Nesse conteúdo, abordaremos:
- O que são subprodutos e como usá-los na indústria;
- Como gerar energia a partir deles;
- Como o aproveitamento de subprodutos pode contribuir para uma empresa mais sustentável;
- Primeiros passos para reaproveitar um subproduto.
Geralmente, processos de transformação na indústria convertem a matéria-prima em produto original e, em decorrência das etapas produtivas, obtém-se um ou mais subprodutos. Assim, estes subprodutos não são a principal finalidade da produção da empresa, mas sim produtos secundários oriundos do processo, obtidos juntamente com o que era desejado inicialmente.
Para ser caracterizado como subproduto, é necessário que o material apresente evidências de possível utilização posterior em outros processos. Portanto, se sua empresa gera subprodutos em potencial, você pode aproveitá-los para ampliar seu negócio ou melhorar a rentabilidade da produção. Quais são, então, as alternativas para utilizá-los de maneira vantajosa?
Introdução
Um subproduto pode ser útil e comercializável. Há a possibilidade de reaproveitamento e, por conseguinte, faturamento. Naturalmente, no setor agroindustrial, petroquímico e de manufatura nota-se grandes quantidades de geração de subprodutos que, por sua vez, são descartados, quando as alternativas de reutilização seriam variadas e lucrativas. Dessa forma, percebe-se os benefícios de um olhar inovador sobre todos os materiais gerados em seu processo e a capacidade que eles têm de serem aplicados em rotas produtivas diferentes da original.
O petróleo, por exemplo, é um produto orgânico composto por hidrocarbonetos, o qual, quando processado, resulta em combustíveis, lubrificantes e subprodutos. Estes são um segmento para obtenção de pigmentos para tintas, plásticos, embalagens, polímeros ou acrílicos, entre outros, ampliando as áreas de atuação das indústrias do setor.
Já em processos do setor sucroenergético, observam-se subprodutos ricos em micronutrientes, tais como, bagaço, torta de filtro e vinhaça. Eles agregam valores significativos na cultura de cana-de-açúcar e, quando convertidos, corroboram para alimentação de muitas espécies de animais e, também, para produção de fertilizantes orgânicos.
Portanto, são vários os destinos possíveis para os subprodutos, alternativos ao descarte, dependendo da área de atuação da sua indústria e do material gerado pelos processos que ela emprega. Porém, reutilizá-los não é uma tarefa tão simples. Há necessidade de estudos e análises da produção, os quais podem ser feitos por uma consultoria, como abordado no próximo tópico.
Como posso reaproveitá-los?
Para promover o reaproveitamento do subproduto é necessário um estudo da viabilidade econômica para verificar se ele é financeiramente viável e sustentável para a empresa. Nesta etapa é feita uma análise detalhada dos custos de condicionamento do material em questão e da implementação de um novo processo na sua empresa.
Uma maneira de viabilizar o reaproveitamento destes subprodutos é a preparação e o condicionamento. Assim, para torná-lo comercialmente utilizável, é necessário o desenvolvimento de um processo para deixá-lo em condições de ser reutilizado na sua planta industrial ou vendido para outras empresas.
Mas como posso reaproveitá-lo em minha empresa? Os subprodutos podem ser reutilizados de diversas maneiras como insumo para outros processos da empresa ou até ser vendido para empresas terceiras. No setor agroindustrial, por exemplo, na produção de cervejas, é natural a obtenção de resíduos orgânicos. Esses resíduos úmidos, quando descartados incorretamente, são prejudiciais ao meio ambiente.
Entretanto, quando utilizamos uma técnica de extrusão termoplástica, que consiste na aplicação de altas temperaturas em conjunto com a força de cisalhamento e pressão, obtemos a inativação de fatores antinutricionais, gelatinização do amido e o aumento do teor de fibra alimentar solúvel, sem gerar novos resíduos.
Além disso, atualmente a destinação mais rentável de subprodutos é na geração de energia da planta industrial. As alternativas para essa destinação são muitas. Que tal, então, entender um pouco mais a respeito do assunto para implantar a ideia em sua empresa?
Subprodutos e geração de energia
O reaproveitamento de subprodutos pode ser feito com a utilização destes para geração de energia de planta industrial da sua empresa. Isso é viável ao analisar o subproduto a fim de identificar propriedades que possam ser transformadas em energia. Uma possibilidade é verificar se o seu subproduto é combustível, assim ele pode ser oxidado numa combustão, gerando energia térmica e, posteriormente, energia elétrica.
Um exemplo de subproduto combustível são cargas orgânicas, conhecidas como biomassa. Segundo a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), biomassa é qualquer matéria orgânica que possa ser transformada em energia térmica, mecânica ou elétrica. Esta biomassa é processada por um biodigestor. Nele, a matéria orgânica é submetida a digestão anaeróbia, onde bactérias decompõem o material na ausência de ar. Deste processo resulta o biogás, basicamente uma mistura entre gás carbônico e metano. Um motor de combustão interna é alimentado por este gás e, assim, gera energia elétrica.
Outra opção é a utilização do subproduto em células a combustível. Uma célula a combustível é um sistema eletroquímico que utiliza a energia química de uma reação para gerar energia elétrica. No caso, seu subproduto seria alimentado no sistema e submetido a uma reação de oxirredução, gerando corrente elétrica. Como isso contribui para uma empresa mais sustentável?
Por que reaproveitar meus resíduos?
Assim, agora que você já sabe as maneiras pelas quais é possível reutilizar os subprodutos de seu processo, que tal entender um pouco mais a respeito das motivações para colocar isso em prática na sua empresa?
Além dos motivos que já discutimos acima, de reutilizá-los a fim de gerar benefícios de ordem financeira, essa prática também leva a grandes benefícios ao meio ambiente. Nesse sentido, ao utilizar os rejeitos industriais como matéria prima para outros fins, ou até mesmo para produzir energia, além de representar uma economia para a sua empresa, ela representará, acima de tudo, uma prática sustentável. Isso porque diminuirá a necessidade de retirada desses materiais da natureza, além de reduzir a quantidade de dejetos descartados.
Somado a isso, sabe-se que diversos subprodutos são resíduos tóxicos e têm alto impacto no meio ambiente. Assim, ao reutilizar estes materiais em outros processos, a quantidade de resíduos descartada será muito menor, colaborando para atenuar seus impactos negativos ao meio ambiente, como a poluição da água, solo e ar.
Quais são os primeiros passos para reaproveitar um subproduto?
Dessa forma, sabendo de todas as aplicações e benefícios do reaproveitamento de subprodutos, como aplicá-los em seu processo?
Para responder a essa pergunta, primeiramente é necessário identificar um subproduto em potencial. Para isso, é fundamental executar um estudo prévio sobre possíveis rotas de produção que utilizam o seu reíduo como matéria prima e gera algum produto de valor econômico.
Por isso, é necessário realizar uma pesquisa da rota produtiva que utilizará o subproduto como insumo, analisar a melhor forma de gerar energia a partir dele ou ainda realizando uma pesquisa de mercado a fim de identificar empresas interessadas em comprar seus resíduos.
Ficou interessado em aplicar o reaproveitamento de subprodutos em sua produção? Entre em contato conosco para agendarmos uma avaliação do seu processo!