loader image

Tipos de plástico, suas características e aplicações

Compartilhe:

Você sabe o que são plásticos e quais as aplicações e características dos seus principais tipos? Confira essas informações e muito mais nesse artigo!

Neste conteúdo, abordaremos:

  • O que são plásticos?
  • Algumas de suas classificações;
  • Tipos de plástico.

O que são plásticos?

Os plásticos são materiais polímeros orgânicos, isto é, formados pela união em cadeia de diversas moléculas com carbono. A principal matéria-prima dos plásticos é a fração nafta do petróleo, que é encaminhada para as indústrias petroquímicas, onde será separada em diversos compostos puros e a partir desses, formará plásticos. 

As propriedades desse material são definidas pelo monômero que a compõe, o tamanho e a estrutura do polímero,. Dessa forma, essas diferenças dão origem a três classificações de plástico, os termoplásticos, termorrígidos e elastômeros. 

Conforme a busca por menor impacto no meio ambiente aumentou, plásticos vindos de outros materiais entraram em foco, como cana-de-açúcar ou amido, bem como processos químicos que reduzem o tempo de permanência desses materiais no mundo. Assim, diferenças geraram duas novas classificações de plásticos, os biodegradáveis e os oxidegradáveis. Nesse sentido, aqui iremos explicar um pouco mais sobre essas classificações e suas aplicações.

Algumas de suas classificações

Bioplásticos e biodegradáveis

Os bioplásticos são aqueles que possuem pelo menos uma dessas duas características: ser biodegradável ou possuir fonte de origem renovável. Assim, acabam sendo mais benéficos ao meio ambiente e, consequentemente, diferenciam-se dos plásticos convencionais.

Os plásticos biodegradáveis, por sua vez, englobam aqueles cujo ciclo de vida possui um processo de compostagem de no máximo 180 dias, sob ação de microorganismos em condições ambientais específicas. Eles são decompostos em CO2, água e biomassa e podem deixar rastros de toxina se utilizados para ingredientes tóxicos.

Oxidegradável

Esse tipo de plástico recebe aditivos oxidegradáveis para acelerar seu processo de degradação. Apesar disso, eles não podem ser considerados biodegradáveis, porque são fragmentados durante sua degradação, formando microplásticos e contribuindo para a contaminação dos ecossistemas por metais pesados e toxinas.

Classificação dos plásticos de acordo com sua degradabilidade e origem.

Tipos de plástico

PET

O polietileno tereftalato, mais conhecido como PET, é um polímero termoplástico da família dos poliésteres. Sua estrutura é amorfa e absorve muita umidade, fundindo-se em temperaturas próximas a 265 ºC. As indústrias utilizam o PET na produção de embalagens para bebidas carbonatadas, alimentos, fitas magnéticas, laminados para impressão, frascos para cosméticos e até mesmo produtos de limpeza. 

Essa enorme abrangência de aplicações deve-se a algumas de suas principais propriedades, como por exemplo alta resistência mecânica, química, resistência ao impacto e transparência. Além disso, funciona como excelente barreira contra gases e odores, explicando sua preferência para embalagens de refrigerante.

PS

O Poliestireno é um termoplástico, isto é, um plástico moldável quando aquecido e resistente quando resfriado. O PS trata-se de uma resina, que tem como principais características sua baixa resistência a solventes orgânicos, calor e intempéries. Também é um material de fácil processamento e baixa densidade, apresentando alta resistência a ácidos. 

Devido a essas qualidades, o PS é utilizado na produção de diversos produtos, como equipamentos de proteção individual, objetos descartáveis, brinquedos, decoração, eletrodomésticos e embalagens em geral. Semelhante ao PVC, o PS, possui um grande alcance à população em geral por associar versatilidade e boas especificações a um custo de produção baixo.  

ABS

O ABS (Copolímero de Acrilonitrila-Butadieno-Estireno) possui alta resistência ao impacto e à tração e sua dureza depende da proporção de butadieno e acrilonitrila em sua composição. Apesar de possuir uma baixa resistência a intempéries, possui uma maior resistência química que o PS.

Eletroeletrônicos, autopeças e eletrodomésticos são suas principais aplicações. Por possuir um baixo ponto de fusão, em torno de 105 ºC, vem sendo muito utilizado como filamento para o processo de manufatura por fusão e deposição, assim como o PLA. 

PLA

O ácido polilático é um plástico biodegradável, reciclável, biocompatível, compostável e bioabsorvível. Também chamado de poliácido láctico, esse material vem substituindo o plástico convencional no mercado, por ter uma abrangente aplicação, como, sacolas, garrafas, canetas, filamentos de impressão 3D, e outros. Entre outras vantagens encontra-se a sua origem de fontes renováveis, ser 100% biodegradável. Ademais, a característica de não causar danos à saúde quando fragmentos atingem o organismo, por exemplo através de embalagens alimentícias.

Atualmente, as indústrias produzem esse tipo de plástico através da fermentação de vegetais por bactérias, produzindo ácido lático que se juntam formando polímeros que são usados para a fabricação de materiais em plástico. 

Apesar dos benefícios, o ácido polilático ainda enfrenta barreiras na propagação do seu uso. As principais são a necessidade de um descarte correto em usinas específicas, para sua biodegradação, e o custo de produção ainda elevado em comparação ao plástico convencional.

PVC

O Policloreto de Vinila, conhecido como PVC, é um dos plásticos mais famosos e consolidados no mercado, isso se dá principalmente pela abrangência das suas aplicações, que vão desde a construção civil, até a medicina e a moda. Tem origem em derivados de petróleo, o que torna a sua vida útil longa ao mesmo tempo que aumenta a quantidade de lixo no mundo. 

Desse modo, dentre as razões que torna o PVC tão disseminado ao redor do mundo, está o fato dele ser, atóxico, inerte, leve, resistente a ações biológicas, química e intempéries, bom isolante térmico, elétrico e acústico. Além disso, há o fato de ser impermeável a gases e líquidos. Junto a seus benefícios, está o custo baixo da sua produção, que corrobora ainda mais para ser um produto presente no cotidiano de todos.

Exemplificação dos tipos de plásticos.

Como a Propeq pode te ajudar?

Se interessou pela amplitude dos tipos de plástico e deseja saber mais sobre a rota? Ou já tem uma rota consolidada e gostaria de otimizar sua produção? A Propeq, consultoria júnior em Engenharia Química da Unicamp, está aqui para te ajudar! Clique abaixo e entre em contato com um de nossos consultores!

Postagens Recentes

Blog

Pirólise de pneus para produção de gás de síntese

Neste conteúdo abordaremos Palavras-chave: pirólise; gás de síntese; energia. Introdução O intenso crescimento da urbanização e da industrialização demanda um alto consumo energético caracteriza-se pela

Assine nossa newsletter e fique por dentro das principais novidades da indústria e do mundo!