loader image

Conheça os medidores de vazão e sua importância no controle de processos!

Compartilhe:

Neste conteúdo serão abordados:

  • Funcionamento e funcionalidade dos medidores de vazão;
  • Exemplos mais tradicionais presentes no mercado, vantagens e desvantagens e em que situações são melhor aplicados;
  • E vantagens gerais de se adicionar esses equipamentos no seu processo.

Sem dúvidas, um controle efetivo do seu processo é algo muito importante para a sua empresa. Dentre as principais vantagens, destaca-se a segurança e o controle de qualidade, sem falar que os dados obtidos podem ser utilizados na confecção de um diagrama de processos. Para isso, são utilizados meios de monitoramento, um deles é o Medidor de Vazão.

O que são medidores de vazão?

As medições de vazão podem ser diretas ou indiretas. Na medição direta, temos um equipamento que mede a vazão de um fluido passando em um determinado local (como uma tubulação).

Para tanto, contamos com o medidor de vazão, que, como o próprio nome sugere, executa a função descrita acima. Sendo assim, determina o volume de fluido que passa através de uma dada seção de escoamento por unidade de tempo. Dessa forma, o princípio de funcionamento de um medidor de vazão varia de acordo com o fluido que queremos determinar a vazão.

Com isso, por conta da infinidade de fluidos presentes nas indústrias, existem diversos tipos de medidores, os quais vêm se modificando com o avanço da tecnologia.

Exemplos de medidores de vazão tradicionais

Os medidores de vazão indiretos são aqueles que utilizam fenômenos relacionados a quantidade de fluido passante por diferença de pressão para medir a vazão em determinada seção de tubo. Diante disso, os mais tradicionais presentes no mercado são: Tubo Pitot, Tubo de Venturi e Placa de Orifício.

Tubo de Pitot

Embora este seja um medidor com aplicações muito restritas por conta do seu tamanho (muito pequeno), ele pode ser utilizado em diversos processos.

Dessa maneira, para que os riscos de entupimento e dano sejam menores, o Tubo Pitot é mais adequado para medição de substâncias monofásicas, sejam elas líquido, gás ou vapor (Veja as consequências da má utilização do medidor no acidente da Air France). . Alguns exemplos de aplicações se encontram no processo de produção de óleo e refino, no tratamento e distribuição de água, no processamento de gases, em algumas indústrias química e até mesmo nos aviões.

Dessa forma, uma de suas vantagens é a garantia de pouca perda de carga, visto que, precisa de um espaço inexpressivo para medir a vazão com exatidão, além de ter um baixo custo de instalação e perda mínima de pressão. Em aviões são utilizados com uma resistência no seu entorno, para que gotículas de água não congele e entupa-o. Essa tática também pode ser utilizada para contornar possíveis entupimentos na área industrial, dependendo do fluido passante.

Tubo de Venturi

Na linha dos medidores tradicionais, este equipamento é um dos mais eficientes quando utilizado em conjunto com um sensor. Isso porque tem exatidão e pode ser aplicado nos mais variados tipos de processos.

O seu funcionamento consiste em afunilar gradualmente o tubo pelo qual passa o fluido, até que em certo instante este fique bem estreito. E é nesse espaço em que será medida a vazão.

Atualmente é muito difícil encontrar aplicações com o Tubo de Venturi isolado, visto que, ele não é nada prático sem o sensor, pois, para pressões muito altas, precisa de muito espaço para funcionar. Uma de suas vantagens é a menor perda de carga, se comparado ao Placas por conta do seu estilo gradual. Já que, o fluido não se depara com graves acidentes ou quinas, pois o tubo se afunila suavemente.

Outra vantagem, é o baixo custo com manutenção, posto que tem grande eficácia e durabilidade. Entretanto, o Tubo de Venturi deve ser feito sob medida e sua instalação tem um custo bem elevado, chegando a ser 20 vezes mais caro que o Placas.

Placa de Orifício

O funcionamento deste medidor, consiste na diminuição abrupta do tamanho da seção de passagem do fluido. Com isso, uma placa com um pequeno orifício é colocada na seção transversal do tubo, e por diferença de pressão a vazão é medida.

As Placas de Orifício são muito fáceis de serem instaladas e podem ser aplicadas em qualquer tubulação circular. Seu custo é baixo, sendo o medidor mais barato se comparado ao Venturi e ao Pitot. Entretanto, têm um custo de operação muito caro, posto que, que apresenta muita perda de carga.

Além disso, este medidor não garante precisão, visto que, por conta de seu designer, tem dificuldade de medir baixas vazões. Outro problema, é a formação de vena contracta, que é um espaço onde podem se acumular substâncias com o tempo e, dependendo do fluido, formar produtos indesejáveis que podem comprometer o produto final.

Obtenha um processo eficiente

De que maneira esse equipamento pode aprimorar o desempenho da sua empresa? A resposta para essa pergunta é muito simples!

O medidor de vazão torna sua empresa mais eficiente pois, quando há um controle de processo preciso, há uma boa gestão de produção e consequentemente mais lucro e crescimento.

Para isso, é necessário que não haja perdas ou gastos desnecessários. A única maneira de garantir isso é monitorando o processo. Diante disso, o medidor de vazão é, sem dúvidas, uma forma barata e eficaz para prevenir problemas e monitorar a sua produção, abrindo as portas para a eliminação de erros e consequentemente para o sucesso da sua empresa.

Conte conosco para maiores informações! Um dos serviços realizados pela Propeq é de uma consultoria para indústrias, isto é, buscamos pontos de gargalo e possíveis equipamentos a serem adicionados num processo a fim de torná-lo mais eficiente e produtivo.  É importante relembrar, porém, que a Propeq não vende esses equipamentos; na verdade, atuamos no aperfeiçoamento do seu processo produtivo.

Postagens Recentes

Blog

Como produzir hidrogênio musgo

Neste conteúdo abordaremos: Palavras chave: Hidrogênio, biomassa, sustentabilidade O Hidrogênio musgo Considerado mais limpo e com menos emissões, o hidrogênio produzido por biomassa contempla um

Blog

Combustíveis derivados de resíduos

Novas matrizes energéticas estão em cada vez mais evidencia. Saiba alguns desses novos tipos de combustíveis e conheça os derivados de resíduos. Neste conteúdo abordaremos:

Assine nossa newsletter e fique por dentro das principais novidades da indústria e do mundo!