loader image

Case Sebacato: desenvolvendo novas rotas produtivas

Capa para conteúdo com engranagens imersas em um óleo lubrificante com logo da Propeq centralizado em baixo

Nesse case de sucesso, serão abordados:

  • A vontade de um cliente em ter mais autonomia na produção;
  • O desenvolvimento do projeto realizado pela Propeq;
  • A solução abrangente entregue ao cliente.

A ideia por trás do projeto

A DNC Industrial Campinas, fabricante de soluções químicas e lubrificantes especiais, veio até a Propeq com uma ideia que potencialmente alavancaria a competitividade da indústria frente ao mercado nacional.

Sua ideia? Desenvolver uma rota produtiva para uma das matérias-primas utilizada na produção da empresa: o sebacato de sódio. Aditivo de graxas, o sebacato era anteriormente adquirido de terceiros. Assim, como uma forma de diminuir gastos e aumentar a autonomia da empresa, passar a produzir o material internamente era de suma importância.

Dessa forma, o escopo do projeto foi pesquisar profundamente possíveis rotas produtivas para o composto, elencando as principais características de cada uma delas e, assim, apresentar as possibilidades ao cliente.

Desenvolvimento do Projeto Sebacato

Nesse sentido, para propor uma solução, a Propeq encabeçou, em uma etapa inicial, a análise de diversas rotas de produção do sebacato de sódio, com base na literatura acadêmica disponível e no acervo bibliográfico da Unicamp. Essa etapa foi concluída com a confecção de um relatório parcial. Durante a realização da pesquisa, foram encontradas rotas que tinham como produto intermediário o sebacato de sódio, sendo o produto final o ácido sebácico.

Portanto, o cliente, junto da Propeq, selecionou duas rotas produtivas das apontadas na etapa anterior. No relatório final, elas foram apresentadas de maneira mais aprofundada, contemplando o estudo de partes específicas  que englobavam a adaptação do processo produtivo do ácido sebácico, a fim de produzir sebacato. O objetivo era mostrar a melhor forma de se obter o produto, a fim de solucionar a dor apresentada inicialmente pelo cliente.

A Solução

Dessa maneira, pudemos fornecer à DNC Industrial Campinas o estudo minucioso de duas rotas produtivas do sebacato de sódio, qualitativamente contrapostas  no relatório final entregue à cliente. Assim, a DNC recebeu um comparativo das rotas para que pudesse começar a produzir o composto por conta própria.

Além disso, vale ressaltar que a Propeq ofereceu um suporte pós-projeto que envolveu a sugestão de uma nova rota produtiva, uma vez que o cliente decidiu mudar a matéria-prima para sua produção do sebacato. Nesse sentido, propusemos o esboço de uma rota alternativa que se valia desse novo insumo.

A Propeq, portanto, pôde abrir portas para que a empresa conseguisse se tornar mais competitiva no mercado. Isso porque atendeu sua vontade de encontrar uma rota de produção do sebacato que pudesse ser inserida dentro da indústria e, portanto, que dispensasse a compra da substância de outros fornecedores.

Tire sua ideia do papel!

Já pensou em incluir um novo produto em sua planta industrial ou produzir alguma matéria prima utilizada no seu processo? Um dos serviços que a Propeq realiza é o desenvolvimento de processos, o qual inclui a pesquisa de novas rotas produtivas e em que são avaliados aspectos técnicos e econômicos para entender o que é melhor para cada caso.

Ficou interessado(a)? Clique no botão abaixo e fale com um especialista!

Cases Recentes

Case de Sucesso

Case Velas Veganas

Nesse conteúdo abordaremos:  Motivações do cliente para a produção de velas veganas Uma psicóloga e aroma-terapeuta a partir da percepção da necessidade de seus pacientes decide

Cases

Case Lactato de Etila

Neste conteúdo abordaremos: Qual o objetivo do projeto? Uma empresa procurou a Propeq com o objetivo de inovar o seu portfólio, por meio da produção

Assine nossa newsletter e fique por dentro das principais novidades da indústria e do mundo!