loader image

Saiba a importância do seu processo produtivo ser carbono neutro!

Compartilhe:

Neste conteúdo abordaremos:

  • O que significa o termo “carbono neutro”?
  • Os gases do efeito estufa são os vilões?
  • Como implementar o carbono neutro?
  • Como ocorre a neutralização do carbono no processo produtivo?
  • Quais as vantagens empresariais em se adotar a neutralização da emissão do
    carbono?

Palavras-chave: carbono neutro; efeito estufa; processo produtivo; emissão do carbono.

O que significa o termo “carbono neutro”?

Para um processo ser carbono neutro ele precisa apresentar um equilíbrio entre as taxas de emissão de gases do efeito estufa quantificadas e a implementação de medidas de compensação que gerem resultados equivalentes ou maiores que a emissão, por exemplo, o plantio de árvores, investimentos em projetos de energia renovável etc.
Em suma, essas medidas visam a estabilização da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, ajudando assim a mitigar os impactos ambientais, como eventos climáticos extremos e desequilíbrio nos habitats naturais; o que escancara a importância de buscar um processo que seja carbono neutro.

Os gases do efeito estufa são os vilões?

Os gases do efeito estufa são essenciais para que a existência de vida na Terra seja possível, uma vez que eles são responsáveis por absorver parte da energia solar, apesar dos impactos negativos que podem causar, mantendo a temperatura média amena e adequada para ações como a agricultura. No entanto, com o aumento da produção em massa e da concentração dos gases na atmosfera terrestre, a absorção da energia solar é potencializada, fator este que causa o aumento da temperatura média dos oceanos e da atmosfera, prejudicando o equilíbrio da natureza.

Como implementar o carbono neutro?

Para alcançar a neutralidade de carbono, empresas e grandes indústrias, sendo as principais fontes de emissão desses gases, devem tomar ações rigorosas. Essas medidas são efetuadas por meio do plantio de árvores, aumento da produtividade dos processos, preferência por energias renováveis etc. No entando, é ,também,dever da população em geral incentivar e exigir uma visão mais ecológica das instituições.

Como ocorre a neutralização do carbono no processo
produtivo?

A etapa inicial do processo de adoção do carbono neutro na planta industrial é rastrear todas as fontes que geram poluentes. Em seguida, as pessoas responsáveis implementam medidas que compensam o impacto ambiental e calculam as emissões dos gases do efeito estufa com base na chamada ‘pegada de carbono’. As ações tomadas devem necessariamente ser validadas pelos órgãos internacionais responsáveis pela fiscalização das empresas e cumprir certos requisitos, como:

  • Reduzir ou zerar a emissão de CO2 na atmosfera;
  • Fomentar o desenvolvimento regional, bem como dos operários;
  • Não causar danos ambientais localmente.

Quais as vantagens empresariais em se adotar a
neutralização da emissão do carbono?

A transição de um processo para ser carbono neutro é essencial para a pauta referente às mudanças climáticas; aliando-se aos ideais de sustentabilidade ao visar a mitigação dos impactos ambientais. Nesse sentido, atornar-se uma instituição ecologicamente correta influencia positivamente a imagem e reputação da empresa. Além disso, a empresa pode reconhecida pela sua inovação e eficiência, sobressaindo-se sobre seus concorrentes devido às práticas sustentáveis modernas e eficazes, com menor custo e maior produtividade.

Postagens Recentes

Blog

Pirólise de pneus para produção de gás de síntese

Neste conteúdo abordaremos Palavras-chave: pirólise; gás de síntese; energia. Introdução O intenso crescimento da urbanização e da industrialização demanda um alto consumo energético caracteriza-se pela

Assine nossa newsletter e fique por dentro das principais novidades da indústria e do mundo!