loader image

Recuperação e reciclagem de solventes

Compartilhe:

A gestão eficiente de solventes é um grande desafio para grandes empresas e pequenos empreendedores. Pensando em reduzir os custos operacionais e contribuir para a sustentabilidade, venha conhecer como reaproveitar ou descartar corretamente o solvente que é resíduo da sua produção!

Neste conteúdo abordaremos:

  • Benefícios da reciclagem de solventes
  • Métodos de recuperação
  • Realizar o descarte corretamente
  • Plano de Resíduos

Benefícios da reciclagem de solventes

De forma geral, solventes são substâncias que permitem a dispersão de outra em seu meio, atuando como um solubilizante. Dessa maneira, os diferentes tipos de solventes, sejam orgânicos ou inorgânicos, participam de uma grande diversidade de processos industriais e, consequentemente, há uma alta demanda por eles. Alguns solventes são mais caros ou baratos e vendidos em menor ou maior abundância que outros, porém, em todos os casos, o gasto econômico com essas substâncias pode ser bem alto, pois, por atuar espécie de “diluidor”, o solvente sempre acaba contaminado pela outra substância dispersa em seu meio.

Dessa maneira, é necessário uma constante reposição e compra de novos volumes, portanto, aplicar métodos de recuperação e reutilização de solventes significa realizar um corte nos gastos da produção e até pensar em gerar lucro, já que esse solvente reciclado possui alto valor de mercado. Outro benefício da reciclagem de solventes é no aspecto ambiental, já que muitos deles apresentam formulações químicas que podem ser tóxicas e contaminar o meio ambiente ou demandam um gasto de recursos naturais para sua obtenção. Pensar em maneiras de, não só descartar corretamente, como também reciclar os solventes que já entraram na cadeia produtiva é muito importante pensando em sustentabilidade e tornar sua produção verde.

Métodos de recuperação

Para poder reutilizar os solventes, precisamos eliminar as diversas impurezas e contaminações neles presentes. O primeiro passo seria uma filtração para retirar os materiais sólidos e partículas maiores que estão em suspensão, em seguida, a mistura parte para a destilação, na qual haverá o aquecimento até o ponto de ebulição do solvente específico para que o mesmo entre em ebulição e seja isolado de outros líquidos. As temperaturas de ebulição dos componentes regem essa segunda etapa, assim, é fundamental estabelecer o controle térmico para garantir a pureza do vapor. Após a destilação, o vapor resfria-se para que o solvente condense e volte ao estado líquido.

À essa altura, já recuperamos o solvente, porém ele ainda não pode ser reutilizado, pois precisa adequar-se aos padrões de qualidade exigidos. Com isso em mente, realizamos o processo de rebalanceamento que consiste na adição de aditivos, modificadores, remover resíduos remanescentes e controlar algumas propriedades físicas como viscosidade. Aí então, o solvente está pronto para a fase de testes/análises de pureza e, pendendo aprovação, o reaproveitamos na produção.

Realizar o descarte corretamente

O objetivo da reciclagem do solvente é reutilizá-lo na cadeia produtiva, mas caso ele não apresente condições atuar na mesma função, uma opção é incinerá-lo para gerar energia térmica. Porém, é fundamental controlar os gases poluentes efluentes dessa combustão para não liberá-los diretamente para a atmosfera.

Outra alternativa para o solvente incapaz de reaproveitar-se, é buscar o descarte mais adequado para aquela substância específica, ou seja, a classificar quanto à composição química, toxicidade, reatividade e resistência à temperatura. Com essas características definidas, pode-se encontrar o destino correto que cada solvente deve receber, pensando em saúde pública e do meio ambiente.

Plano de Resíduos

Existem diversos tipos de solventes, cada um com suas especificidades e demandas únicas. Além deles, outras incontáveis substâncias são resíduos de processos produtivos e precisam receber o melhor destino econômico, estratégico e ambiental possível. Pensando nisso, a Propeq oferece o plano de resíduos, baseado na construção de um planejamento para gerir os resíduos da produção do cliente e oferecer a melhor solução e direcionamento para cada caso.

Como a Propeq pode te ajudar?

Neste conteúdo, abordou-se sobre a reciclagem de solventes, assim como suas diferentes matérias-primas. Você ficou interessado, viu uma possibilidade, gostaria de conhecer melhor o processo; mas não sabe por onde começar? A Propeq, consultoria júnior em Engenharia Química da Unicamp, está aqui para te ajudar! Clique abaixo e entre em contato com um de nossos consultores!

Postagens Recentes

Blog

Inteligência Artificial E Otimização de Processos

A utilização de Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML) está transformando a forma como a indústria química otimiza seus processos produtivos, trazendo inovação para

Blog

Recuperação e reciclagem de solventes

A gestão eficiente de solventes é um grande desafio para grandes empresas e pequenos empreendedores. Pensando em reduzir os custos operacionais e contribuir para a

Assine nossa newsletter e fique por dentro das principais novidades da indústria e do mundo!