As pessoas frequentemente descartam o óleo de cozinha usado de maneira inadequada, entretando pode-se reciclar o óleo e transformá-lo em produtos úteis. Nesse contexto, a reciclagem de óleo de cozinha usado reduz o impacto ambiental e possibilita a transformação de um resíduo em recursos através da produção de novos produtos, como detergentes, sabões, massa de vidro, fertilizantes e biodiesel. Sobretudo, é uma área que precisa ser explorada visto que a geração de óleo de fritura aproxima-se de 5,5 bilhões de litros por mês e menos de 5% é reciclado ou apresenta destinação ambientalmente correta.
Neste conteúdo abordaremos:
- Impacto Ambiental
- Armazanamento de Óleo Usado
- Produção de Biodiesel
- Fabricação de Produtos de Limpeza
- Produção de Massa de Vidro
- Produção de Fertilizantes
Impacto Ambiental da Reciclagem de Óleo
A reciclagem do óleo usado é uma prática sustentável e de extrema importância para a preservação do meio ambiente, uma vez que representa uma forma de lidar com seu potencial poluidor e contribui para a preservação de recursos naturais. Além disso, a reciclagem do óleo que seria descartado é uma forma de transformar o que seria desperdiçado em produtos úteis.
O descarte inadequado de óleo é danoso ao meio ambiente visto que polui tanto a água quanto o solo, deteriorando o ecossistema e ameaçando a preservação de recursos naturais. Isso decorre do seu potencial poluidor, que é consequência das suas propriedades: o óleo não se mistura com a água e, por ser menos denso, forma uma película quando entram em contato. Desse modo, quando contamina rios, lagos e mares, essa camada superficial dificulta a entrada de luz e oxigênio, o que afeta o meio aquático, podendo provocar a morte de peixes e outros animais, e de plantas importantes para a integridade do ecossistema.
Ademais, quando seu descarte ocorre no solo, causa sua impermeabilização, o que resulta na morte das plantas. Por fim, o óleo se deteriora produzindo gás metano, gás de efeito estufa que contribui para o aquecimento global.
Portanto, a reciclagem de óleo de cozinha usado diminui a poluição da água e do solo, contribuindo para a manutenção da integridade do meio ambiente e a conservação de recursos naturais. Além do mais, também colabora para a preservação de recursos quando é usado para a produção de novos produtos, fomentando a economia circular. Assim, seu reaproveitamento e descarte adequado assumem papel importante no desenvolvimento sustentável.
Armazenamento de Óleo Usado
O primeiro passo para a reciclagem é a coleta e o armazenamento do óleo usado. Nessa ocasião, deve-se armazenar o óleo em um recipiente limpo e seco, e em ambientes frescos e longe de fontes de calor, como aquecedores e sob a luz direta do sol. Ademais, o uso de recipientes adequados, como garrafas plásticas resistentes e devidamente fechadas, é essencial para evitar contaminação e vazamentos, evitando acidentes e possibilitando a reutilização do óleo posteriormente.
Produção de Biodiesel
O biodiesel é um biocombustível derivado de fontes renováveis como óleos vegetais e gorduras animais. Desse modo, ajuda a reduzir as emissões de gases de efeito estufa, apresentando um papel significativo na redução da dependência do uso de combustíveis fósseis.
Nesse contexto, é possível usar o óleo de cozinha que seria descartado para produzir biodiesel. Primeiramente, o óleo passa por um pré-tratamento, que inclui as etapas de filtração e secagem. Então, a produção de combustível ocorre por transesterificação: reação do óleo com um álcool que produz biodiesel e glicerina. Dessa maneira, é possível transformar um resíduo em uma fonte de energia sustentável.
Fabricação de Produtos de Limpeza
A produção de detergentes e sabões a partir de óleo usado é uma forma eficaz de reaproveitar esse resíduo. Para tal, realiza-se a filtração do óleo a fim de remover impurezas, como resíduos de alimentos e partículas sólidas. Em seguida, óleo passa por um processo chamado saponificação, no qual ele reage com uma base, geralmente hidróxido de sódio (soda cáustica), para formar sabão. Pode-se ainda diluir esse sabão em água para produzir detergentes líquidos, que apresentam aplicação para limpeza doméstica e industrial. Ademais, o processo pode incluir o enriquecimento desses detergentes e sabões com fragrâncias e outros ingredientes
Além de ser uma solução ambiental para o descarte do óleo usado, a produção de sabões e detergentes a partir de óleo usado resulta em produtos com baixo custo de produção, o que os torna acessíveis e sustentáveis.

Produção de Massa de Vidro
O processo de produção da massa de vidro pode apresentar o óleo usado como um dos componentes da sua formulação. A produção de vidro envolve a fusão de matérias-primas como sílica, carbonato de sódio e óxidos metálicos a altas temperaturas. Nesse contexto, após o óleo passar por um processamento adequado, realiza-se sua adição a essa mistura. Assim, ele atua como um agente de fusão ou até mesmo melhora a textura e a resistência do vidro.
Assim, este processo contribui para a redução de resíduos e, ao mesmo tempo, oferece uma alternativa ecológica ao vidro produzido de maneira convencional. O uso do óleo reciclado na produção de vidro permite que materiais descartados ganhem uma nova vida, beneficiando tanto o meio ambiente quanto a indústria.
Produção de Fertilizantes
Por fim, pode-se realizar a transformação do óleo usado em fertilizantes, aproveitando suas propriedades como fonte de nutrientes para o solo. Após passar por um processo de refino e filtragem, realiza-se a mistura do óleo com outros ingredientes, como minerais e compostos orgânicos, para criar fertilizantes líquidos ou sólidos. O óleo usado pode fornecer ácidos graxos e outros compostos benéficos para as plantas, contribuindo para a nutrição do solo.
Desse modo, a produção de fertilizantes a partir de óleo usado é uma forma de fechar o ciclo de resíduos, transformando um material que seria descartado em um recurso valioso para a agricultura.

Como a Propeq pode te ajudar?
Ficou interessado na reciclagem de óleo de cozinha usado ou no reaproveitamento de outros tipos de resíduos? A Propeq, empresa júnior de consultoria em engenharia química, pode te ajudar a iniciar um novo processo produtivo, ou a entender quais são as melhores alternativas para reciclar e reaproveitar resíduos e produtos que seriam descartados.