loader image

Produção de ração para cachorro

Compartilhe:

A ração para canina apresenta, nos dias de hoje um mercado muito bem conceituado e está em plena expansão, assim como todo mercado PET. Então, venha conhecer um pouco mais sobre sua produção e vantagens !

Neste conteúdo abordaremos:

  • Introdução
  • Produção de ração para cachorro
  • Vantagens
  • Mercado

Palavras-chave: Ração para cachorro, produção

História

Há muito, os cães acompanham a humanidade, fazendo parte da vida das pessoas e não à toa recebendo o apelido de “melhor amigo do homem”. Assim, existem evidências de que a história do cão em coexistência com o homem, ainda não domesticado, data de mais de 30.000 anos. Desde então, os cães marcaram presença em diversos momentos da história, sendo, por exemplo, idolatrado no Egito Antigo, ou usado como cães de caça na Síria. Quanto à domesticação, acredita-se que esta tenha ocorrido de forma simultânea na Europa e Extremo Oriente, há cerca de 12.000 anos atrás, e a partir de duas populações de lobos distintas. 

Em contrapartida, somente em 1860 a proposição de uma ração foi feita; quando o norte americano James Spratt, em uma viagem à Londres, observou que as migalhas e restos de um biscoito muito comum na época eram devorados por animais nas docas. Basicamente, esses biscoitos tinham farinha e água em sua composição, uma vez que isso facilitava em sua durabilidade nas longas viagens, constituindo, portanto, uma receita prática e pouco perecível. Diante disso, Spratt teve a ideia de criar um alimento específico para animais domésticos, buscando ajudar os donos a alimentá-los todos os dias. Tal aspecto foi fundamental para estreitar a relação entre homens e cães, posto que, antes disso, era muito difícil armazenar alimentos frescos por muito tempo. Fato que, forçava os cachorros a alimentarem-se somente com o resto de refeições.

Após a invenção de Pratt, outras empresas adentraram o mercado de rações para cães e gatos a partir do século 20. Mais para frente até versões enlatadas foram criadas e viraram muito comuns na época. Assim, ao longo dos anos, a ração se tornou o principal alimento dos animais domésticos, passando por cada vez mais melhorias e evoluções tecnológicas. Atualmente, encontra-se os mais variados tipos de rações, com os mais diversos fins; existem, por exemplo, rações específicas para as fases da vida do cachorro, que ajudam na higiene dental, ricas em nutrientes, entre muitos outros. 

Produção de ração para cachorro

A ração canina segue alguns passos indispensáveis para se produzir um produto nutritivo, seguro e de qualidade para os pets. Vejamos:

1. A primeira etapa é processar a carne, ou seja, triturar e cozinhar vísceras e ossos, para separar a gordura e a água da proteína animal e também deixar os grãos no tamanho adequado. A maioria desses ingredientes entra no processo seco, com uma umidade muito baixa, não ultrapassando os 10%. O processo usa alta temperatura e enzimas para que reste apenas a parte nutritiva. 

2. Em seguida, adicionam-se às vísceras e aos ossos processados grãos, vitaminas e minerais. Após a mistura dos ingredientes, eles devem novamente ser processados para homogeneizar o composto. A mistura permite que as partículas fiquem igualmente distribuídas pelo produto. Essa mistura passa, então, para uma máquina extrusora que tem alguns papéis importantes na fabricação de ração: cozinhar e estruturar o amido, dar o formato ao produto, eliminar contaminantes microbiológicos, aumentar o aproveitamento do alimento pelo animal e promover maior palatabilidade.

3. Em seguida, a próxima etapa concerne à forma dos grãos da ração. Eles podem ser quadrados, redondos e em forma de ossinhos. Na etapa final, os grãos de ração também ganham aromatizantes e corantes para melhorar a aparência e o aroma do alimento.

4. Assim que os grãos estiverem prontos, eles são embalados. Além de aumentar a durabilidade da ração, a embalagem facilita o transporte até o comércio. O fabricante deve inserir data de fabricação, prazo de validade, ingredientes, valor calórico e quantidade por peso animal.

Destaca-se que, nesse processo existem algumas variações a depender das especificações da ração que se deseja produzir. Além disso, empregam-se diversas tecnologias que ajudam a otimizar a produção, reduzir desperdícios e garantir a qualidade do produto final. À exemplo tem-se: sistemas de dosagem, que permitem que os ingredientes sejam adicionados com precisão, assegurando a composição correta da ração. 

Produção de ração para cachorro

Vantagens

As rações para cachorro oferecem várias vantagens, contribuindo significativamente para a saúde e o bem-estar dos animais de estimação. Algumas das principais vantagens incluem:

Nutrição Balanceada: Formuladas para fornecer todos os nutrientes essenciais para os cães, as rações contêm uma combinação balanceada de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais​ . Algumas delas, ainda são nutracêuticas, que são nutrientes que contribuem para a longevidade, vide probióticos e prebióticos.

Controle de Porções: As rações comerciais vêm com diretrizes claras de alimentação, ajudando os donos a fornecer a quantidade certa de alimento, o que é importante para evitar problemas de sobrepeso e obesidade em cães

Custo-benefício: Embora as rações a princípio pareçam caras, elas já possuem em sua formulação necessário para nutrição animal e, portanto,saciam e nutrem com uma menor quantidade se comparada às outras categorias.

Conveniência: A ração é fácil de armazenar e servir. Não requer preparação adicional, o que é uma grande conveniência para os donos de pets.

Higiene e Segurança: Produzidas geralmente por rigorosos padrões de segurança e higiene , as rações de hoje atuam reduzindo o risco de contaminação por possíveis patógenos, algo que pode ser mais difícil de controlar em dietas caseiras.

Mercado

O mercado PET vem crescendo e em 2024, segundo a Forbes, a estimativa de crescimento  é cerca de 2,4% no Brasil. Impulsionada por vários fatores, incluindo o aumento da posse de pets, a humanização dos animais de estimação, preocupações crescentes com a saúde e a proliferação de plataformas de e-commerce que facilitam o acesso a produtos de alta qualidade. Por fim, ele também está se diversificando com uma oferta crescente de produtos premium, naturais e orgânicos.

Ademais, em escala global, de acordo com o Market Data Forecast, o mercado mundial de ração para cachorro movimentou cerca de 69,7 bilhões de dólares em 2023. Ainda, espera-se que esse valor cresça para 102,1 bilhões de dólares até 2032.

Como a Propeq pode te ajudar?

Neste conteúdo, abordou-se sobre a produção de ração para cachorro, bem como a composição dos mesmos. Você ficou interessado, viu uma possibilidade, gostaria de conhecer melhor o processo; mas não sabe por onde começar? A Propeq, consultoria júnior em Engenharia Química da Unicamp, está aqui para te ajudar! Clique abaixo e entre em contato com um de nossos consultores!

Postagens Recentes

Blog

Produção de ração para cachorro

A ração para canina apresenta, nos dias de hoje um mercado muito bem conceituado e está em plena expansão, assim como todo mercado PET. Então,

Assine nossa newsletter e fique por dentro das principais novidades da indústria e do mundo!