loader image

CASE EMILIANO: SIMULAÇÃO DE UM CICLO DE REFRIGERAÇÃO

Nesse case de sucesso serão abordados:

  • O interesse do cliente Emiliano em avaliar tecnicamente sua ideia;
  • O desenvolvimento do projeto pela Propeq;
  • A solução completa entregue ao cliente;
  • Próximos passos do projeto.

O projeto

Em 2020, Emiliano sentiu a necessidade de seguir com sua ideia inovadora para ciclos de refrigeração voltados para o abastecimento de água quente e fria em sistemas residenciais. Em conjunto com a Propeq, ele enxergou que o próximo passo seria o de avaliar tecnicamente sua ideia, com o objetivo de adequar seu ciclo às leis da termodinâmica e corrigir empecilhos existentes.

Além de corrigir e adequar o ciclo de refrigeração pensado, a avaliação de viabilidade técnica clareia o caminho lógico do desenvolvimento do processo, fornecendo indicadores importantes para a prototipagem e para o escalonamento que a segue.

Desenvolvimento do projeto

Primeira etapa

Inicialmente, houve um estudo dos ciclos de refrigeração, com o objetivo de gerar uma maior familiarização dos membros da célula com o problema. Esse estudo foi fundamental para melhorar a eficiência na identificação de gargalos no ciclo existente e na elaboração das soluções. Durante o estudo inicial, a célula também fez contato com professores orientadores, especialistas em termodinâmica e simulação, para garantir um prosseguimento mais embasado e certeiro.

Dessa forma, a partir do estudo inicial, deu-se um direcionamento melhor para a segunda etapa do projeto. Descobriu-se que os parâmetros mais importantes para avaliar a viabilidade técnica do ciclo proposto eram a carga térmica dos tanques de armazenamento de água quente e fria, o trabalho do compressor e a queda de pressão da válvula de expansão. Com estes parâmetros definidos, seria possível avaliar, por exemplo, a variação de entalpia do fluido refrigerante em cada etapa do ciclo e a vazão necessária para que o funcionamento do ciclo.

Segunda etapa

A partir disso, deu-se início à etapa de simulação, na qual o software COCO (CAPE-OPEN to CAPE-OPEN) Simulator foi utilizado. Este software é gratuito e voltado para simulações de processos em estado estacionário. Ele permite a obtenção dos parâmetros citados anteriormente, assim como as avaliações necessárias para validar tecnicamente o ciclo de refrigeração. A importância da simulação para a viabilidade técnica pode ser melhor entendida neste conteúdo da Propeq.

Para iniciar a simulação, foram utilizados os dados enviados pelo cliente, referentes às temperaturas desejadas para os tanques e às características estruturais dos sistemas residenciais, como número de andares, número de pessoas, consumo de água quente por pessoa, dentre outros. Estes valores serviram como condições iniciais na simulação, de forma que os parâmetros foram ajustados para cumprir com os objetivos do cliente.

Terceira etapa

Ajustados os parâmetros, foi possível encontrar relações entre as cargas térmicas do tanque e o trabalho do compressor, por exemplo. Assim, deu-se início à terceira etapa do projeto. Nela, utilizou-se o Excel para gerar uma planilha automatizada com uma interface que permite um uso rápido e eficiente. Na planilha, o operador pode alterar os dados iniciais e, a partir das relações e dos parâmetros encontrados na simulação, obter valores importantes para a prototipagem e posterior desenvolvimento do processo.

Vale ressaltar que, ao longo do desenvolvimento do projeto, foram feitas reuniões de alinhamento com o cliente, a fim de compartilhar avanços e receber feedbacks. Dessa forma, foi possível alinhar as expectativas do cliente com o desenvolvimento da solução, buscando sempre a mais assertiva e personalizada possível.

A solução

A solução para o cliente consistiu num relatório final com o memorial de cálculos realizados e os raciocínios empregados para a solução. Associado a ele, uma planilha automatizada que, através dos cálculos, informa, principalmente, o trabalho necessário a ser realizado pelo compressor, também foi entregue. A planilha também indica a vazão do fluido refrigerante e as dimensões das serpentinas de aquecimento e resfriamento da água nos tanques.

Ainda com a proposta de personalização, pensamos na usabilidade da planilha e nas possíveis dúvidas que o operador pudesse ter acerca da sua utilização. Portanto, dentro do relatório citado anteriormente, também foi explicado como utilizá-la. Além disso, alguns pontos importantes para a prototipagem também foram explorados.

Desse modo, com esse projeto, a Propeq possibilitou ao cliente o próximo passo para a sua ideia, de forma a direcioná-la para as próximas etapas. Movida pelo valor de excelência, a Propeq também se responsabilizou pelo pós-projeto, no qual atuará, principalmente, prestando auxílio na prototipagem.

O projeto é hoje considerado um case de sucesso da Propeq, recebendo nota máxima no NPS. De forma geral, essa nota representa um alto grau de satisfação do cliente.

Já pensou em analisar e melhorar a sua ideia, a fim de garantir uma maior assertividade e evitar erros que podem se transformar em perda de tempo e dinheiro? Um dos serviços que a Propeq realiza é a análise de viabilidade técnica, o qual pode incluir estudos, cálculos e simulações, a fim de verificar a viabilidade técnica da sua ideia. Ficou interessado(a)? Clique no botão abaixo e fale com um de nossos consultores!

Cases Recentes

Case de Sucesso

Case Velas Veganas

Nesse conteúdo abordaremos:  Motivações do cliente para a produção de velas veganas Uma psicóloga e aroma-terapeuta a partir da percepção da necessidade de seus pacientes decide

Cases

Case Lactato de Etila

Neste conteúdo abordaremos: Qual o objetivo do projeto? Uma empresa procurou a Propeq com o objetivo de inovar o seu portfólio, por meio da produção

Assine nossa newsletter e fique por dentro das principais novidades da indústria e do mundo!