loader image

O que fazer com minha produção durante a crise?

Compartilhe:

Neste conteúdo abordamos:

  • Os principais problemas que as empresas têm enfrentado em sua produção durante a crise;
  • Como uma empresa pode adaptar seu processo no contexto atual;
  • Formas de cortar gastos e otimizar a produção;
  • Como contornar a dificuldade em obter matérias-primas.

Nos últimos meses o Brasil vem enfrentando um cenário caótico devido à rápida disseminação do Covid-19 e à adoção, por grande parte dos países, da estratégia de isolamento social obrigatório.

 Em um contexto como esse, uma crise econômica acaba sendo inevitável, uma vez que tanto a produção quanto a demanda acabam sofrendo constantes oscilações. No setor industrial, no mês de Março, 43% das empresas já reportaram os impactos negativos nos negócios. Dentre os problemas citados estão o risco de redução de demanda, dificuldade de fornecimento de matéria prima, dificuldades logísticas,  afastamento de funcionários e até problemas de inviabilidade econômica que forçam a parada da produção. 

Indústrias que produzem bens considerados não essenciais às necessidades da crise, como a têxtil e a química, são as que mais vêm enfrentando um decaimento considerável na demanda. Já indústrias que produzem bens necessários vêm recebendo um incentivo por parte dos governos para o aumento dessa produção, como as indústrias farmacêutica e de produtos hospitalares. 

Sua empresa se encaixa em algum desses cenários? Como agir em cada um deles? Para responder a essa pergunta, discutimos a seguir as principais dúvidas que podem surgir sobre processos industriais em meio à crise. Afinal, saber como se adaptar a esse novo contexto é fundamental para que sua empresa sobreviva às dificuldades atuais, decorrentes das oscilações de produção e demanda.

Se minha indústria está com escassez de demanda, vale a pena continuar produzindo? 

Uma estratégia que muitas indústrias estão utilizando para contornar a escassez das demandas é a adaptação da produção para produtos que são essenciais nesse momento. Por exemplo, a AMBEV e a Ypê introduziram a produção de álcool gel em suas linhas de produção; a Ford anunciou que pretende estar envolvida na fabricação de aparelhos para respiração artificial e máscaras de proteção; já a BASF e a Beiersdorf adaptaram rapidamente suas linhas de produção para produzir desinfetante para as mãos.

Como a demanda desses produtos está muito alta, muitas unidades de saúde vêm sofrendo de sua carência. Assim, se sua Indústria fabrica um produto que está com baixa demanda, uma boa forma de continuar produzindo é a adaptação da linha de produção para a fabricação de um novo produto. Isso pode sanar essa falta atual, além de diminuir as consequências econômicas que a crise pode trazer para a sua empresa. 

É também uma forma de auxiliar toda a economia brasileira, uma vez que o funcionamento da sua indústria auxilia o funcionamento de outras, principalmente se a adaptação que você pode realizar é focada na produção de insumos para produtos com alta demanda.

A participação das empresas nesse cenário é tão importante que o Governo Nacional vem firmando acordos para estimular a produção desses produtos. Caso sua empresa comece a produzir o que é necessário no momento atual, como máscaras de TNT, álcool gel e até mesmo ventiladores pulmonares, você terá um auxílio para começar a produção.

Como adaptar meu processo produtivo para atender demandas temporárias à crise?

Para que a adaptação da planta produtiva seja colocada em prática, dois passos são essenciais: a análise da capacidade técnica da sua planta e a análise econômica dos custos e ganhos que sua empresa vai ter com essas modificações.

  • Análise técnica: sua planta pode ser adaptada para uma nova produção? Quais equipamentos são necessários para isso? Quais equipamentos podem ser reutilizados? 
  • Análise econômica: os custos valem a pena em um contexto final? É possível, dentro do cenário atual, realizar essas modificações? Quais são os obstáculos econômicos e logísticos?

De forma prática:

  • Se você já tem os equipamentos, você ainda precisa saber como utilizá-los para essa nova produção de maneira que os custos sejam mínimos. 
  • Se você precisa adaptar os seus equipamentos e/ou acrescentar novos, você precisa avaliar a melhor forma de fazer isso. 

Para ambos os casos é necessário fazer um investimento inteligente e saber o retorno econômico que isso terá. Assim, uma análise de viabilidade técnica e econômica é o primeiro passo que você deve tomar. 

É necessário também que seja realizada uma análise de segurança dessas modificações para verificar se dentro das condições espaciais da sua planta elas são seguras, garantindo, assim, que não haja danos de segurança para os funcionários e/ou para todo o espaço geográfico em que sua planta está inserida.

Como solucionar problemas de fornecimento de insumos importados?

Um problema que vem sendo enfrentado pela economia brasileira frente à crise da pandemia é a falta de matéria prima. Grande parte dos insumos utilizados na produção das nossas indústrias vem de fora, e o fornecimento desses materiais está sendo reduzido  e dificultado por problemas logísticos.

Você está enfrentando esse problema? Existem dois caminhos interessantes e viáveis que podem ser adotados para solucioná-lo. São eles: a compra desses insumos de indústrias locais e a fabricação dos próprios insumos

A adoção da estratégia de compra de insumo de indústrias locais, além de solucionar esse problema, fortalece a economia local, haja vista que tal ação valoriza as indústrias nacionais possibilitando que essas conquistem um maior espaço na economia mundial. Já a fabricação de insumos, tanto para utilização própria quanto para terceiros, soluciona esse problema não só para a sua empresa. Vale ressaltar que nesse momento uma boa estratégia é produzir a matéria prima para outras indústrias que estão com dificuldade de obtê-la. Isso acaba ocasionando uma reação em cadeia que atinge de forma positiva toda a economia brasileira.

Nesse contexto, a BASF pôs em prática uma ótima ideia: o início da produção de um novo espessante para a produção de álcool em gel. Além disso, a empresa anunciou que deve aumentar a produção nacional de catalisadores, produto, este, que também pode ser utilizado como insumo.

Como posso me adaptar perante a crise se a estagnação da produção for inevitável?

Assim como já apresentado em conteúdos anteriores, para minimizar as consequências da crise é essencial que a sua empresa continue empreendendo. Com base nisso, se após uma análise de viabilidade técnica e econômica ainda é inviável para a sua indústria adaptações na linha produtiva, existem outras formas de manter a sua indústria em funcionamento. A mais interessante delas é a adoção de medidas que minimizem os gastos de produção. 

Quais medidas minimizam os gastos de produção?

Utilização de resíduos de descarte como fonte de energia e matéria prima

Sua empresa pode usar de resíduos para produzir energia ou para fornecer matéria prima para um segundo produto. Isso pode ser feito por meio da integração energética, a qual pode reduzir em mais de 50% o consumo de energia.

Uma ação prática dessa utilização de resíduos é a implementação da integração energética em biorrefinarias de cana-de-açúcar através da metodologia Pinch, que vem sendo aplicada com o intuito de produzir etanol de segunda geração e/ou energia elétrica através do bagaço da cana. Essa integração energética proporciona vantagens econômicas devido à diminuição nos custos de utilidades quentes e frias. Além disso,  melhora a gestão de energia e reduz a emissão de gases e efluentes líquidos.

Para a implementação dessa medida em sua empresa, é necessário fazer antes uma série de estudos sobre seu processo e verificar a viabilidade econômica da integração energética como forma de melhorá-lo. Entre em contato com a gente!

Mapeamento de possíveis falhas na produção

Sua empresa pode utilizar deste período para mapear possíveis falhas e para realizar uma manutenção preventiva dos meios de produção. 

Dessa forma, se sua produção precisou ser interrompida, esse momento pode ser adequado para que você avalie possíveis problemas. Isso poderá evitar problemas futuros, bem como prevenir perdas econômicas que uma solução de falhas com a produção funcionando pode ocasionar.

Otimização do processo produtivo

Sua empresa pode utilizar desse momento para o desenvolvimento de novas tecnologias que possam melhorar a produção em um contexto futuro. 

Uma otimização do seu processo produtivo pode trazer benefícios tanto econômicos, quanto de qualidade do produto, haja que vista que ela visa melhorar a rentabilidade da produção, a conversão dos reagentes em matéria prima, além de reutilizar e evitar possíveis dissipações e perdas de energia, através do estudo da disposição dos equipamentos na linha e da reutilização de matéria prima.

Se  minha indústria produz um produto com alta demanda, vale a pena aumentar a produção? E depois que a crise passar?

Como já citado anteriormente, muitos produtos essenciais à crise estão em falta. Assim, se sua indústria fabrica algum produto que está com alta demanda ou algum insumo para tal, uma ótima estratégia tanto para diminuir o impacto econômico da sua empresa, quanto para auxiliar a suprir a falta destes, é o aumento da produção. Mas como fazer isso? E em que escala deve ser esse aumento?

No contexto atual, é importante aumentar a produção de forma que seja possível diminuí-la quando a crise acabar e a demanda cair. O scale up é um procedimento que tem como função esse aumento. Ele é feito levando em consideração variáveis de uma produção, como a quantidade de matéria prima, temperatura e  pressão, já que não necessariamente isso seja linear em uma produção. 

Com tantas variáveis envolvidas, o auxílio de uma consultoria é essencial para uma empresa implementar o scale up de forma mais segura e assertiva. Quer aumentar sua escala produtiva, mas tem dúvidas em como fazer isso? Quão viável economicamente essa mudança é no seu contexto empresarial? Como consultoria em Engenharia Química, a Propeq pode responder essas dúvidas! Entre em contato com a gente e amplie sua produção! 

Então, considerando os produtos que estão em alta, o que eu posso fazer com a minha produção?

Muitos dos produtos essenciais durante a crise, como o álcool gel e a água sanitária, são produtos relativamente de simples fabricação, na qual é necessário pouco investimento inicial para os equipamentos que serão utilizados. Além disso, muitos desses equipamentos conseguem ser reutilizados de outras produções, como da produção de cosméticos, por exemplo, que acabaram sendo afetadas durante a crise. 

Sendo assim, uma das possíveis alternativas para que sua empresa não seja afetada quando sua produção está baixa é investir nas demandas do mercado sanitário, que além de auxiliar no combate à pandemia acaba sendo uma ótima fonte de renda nesse cenário caótico. Para isso, projetos ligados à introdução de um novo processo na sua linha de produção auxiliam a evitar que a sua empresa fique parada.

Por fim, é importante salientar que para optar pela melhor solução em meio à crise e, assim, conseguir atingir o mercado alvo de maneira mais assertiva é necessário avaliar as dores e os ganhos do mercado que a modificação deseja atingir:

  • Quais ganhos o mercado que você quer atingir terá quando em contato com o seu novo produto?
  • Quais são os ganhos sociais do usuário?
  • Que dores do mercado analisado que você quer solucionar?

Esses e outros questionamentos são essenciais para o contexto ao qual nos encontramos.

Portanto, são vários os meio para que você adapte seu processo ou inicie um novo em sua empresa, tendo-se em vista o cenário do Covid-19. Quer saber mais sobre as oportunidades do mercado atual e como você pode ser agente no meio da crise? Chama a gente no chat e fale com um de nossos consultores!

Além disso, preencha o forms abaixo e obtenha o nosso e-book gratuito para mais informações exclusivas sobre como e o porquê de empreender na crise!

Postagens Recentes

Blog

Venha conhecer sobre a produção de gin!

Nos últimos anos, ocorreu um aumento no consumo de gin. Assim, quando pensamos em destilados, logo vêm à cabeça vodka, cachaça e gin. Entretanto, você

Assine nossa newsletter e fique por dentro das principais novidades da indústria e do mundo!