loader image

Case Produção de Hidrogênio Verde e Amônia Verde

Nesse conteúdo abordaremos:

  • Motivações do cliente
  • Objetivo do projeto
  • Etapas do projeto
  • Avaliação do cliente

Motivações do cliente

Um empreendedor que já possuía experiência e interesse no mercado de energias limpas, e tem uma usina fotovoltaica em fase final de implementação, buscava utilizar a eletricidade gerada pela usina para alimentar uma planta de produção de hidrogênio verde em larga escala. Sendo assim, um dos pioneiros nessa inovação tecnológica em cenário nacional, comercializando o gás ou até mesmo o utilizando como matéria-prima para produtos de maior valor agregado, como a amônia verde.

Em virtude desse cenário e como esta tecnologia ainda é bem recente e necessita de uma boa base de pesquisa, nós oferecemos uma consultoria com base em estudos disponíveis no meio acadêmico para dar prosseguimento a ideia do cliente. Desse modo, a empresa ofereceu as informações necessárias e os fundamentos adequados, para tornar possível a esquematização do projeto no papel e futuramente sua realização de forma adequada.

Imagem contendo uma indústria de produção de hidrogênio verde em segundo plano e o símbolo da Propeq em primeiro plano

Objetivo do projeto

Esse projeto tinha como intuito fazer uma pesquisa de rotas de produção do hidrogênio verde e, caso for de interesse, de amônia (NH3) verde. Essa pesquisa ocorreu por meio de uma revisão bibliográfica acerca do assunto. Essa revisão utilizou as plataformas digitais com fundamento acadêmico e sites exclusivos permitidos pelo VPN da Unicamp. 

Dentro da pesquisa, englobam-se as informações das rotas existentes, especificação das etapas para a produção, indicando as principais matérias-primas, os principais equipamentos e fluxogramas sobre o processo. Os próximos passos do projeto irão focar nas rotas produtivas com maior disponibilidade de informações técnicas e que façam mais sentido para a realidade do cliente.

Dessa forma, com uma base sólida construída através das pesquisas em literaturas, será possível realizar a diagramação do processo. Incluindo a apresentação das linhas de produção e equipamentos utilizados em cada etapa, consolidando o caminho a ser seguido. Além de um balanço de massa de cada rota e um estudo acerca da vida útil de eletrodos. 

A partir das informações levantadas, foi realizada uma análise técnica e crítica acerca de cada rota levantada e estudada.

Etapas do projeto

Pesquisa inicial

Primeiramente, fizemos uma busca para a reunião dos principais materiais e das diferentes rotas de produção do hidrogênio verde. Desse modo, essa é uma etapa focada para uma imersão na literatura, para encontrar diversas informações. Tais conteúdos serviram como base de conhecimento para as etapas posteriores.

Desse modo, encontramos os métodos: eletrolisador alcalino (AEL), eletrolisador de óxidos sólidos (SOEC), eletrolisador de membrana de troca aniônica (AEM), eletrolisador de membrana polimérica de troca de prótons (PEM), para a produção de hidrogênio verde. E para a produção de amônia verde temos como principais métodos: produção de amônia por Haber-Bosch, produção de amônia por Haber-Bosch adaptado, produção eletroquímica de amônia.

Levantamento de rotas produtivas

Nesta etapa, foram identificadas as condições físico-químicas necessárias, equipamentos e matérias-primas de cada rota produtiva levantada. Além disso, fizemos a entrega de um relatório parcial, com as principais informações levantadas e uma reunião com o cliente para a verificação de qual rota produtiva se encaixa melhor dentro das condições do processo desejadas por ele. Tal escolha será utilizada como norte para o aprofundamento da próxima etapa.

Pesquisa aprofundada e análise de viabilidade técnica

Para cada rota produtiva selecionada, montou-se um fluxograma do processo, explicitando suas etapas, os principais equipamentos necessários e as condições adequadas de operação. Além disso, realizou-se os Balanços de Massa de cada rota. Esses cálculos permitiram a obtenção dos valores de massa e volume de hidrogênio produzidos. Além disso, realizou-se uma estimativa de Balanço de Energia, de modo a calcular a energia necessária para converter o hidrogênio. Neste momento, também realizamos um estudo sobre o tempo de vida útil de eletrodos usados no processo da eletrólise.

Relatório final

Finalmente, todas as informações foram compiladas por meio do relatório final. Desta forma, o cliente teve acesso a todas informações, bem como os fluxogramas e as planilhas automatizadas de maneira centrada e acessível.

Avaliação do cliente

O NPS (Net Promoter Score), uma métrica da satisfação e do quanto o cliente indicaria a Propeq para as outras pessoas foi 10, que representa a máxima nota possível. Tal avaliação coloca em evidência a efetividade e o impacto que a solução oferecida causou ao cliente.

Como a Propeq pode te ajudar?

Nesse conteúdo, informou-se os passos realizados pela empresa para a elaboração de um projeto a cerca das rotas produtivas do hidrogênio verde e da amônia verde. Você ficou interessado no assunto? Gostaria de verificar as rotas para a implementação dessa produção? Têm o desejo de iniciar algo novo na sua empresa? A Propeq, consultoria júnior em Engenharia Química da Unicamp, pode te ajudar com isso e muito mais! Clique abaixo e entre em contato com um de nossos consultores!

Cases Recentes

Cases

CASE: Bolsas térmicas

Atualmente, empreendedores pertencentes ao nicho voltado à produção de bolsas térmicas vêm ascendendo no mercado. Nesse conteúdo abordaremos um case no qual vários fatores foram

Cases

CASE: Sistema de Refrigeração

Neste conteúdo abordaremos: Demanda do cliente Emiliano, engenheiro civil, buscando inovar trouxe à Propeq a necessidade de um suporte técnico para a análise de viabilidade

Assine nossa newsletter e fique por dentro das principais novidades da indústria e do mundo!