loader image

Como tornar minha empresa mais sustentável?

Compartilhe:

Neste conteúdo você verá:

  • Impactos ambientais positivos da quarentena;
  • Motivações para introduzir práticas sustentáveis em sua empresa;
  • Alternativas para tornar a sua empresa mais sustentável.

Da China para o mundo. O coronavírus, COVID-19, que atualmente afeta todo o globo está marcando não só a história da humanidade, mas também a história do planeta Terra. Há muitos anos, registramos altos níveis de poluição que se mostravam cada vez mais crescentes, até que diversos países do mundo começaram a decretar quarentena devido à pandemia.

Nisso, hábitos prejudiciais, como a liberação de gases do efeito estufa por carros e indústrias e o despejo de dejetos poluentes em rios e oceanos, foram drasticamente reduzidos. Como consequência, em vários locais, identificou-se uma melhora da qualidade do ar.  Isso nos mostra que existem práticas a serem repensadas em nossa sociedade. 

Que alternativas temos, então, para prolongar esse impacto ambiental positivo e mantê-lo a longo prazo?  A inserção de práticas sustentáveis no nosso dia a dia sem dúvida é um bom começo. Por que não começar a adotar essas práticas, agora, na sua empresa?

Quais as motivações para sua empresa tornar-se sustentável?

A sustentabilidade, nos últimos anos, vem sendo tema de discussão em toda a comunidade científica, uma vez que as previsões para um futuro próximo não são nada otimistas, tendo em vista as mudanças climáticas, escassez hídrica e poluição ao redor do globo. Nesse sentido, em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu objetivos de desenvolvimento sustentável (as ODS). Elas incluem, entre outros, a preservação do meio ambiente e a ação contra as mudanças climáticas.

Assim, para garantirmos a preservação da vida na Terra, é muito importante que a sua empresa, assim como todas as outras, comece já a agir de forma sustentável! Além de ser essencial para a preservação do meio ambiente, a inserção, em sua empresa, de práticas sustentáveis  alinhadas às ODS da ONU  podem ocasionar, também, na diminuição de custos do seu processo e, quem sabe, num aumento do número de vendas dos seus produtos

Vale destacar, ainda, que a fiscalização ambiental nas indústrias, tanto corretiva quanto preventiva, está cada vez mais severa, justamente para evitar grandes danos ao meio ambiente. Esta é, portanto, mais uma motivação para as empresas, em geral, adotarem posturas sustentáveis. 

Mas como fazer tudo isso? Para responder a essa pergunta, discutiremos a seguir as principais alternativas para fazer da sua indústria uma indústria mais sustentável. No entanto, para isso, é importante sabermos a importância da Química Verde como catalisadora da mudança de práticas nas indústrias. 

Química Verde nas Indústrias

A Química Verde advém da necessidade que muitos acadêmicos perceberam em minimizar os impactos da indústria no meio ambiente. A ideia central dessa revolucionária forma de aplicar a Química é conciliar o desenvolvimento da  humanidade, através de novos produtos e processos que minimizem impactos negativos na natureza. 

Para isso, a Química Verde sustenta-se em alguns princípios. Estes incluem a pesquisa e desenvolvimento de produtos menos nocivos ao meio ambiente, melhoria da eficiência energética dos processos, reciclagem de materiais e gestão de resíduos da produção. Veja abaixo alguns exemplos:

Análise e otimização de processos

Você já parou para pensar no porquê do seu processo não estar rendendo da forma que deseja? Esse questionamento nos induz a perceber algo importante, uma vez que muitas indústrias encontram-se fazendo uso de processos químicos relativamente ineficientes. Estes não possuem bons rendimentos e, consequentemente, acabam por poluir mais o meio ambiente. Nisso, elas se deparam com um gasto triplo:

  • Gasto nos reagentes que são desperdiçados ao longo do processo;
  • Gastos elevados com o tratamento de efluentes;
  • Gasto energético na manutenção de um processo ineficiente.

Mas será que existe algo que possa ser adicionado ao meu processo de forma a melhorar o rendimento? Antes de tudo, deve ser realizada uma análise de processo  que é como uma consulta a um médico. Nela, ele faz perguntas e observações estratégicas que resultam num diagnóstico objetivo do problema em questão. Com esses dados em mãos, após um bom trabalho de diagnóstico, a otimização funciona como o tratamento de uma condição específica. 

Por meio de uma análise precisa e objetiva, pode-se melhorar (e muito) a produção, ao mesmo tempo em que minimiza-se os impactos ambientais de seu processo. Nisso, alguns exemplos de análises e otimizações de processos que visam a sustentabilidade são:

  • Pesquisa de rotas de produção alternativas  cujos efluentes sejam menos nocivos;
  • Introdução de catalisadores nas rotas produtivas, resultando em um processo mais eficiente e sustentável.  

Integração energética: uma alternativa sustentável

Além da análise e otimização de processos, você já pensou em realizar uma análise minuciosa em sua indústria para mapear gastos desnecessários de água e energia?

A essa análise dá-se o nome de integração energética. Além de ser uma prática sustentável, por diminuir o gasto de água e energias não renováveis, também pode significar uma diminuição de custos em energia de até 50%. Mas como posso realizá-la em minha empresa? 

Primeiramente, pode ser feito um mapeamento de seu processo para identificar falhas de posicionamento, dimensão e eficiência de equipamentos, como trocadores térmicos e tubulações, que podem ocasionar na perda de carga e energia ao longo do processo e, como consequência, gastos desnecessários. Igualmente, podem ser identificadas temperaturas e vazões de correntes não ideais para o aproveitamento completo da energia.

Assim, uma vez identificados, alternativas viáveis e eficientes para evitar esses desperdícios em sua planta podem ser propostos após uma análise de viabilidade técnica e econômica. Um bom exemplo de solução é a adaptação do seu processo produtivo para aproveitar a temperatura de determinadas correntes para aquecer outras. Diminui-se, assim, gastos em energias não renováveis (que seriam utilizadas no aquecimento) e de água (que seria utilizada no resfriamento da corrente quente).

Sabendo disso, que tal fazer, agora, a integração energética de seu processo e ajudar o meio ambiente ao mesmo tempo em que reduz gastos?

Tratamento de efluentes

Uma vez analisados os gastos energéticos, podemos começar a avaliar o tratamento de efluentes que é carro chefe quando o tópico é o desejo de tornar-se sustentável. Geralmente, costuma-se pensar no tratamento de efluentes como o tratamento de água contaminada que é liberada pela indústria e pelos esgotos das cidades. No entanto, gases e materiais particulados liberados no processo também são considerados efluentes e certamente merecem atenção quando estudamos o tópico.

O princípio básico do tratamento de efluentes é tratar os fluidos com objetivo de que no final desse processo eles possam ser devolvidos à natureza sem risco de contaminação. Para isso é preciso estudar o efluente e analisar qual a melhor forma de tratá-lo. Um exemplo de possibilidades de tratamento de efluentes é a fotodegradação. Esta utiliza os raios ultravioleta para degradar compostos orgânicos (como corantes) em compostos bem menos tóxicos. 

Mas esse é somente um exemplo de como efluentes podem ser tratados. Há um leque muito amplo de alternativas que com certeza contempla cada caso! Adotando uma delas, sua empresa estará minimizando bastante a poluição, e passará a colaborar mais com a proposta sustentável que vêm sido amplamente discutida pela sociedade. 

Reciclagem de materiais para um processo mais sustentável

Agora que você já sabe a importância do tratamento de efluentes para a sustentabilidade, vamos, então, entender um pouco mais sobre reciclagem nos processos?

A reciclagem de materiais consiste em reutilizar uma substância, que seria descartada, para diferentes fins, incluindo a reutilização dentro do próprio processo ou até mesmo para a fabricação de um novo produto

Sabe-se que nenhum processo químico tem rendimento total, ou seja, os reagentes utilizados, na maioria das vezes, acabam não se consumindo totalmente, sendo, portanto, descartados nos efluentes. 

Dessa forma, é possível, como dito anteriormente, realizar o tratamento desses resíduos a fim de reutilizar os reagentes desperdiçados. Assim, além de você economizar com custos em matéria prima, você também estará ajudando (e muito) a preservação do meio ambiente, visto que diminuirá a necessidade de exploração desses materiais da natureza, além de reduzir a quantidade de dejetos e, consequentemente, seus impactos negativos no meio ambiente, como poluição do solo, água e ar.

Para verificar a viabilidade dessa reutilização de materiais dentro do próprio processo, é sempre interessante a realização de uma análise técnico econômica. Contudo, caso você chegue à conclusão de que não é viável para a sua empresa, não se preocupe, seus resíduos ainda podem ser utilizados na fabricação de um novo produto ou até mesmo serem vendidos como insumos para outras empresas.

Muitas vezes a composição de seus efluentes pode não ser interessante para o uso dentro de seu processo, mas isso não quer dizer que ele seja inútil! Há muitos casos em que os dejetos de um processo podem ser utilizados como matéria prima em outro. Um bom exemplo disso acontece em algumas indústrias de bebidas alcoólicas, em que o bagaço de cana, um subproduto, rejeitado no processo, é vendido para outras indústrias com os mais diversos fins, desde produção de ração para gado até fabricação de cimentos. Agora, sabendo de tudo isso, será que a reciclagem de materiais se aplica na sua empresa? Para responder com mais clareza essa pergunta, leia abaixo um pouco mais a respeito da fabricação de produtos sustentáveis.

Desenvolvimento de produtos eco-friendly

A visão de mercados emergentes é intrínseca ao contexto atual. Desde os Anos 80, um segmento muito específico de pessoas mais conectadas com a natureza foi se consolidando. Esse público tem uma tendência de consumir produtos e marcas que se comprometem com propostas sustentáveis. Tornar sua marca sustentável pode, além de todos os benefícios para a  natureza, alavancar a sua marca através desse público. Comprometer-se com a saúde do planeta é com certeza um passo para a ampliação de seu público consumidor.

Assim, muitas empresas atualmente vêm se preocupando em inovar e lançar produtos menos prejudiciais ao meio ambiente. Um bom exemplo disso é o projeto Eco-bio em que a Propeq auxiliou na pesquisa e desenvolvimento de um papel higiênico inovador biodegradável.

Nesse sentido, produtos como embalagens biodegradáveis, produtos de limpeza menos agressivos ao meio ambiente e materiais feitos com insumos 100% naturais estão cada vez mais comuns e populares. Que tal começar a produzi-los também?

Agora que você já descobriu alternativas sustentáveis para a sua indústria que tal a Propeq te auxiliar a colocá-las em prática? Chama a gente no chat ao lado e entre em contato com um de nossos consultores!

Postagens Recentes

Blog

Como produzir hidrogênio musgo

Neste conteúdo abordaremos: Palavras chave: Hidrogênio, biomassa, sustentabilidade O Hidrogênio musgo Considerado mais limpo e com menos emissões, o hidrogênio produzido por biomassa contempla um

Assine nossa newsletter e fique por dentro das principais novidades da indústria e do mundo!