loader image

Biocombustíveis: Etanol de Primeira Geração

Compartilhe:

Nesse conteúdo, serão abordados:

  • O que são os biocombustíveis e quais os principais tipos?
  • O que é o etanol de primeira geração?
  • Como ele é produzido?
  • Quais as vantagens e desvantagens associadas a ele?

Até 2030, alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais

À primeira vista essa frase parece utópica, distante da nossa realidade, uma vez que os problemas enfrentados pelo planeta Terra, no que diz respeito à utilização dos recursos naturais, são inúmeros. Nesse sentido, destaca-se o uso de combustíveis fósseis como exemplo da gestão insustentável e ineficiente dos recursos, já que é responsável por questões como poluição e aquecimento global.

No entanto, essa frase, um dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU, pode não ser tão distante assim! Muitos estudos e pesquisas estão sendo realizados ao redor do globo com o intuito de cumprir a meta. 

Nesse contexto, uma das principais vertentes de estudo são os biocombustíveis, desenvolvidos com o intuito de substituir os combustíveis convencionais – de origem não renovável -, como a gasolina e o diesel, tendo em vista seus diversos impactos negativos ao meio ambiente.

O que são biocombustíveis? 

Antes de entender aspectos mais específicos a respeito dos biocombustíveis, como os seus processos produtivos, é primordial entender o que são eles e quais seus tipos.

De maneira sucinta, eles são combustíveis cuja matéria prima da produção advém de fontes renováveis, geralmente vegetais. Dessa forma, para produzi-los, não é necessário o processo de fossilização como ocorre com o petróleo.

Assim, existem diversos tipos de biocombustíveis, como o biodiesel, o biogás, a biomassa e o etanol, cujas informações encontram-se abaixo:

Arte de autoria da Propeq representando os principais tipos de biocombustíveis com suas respectivas descrições: o etanol, a biomassa, o biometano e o biodiesel, cada um com um ícone representativo, em verde

No Brasil, pesquisas acerca de biocombustíveis estão em constante crescimento e um dos tipos já consolidados é o etanol. Produzido principalmente através da fermentação da cana de açúcar, é um possível substituto para os combustíveis fósseis. Isso pois, além de poluir menos, também tem o seu custo de produção cerca de 70% menor que o da gasolina. 

Com isso, entende-se o porquê desse biocombustível ser continuamente estudado e aprimorado. Hoje, a produção do etanol já não se baseia apenas no açúcar da cana: o seu bagaço também é utilizado na produção de etanol de segunda geração. Além disso, vertentes da ciência estudam a produção do combustível de terceira geração, o que enfatiza o fato de que se trata de um mercado em constante crescimento.

Como o etanol de primeira geração é produzido?

Apesar de existirem pequenas diferenças entre algumas produções, existem etapas fundamentais presentes em quase todas elas, das quais destacam-se:

Lavagem

Uma vez que a cana de açúcar é trazida até a usina diretamente das plantações, é necessário primeiramente realizar a sua lavagem, sendo retiradas as impurezas mais grosseiras, tais como areia, terra e poeira. Logo em seguida, ela costuma ser picada e pode passar também por um eletroímã, a fim de retirar possíveis resquícios metálicos

Moagem

A partir daí, ela é encaminhada para a moagem, em que a cana é moída por trituradores, gerando um líquido comumente chamado de melado. Aproximadamente 70% da massa original estão nesse caldo, enquanto os outros 30%, que não puderam ser aproveitados, passam a compor o bagaço, o qual pode ser utilizado na geração de energia na usina.

Peneiramento

Uma vez que a cana passou pela moagem, é necessário realizar o peneiramento do caldo obtido, o qual ainda contém impurezas provenientes das etapas anteriores. Para tanto, costuma-se primeiramente realizar uma separação mecânica das partículas sólidas remanescentes com a utilização de peneiras e hidrociclones. 

Caleação

Em seguida, o caldo passa para o tanque de calagem, em que ele é misturado com leite de cal (solução básica de hidróxido de cálcio), provocando a floculação e decantação de impurezas.

Por um lado, o aumento do pH do caldo atenua sua ação corrosiva contra os equipamentos e favorece a eliminação de microrganismos indesejados.  Já por outro, leva também a uma redução do teor nutricional do caldo, podendo prejudicar a cultura de leveduras que realizará a fermentação. Sendo assim, é preciso manter um controle adequado do pH neste tanque, com estudos indicando a faixa entre 5,6 e 5,8. 

Aquecimento

Após a caleação, o caldo é aquecido entre 103 °C e 105 °C, buscando eliminar microrganismos contaminantes sensíveis ao calor. Neste ponto, podem ser utilizados diferentes tipos de trocadores de calor. Após o aquecimento, o caldo segue para uma das etapas finais do seu tratamento, a decantação. 

Decantação

Nesta operação, o líquido é transferido para um tanque a fim de repousar. Com o tempo, as partículas mais densas tendem a se acumular no fundo pela ação da gravidade e o melado puro pode ser retirado, recebendo o nome de caldo clarificado. Essa etapa costuma levar em torno de 3 horas em destilarias, visando a mínima remoção de nutrientes. 

Resfriamento

Após a decantação, o caldo clarificado ainda costuma passar por um resfriamento, a fim de adequar a sua temperatura àquela ideal para a alimentação nas dornas de fermentação, a qual é próxima de 30 °C.

Preparo do mosto e do fermento

De posse do caldo clarificado, é necessário transformá-lo em mosto, que consiste em basicamente corrigir a concentração de açúcares via diluição, além de adequar o pH para a faixa entre 4,5 e 5. A adição de anti-sépticos também pode ser realizada. Isso feito, é realizado o preparo do fermento, que consiste no inóculo inicial de leveduras, também chamado de pé-de-cuba. 

Fermentação

Uma vez preparados, é realizada a adição do mosto e do fermento às dornas, etapa do processo em que finalmente o álcool será produzido, juntamente com o dióxido de carbono (CO2).

É importante observar que essa alimentação pode ser realizada tanto em regime contínuo, quanto em batelada, dependendo da escala e tecnologia utilizada na produção. 

Também é interessante lembrar que o etanol surge como resultado da reação de fermentação alcoólica, levada a cabo normalmente pelas leveduras da espécie Saccharomyces Cerevisiae, presentes no fermento. Ao final desse processo, cuja duração costuma ser de horas e varia conforme o tamanho do tanque, obtém-se então o vinho bruto, também chamado de vinho fermentado. Essa mistura é composta sobretudo de células de levedura, açúcar não fermentado e etanol, o qual costuma representar 10% do total. 

Destilação

Agora, faz-se necessário separar o etanol do vinho bruto, uma vez que o álcool é o objetivo primário desta produção. Para tanto, costuma-se utilizar ao menos duas operações de destilação (em escala industrial).

A primeira é chamada de purificação do vinho ou depuração, responsável pela eliminação parcial de impurezas, como aldeídos e ésteres. Dela, resultam o vinho depurado e uma fração denominada de álcool bruto.

Em seguida, o vinho depurado passa por uma nova destilação, a qual produz o flegma – corrente de interesse, composta de água e álcool – e a vinhaça, um resíduo aquoso com alto teor de componentes orgânicos. Apesar da vinhaça ser aplicada na fertirrigação do plantio de cana de açúcar, seus impactos ambientais são enormes e buscam-se alternativas de tratamento e uso dela. 

Retificação e Desidratação

Após a coleta do flegma, ainda é necessário retificá-lo, a fim de separar os álcoois superiores e levar sua concentração até o grau alcoólico do etanol hidratado (97%). Por fim, realiza-se também uma desidratação, na qual podem ser empregados diferentes agentes (monoetilenoglicol, cicloexano) e até mesmo peneiras moleculares.

Com isso, leva-se o álcool à condição de etanol anidro (99,9%) na qual ele pode ser adicionado à gasolina comercializada nos postos, elevando sua octanagem. Vale lembrar que o etanol comum comercializado nos postos é o etanol hidratado.

Armazenamento e transporte

Finalmente, o etanol está pronto para ser comercializado! Para tanto, é necessário armazená-lo e transportá-lo para o seu destino seguindo as normas de segurança adequadas. 

É essencial lembrar que em diversos momentos desse processo foram gerados resíduos, os quais podem e devem ser reaproveitados, de forma a mitigar seu impacto no meio-ambiente. Um exemplo disso é o CO2 gerado durante a fermentação, o qual pode ser aplicado na gaseificação de refrigerantes. 

Vantagens e desvantagens associadas ao etanol

Agora que você já entendeu como o etanol é produzido, é interessante notar que, apesar de apresentar várias vantagens, principalmente do ponto de vista ecológico, há também desvantagens associadas à tecnologia.

Dessa maneira, fica claro que o etanol de primeira geração mostra-se como uma ótima opção sustentável aos combustíveis fósseis, entretanto, há problemas associados a ele. Isso posto, a comunidade científica vêm concentrando esforços para o desenvolvimento de novas tecnologias que supram os problemas abordados, sendo o etanol de segunda geração a principal alternativa!

Ficou curioso(a) para saber do que se trata essa tecnologia inovadora? Então não perca nosso conteúdo sobre ele, o bioetanol!

Se interessou pelos biocombustíveis? Um dos serviços do portfólio da Propeq é o desenvolvimento de rotas produtivas. Nesse serviço, ajudamos nossos clientes a identificar as melhores opções para iniciar uma nova produção.

Ficou interessado(a)? Converse agora com um de nossos consultores clicando no botão abaixo!

Postagens Recentes

Blog

Como produzir hidrogênio musgo

Neste conteúdo abordaremos: Palavras chave: Hidrogênio, biomassa, sustentabilidade O Hidrogênio musgo Considerado mais limpo e com menos emissões, o hidrogênio produzido por biomassa contempla um

Assine nossa newsletter e fique por dentro das principais novidades da indústria e do mundo!