Nesse case de sucesso serão abordados:
- A vontade do cliente de reduzir danos a seu produto final;
- O desenvolvimento do projeto pela Propeq;
- A solução completa entregue ao cliente.
Em 2018, uma produtora de peças de cimento percebeu que estava tendo problemas durante o processo de secagem de seus produtos. No fim dessa etapa, uma quantidade expressiva da produção saia deteriorada da estufa, com rachaduras e aspectos quebradiços. Tais características foram rapidamente associadas às condições não adequadas do ambiente de secagem.
Essa perda material impactava diretamente nos custos e na receita total do processo. Inconformada com essa situação, a empresa veio até a Propeq, para que pudéssemos encontrar uma forma de contornar esse problema, gerando a otimização de condições operacionais. A ideia era conseguir fornecer a solução mais completa e personalizada ao cliente, de forma a minimizar a quantidade de produtos danificados e tornar a produção mais consistente.
Desenvolvimento do projeto: a otimização
Nesse sentido, após uma análise inicial, constatou-se que o processo de surgimento de rachaduras nas peças estava associado a condições não ideais de temperatura e umidade durante sua secagem. Dessa forma, foi sugerido um processo de umidificação da estufa para que as circunstâncias ideais a uma produção de qualidade fossem atingidas.
A Propeq, então, coordenou, inicialmente, uma pesquisa teórica para entender de maneira aprofundada os conceitos de fenômenos de transporte e conservação de massa e energia envolvidos na situação em específico, mapeando as variáveis associadas.
Com um maior entendimento a respeito do processo, foi realizado um esboço do balanço de massa e energia da secagem dos produtos, a fim de encontrar a temperatura e umidade ideais para a entrada de ar na estufa. Todos os cálculos foram realizados em função das variáveis envolvidas, como a temperatura ambiente, dimensões da estufa e velocidade de operação do processo.
Além da modelagem da situação problema, ao longo do desenvolvimento do projeto foram feitas reuniões de alinhamento com o cliente, a fim de coletar os dados da produção necessários ao projeto. Foram feitas, também, consultas para alinhar as expectativas do cliente com o desenvolvimento da solução, buscando sempre a mais abrangente e personalizada possível.
Solução
A solução para o cliente consistiu num relatório final com os cálculos realizados para os balanços de massa e energia. Associado a ele, também foi entregue uma planilha automatizada que, através dos cálculos, informava a quantidade de água a ser adicionada ao ambiente de forma a regular a umidade da estufa, garantindo, assim, que a qualidade da produção fosse controlada.
Ainda com a proposta de personalização, pensamos na usabilidade da planilha e nas possíveis dúvidas que o operador pudesse ter acerca da sua utilização. Portanto, decidimos também montar um manual para o uso da planilha, em que era explicado o seu funcionamento e como deveriam ser inseridos os parâmetros envolvidos no processo.
Desse modo, com o projeto, a Propeq possibilitou ao cliente a otimização de condições do processo, de forma a reduzir perdas materiais. Consequentemente, isso gerou uma economia no processo, já que implicou uma diminuição do volume de produtos fora do padrão de qualidade.
Já pensou em analisar e melhorar o seu processo produtivo, a fim de garantir uma maior eficiência ou um produto final de maior qualidade? Um dos serviços que a Propeq realiza é a otimização de condições operacionais. Ele inclui uma pesquisa e estudo do processo para, através de cálculos ou softwares, encontrar a condição ótima dos parâmetros envolvidos em sua produção, como pressão, temperatura e vazão de fluidos, por exemplo. Ficou interessado(a)? Clique no botão abaixo e fale com um especialista!