Neste conteúdo abordaremos:
- Como ocorre a reciclagem de alumínio
- Vantagens do processo
- Reciclagem no Brasil
Apesar de estar presente na vida humana desde a antiguidade, sendo empregado das mais diversas maneiras, pelas mais diversas civilizações, como a persa, a egípcia e a babilônica; foi apenas em 1825 que o metal mais abundante na crosta terrestre, foi devidamente descoberto, posto que este não é encontrado naturalmente na sua forma metálica e o processo de obtenção do metal puro não foi trivial.
Dessa maneira, por conta de suas características e propriedades vantajosas, tais quais a excelente condutividade de calor e de eletricidade, a resistência à corrosão, a baixa densidade e o baixo ponto de fusão; o alumínio é, hoje, o segundo metal mais produzido do mundo, atrás apenas do ferro. Seu uso estende-se, portanto, para a fabricação de latas, panelas, ferramentas, tintas em pó, cabos suspensos, na indústria automobilística e aeroespacial, na construção civil e também como antiácidos, antiperspirantes, adstringentes ou coagulantes no tratamento da água.
Outra característica fundamental para esse material é a facilidade com que é feita a reciclagem do mesmo, sem que haja qualquer perda de suas propriedades físico-químicas e resultando em um processo mais barato e que consome menos energia em comparação a extração convencional. Mas, afinal, como ocorre essa reciclagem?
Etapas da reciclagem
O processo de reciclagem do alumínio consiste na reutilização deste, seja de sucatas ou de sobras do processo produtivo, para a confecção de novos produtos. Divide-se tal processo nas seguintes etapas:
- Coleta: Encaminha-se os resíduos de alumínio, já usados e descartados de forma correta, para a reciclagem. Nessa etapa do processo mostra-se como fundamental a implementação de programas de coleta seletiva, separando o lixo orgânico do reciclável.
- Retirada das impurezas: Nesta etapa separa-se todas as impurezas do material.
- Cortes e Prensagem: Já na terceira etapa picota-se o material. Grandes fardos resultam da prensagem, facilitando o transporte para os centros de fundição.
- Processo de fundição: Antes de ocorrer a fundição, os resíduos passam por uma triagem para a retirada de verniz e tintas. Em seguida, funde-se a 700ºC, obtendo alumínio líquido.
- Lingotamento e Laminação: transforma-se o líquido em lingotes ou chapas de alumínio. Em seguida as indústrias que fabricam produtos e embalagens de alumínio compram esse produto. Assim, o material retorna a cadeia produtiva.
Vantagens da reciclagem:
Como supracitado, esse processo é bem mais econômico, tanto financeiramente como energeticamente; assim dentre as outras vantagens estão:
- contribuição para diminuir a poluição do solo, água e ar, protegendo o meio ambiente;
- melhor limpeza da cidade e a qualidade de vida da população;
- prolongação da vida útil de aterros sanitários, com uma menor disposição de resíduos;
- geração de empregos e receitas para a população não qualificada com a comercialização dos recicláveis;
- estímulo da concorrência, uma vez que produtos gerados a partir dos reciclados são comercializados em paralelo àqueles produzidos a partir de matérias primas virgens;
- rápida inserção no mercado, pois em poucos dias, se da o reaproveitamento. A média para ele voltar a circular no mercado é de apenas 60 dias.
Reciclagem de alumínio no Brasil
O Brasil destaca-se no ramo de alumínio, abrigando a quarta maior reserva de bauxita do mundo e sendo, portanto, o terceiro maior produtor mundial. Em 2022, por exemplo, a indústria do alumínio obteve faturamento de R$140 bilhões, 14% superior a 2021 e fechou o ano com mais 501 mil postos de trabalho, crescimento de 12% em relação ao ano anterior, resultando em um crescimento de cerca de 122% na geração de novos empregos.
Nesse ínterim, a reciclagem do material assume grande relevância, com altos índices de eficiência, o Brasil torna-se, assim, referência nesse setor. No ano de 2021, a reciclagem de latas bateu índices de 98,7%, o maior do mundo, indicando que das mais de 414 mil toneladas de latas comercializadas, 409 mil toneladas foram recicladas.
Para cada um quilo de lata reciclada poupa-se cinco quilos de bauxita, mineral usado como matéria prima. Dessa maneira, somente em 2021, economizou-se dois milhões de toneladas de bauxita. Além disso, entre 2019 e 2021, a reciclagem proporcionou uma redução de 70% no consumo de energia, 65% no consumo de água e queda de 70% nas emissões de gases de efeito estufa.
Como a Propeq pode te ajudar no ramo da reciclagem?
Nesse conteúdo, abordou-se a reciclagem do alumínio bem como sua importância. Você ficou interessado nessa área e gostaria conhecer melhor ou implementar uma rota de reciclagem de algum material? A Propeq, consultoria júnior em Engenharia Química da Unicamp, está aqui para te ajudar! Clique abaixo e entre em contato com um de nossos consultores!