas tecnologias no descarte de lixo 

Um dos maiores entraves da humanidade, desde quando a civilização industrial se consolidou, como já ouvimos de muitas fontes e lugares, é o descarte apropriado de lixo. A bola de neve que tal problema se tornou ganha cada vez mais conteúdo e velocidade, especialmente com a entrada de lixos da atualidade, como o eletrônico e espacial. Essa quase  irrefreável bola culmina em ilhas de lixos nos oceanos ou lixões maiores que cidades, e antes que percebamos, tende, em seu caminho, a levar todos nós juntos. 

Mesmo estando muito longe de liquidarmos esse assunto, existem certas atitudes que podemos implementar para otimização do descarte de lixo. Mas quais seriam, tais hábitos, a depender do contexto? 

Industrial:

  • Serviço de consultoria: existem profissionais especialistas na temáticas, que podem assim, contribuir para a criação de uma forma particular de descarte de lixo para cada empresa, com enfoque, por exemplo, em questões ambientais, tecnológicas, logísticas ou legislações.  Com isso, viabiliza-se a criação de um plano de gerenciamento, detalhando todas as etapas do processo. 
  • Software de gestão: tal tecnologia auxilia a garantir a melhor maneira de eliminar os resíduos, porém de maneira automática, o que muitas vezes traz eficiência e praticidade às grandes indústrias. Dentro disso, esses softwares, seguindo as leis ambientais permitem a incorporação e manutenção de políticas ambientais internas e contenção de riscos. 

Municipal:

  • Parcerias público-privadas (PPP): essas parcerias, que podem também ocorrer apenas dentro do setor privado, ou seja, envolvendo uma empresa qualquer e outra de reciclagem, consiste em uma associação mutualística, tida como benéfica para ambas as partes, na qual empresas se tornam responsáveis por gerir o lixo da cidade, incluindo a limpeza das ruas, coleta residencial, separação do lixo e envio para empresas de reciclagem. 
  • Apoio às cooperativas e associações de catadores de lixo e de reciclagem: em muitas cidades grande parte da coleta de lixo é feita por catadores, os quais ao fazerem parte de cooperativas conseguem acumular um maior volume de recicláveis e vender de forma direta à indústria, obtendo melhores preços. Dessa forma, em certos casos eles acabam por ser um elemento chave para a ocorrência da reciclagem.
  • Criação de postos de coleta de fácil e amplo acesso: assim, uma vez que esses postos sejam destinados cada um para uma certa especialidade, como reciclados, pilhas e baterias, eletrônicos, remédios, etc.  

Residencial:

  • Fazer a separação entre resíduo orgânico do lixo comum: muitas vezes para conseguir pôr em prática tal ato, recomenda-se o uso de dois lixos diferentes, uma para cada tipo de resíduo. Esse processo facilita e agiliza o trabalho dos catadores. As as próprias empresas também são beneficiadas na hora do processamento desses materiais, além de evitar que objetos que poderiam ser transformados em outros, sejam perdidos. 
  • Descarte correto de óleo: em algumas cidades contam pontos nos quais é possível depositar óleo usado. Já em outras existem pessoas que passam recolhendo tal produto. Em ambos os casos, evita-se que esse óleo impregne outros resíduos ou acabe em locais inadequados, uma vez que ele pode ser reutilizado, por exemplo, para a confecção de sabão.
  • Doação de aparelhos eletrônicos para ONGs ou associações e prefeituras: do mesmo modo  como os tópicos supracitados, essa atitude ajuda na separação e consequentemente destinação correta, nesse caso de produtos eletrônicos, posto que muitas vezes partes de seus componentes possuem alto valor agregado, podendo ser reusados e também por conta do fato de que alguns deles podem ser tóxicos.  No Brasil, por exemplo, existe a GREEN Eletron, pertencente a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE). Assim, tal órgão é responsável, desde 2016, pela logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos. Além disso, há também a empresa Descarte Certo, na qual os aparelhos são desmontados por meio de um processo chamado “desfabricação”, e suas peças são recicladas. 

Global:

  • Educação ambiental: sendo feita de uma maneira realmente ampla e eficaz, essa medida reflete nos diversos níveis organizacionais e nas mais diversas áreas. Inclui-se, residências, empresas e países, além de ser considerada algo que perdurará no futuro. Diante disso, há possibilidade da coletividade construir valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências a fim de preservar o meio ambiente. Um exemplo disso é a realização da coleta seletiva e assim otimizar o descarte de lixo. 
  • Implementar a economia circular: esse conceito apesar de também incluir a otimização, vai muito além. Dessa forma, objetiva-se atingir uma gestão mais eficiente dos recursos, em todos os níveis de produção; inclui a minimização da extração de recursos, maximização da reutilização, o redesenho de processos, entre outros. 

Fonte: Apcer Group

Novas tecnologias e métodos que podem ser de grande contribuição para otimização:

  • Satélite que remove lixo espacial: em 2021 a missão End-of-Life Services by Astroscale-demonstration (ELSA-d), da empresa japonesa Astroescale, colocou em órbita o pequeno satélite ELSA-d. Ele capturou com sucesso um lixo espacial simulado, completando a primeira fase desta tecnologia. Dessa forma, isso poderá contribuir para o uso sustentável do espaço próximo à Terra.
  • Biodigestão: se baseia na criação de combustível por meio da utilização de lixo orgânico descartado.
  • Transformação de lixo em asfalto: o lixo hospitalar e os metais pesados, apesar da elevada toxidade, viram asfalto, por meio de um processo de reuso industrial.
  • Enzima devoradora de plásticos: uma pesquisa de origem americana e britânica, com participação de professores da Unicamp, criaram por acidente uma enzima devoradora de plástico. Por conseguinte, essa enzima poderia contribuir imensamente para o descarte de lixo.

Como a Propeq pode te ajudar?

Neste conteúdo abordamos o processo de otimização do descarte de lixo, e como pô-lo em prática. Quer melhorar como o descarte de lixo é feito em sua empresa e ajudar a salvar o planeta? A Propeq, consultoria júnior em Engenharia Química da Unicamp, está aqui para te ajudar! Clique no botão abaixo e entre em contato imediatamente com um de nossos consultores!

Postagens Recentes

Blog

Produção de Suplementos Alimentares

Os suplementos alimentares desempenham um papel fundamental na complementação da dieta, atendendo a demandas nutricionais específicas e proporcionando benefícios para diversas áreas industriais. Este texto

Assine nossa newsletter e fique por dentro das principais novidades da indústria e do mundo!