Neste conteúdo abordaremos:
- O que é uma Empresa Júnior?
- Onde a Propeq se encaixa nisso tudo?
- Por que contratar uma Empresa Júnior?
As Empresas Juniores (EJs) surgiram na França, na parisiense L’École Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales (ESSEC), em 1967. Chegando ao Brasil duas décadas depois, no ano de 1988, através da fundação da Empresa Júnior Fundação Getulio Vargas, as Empresas Juniores certamente se redefiniram no Brasil.
Somos a nação com o maior número de EJs e afiliados em todo o mundo: desde 2010, o Movimento Empresa Júnior impactou mais de 70 milhões de reais na economia brasileira, graças à atuação dos quase 30 mil empresários juniores espalhados país afora. Mas o que, de fato, é uma Empresa Júnior? O que uma EJ faz e como ela pode ajudar seu negócio?
O que é uma Empresa Júnior?
Uma Empresa Júnior é uma associação civil, sem fins lucrativos, que visa congregar graduandos de uma mesma universidade. Alinhados por um propósito comum – tornar o Brasil um local mais colaborativo, competitivo e empreendedor –, os empresários juniores elaboram projetos de excelência, objetivando aplicar os conhecimentos adquiridos dentro de sala de aula em cases reais.
Assim, prezamos pelo aprendizado e pela articulação em rede com as outras empresas do MEJ – Movimento que congrega as diferentes EJs do país. É importante notar, também, que temos contato com diferentes instâncias, que unificam EJs em níveis distintos – por exemplo, os núcleos – quando se trata de regiões abrangidas por cidades – e as federações – quando se tratam de estados.
Onde a Propeq se encaixa nisso tudo?
Tal qual as diferentes Empresas Juniores do MEJ, a Propeq – Projeto e Pesquisa em Engenharia Química também preza por entregáveis da mais alta qualidade. Acima de tudo, estamos comprometidos com nosso propósito de catalisar mudanças na indústria hoje e no futuro. Buscamos fazer isso através de projetos na área da Engenharia Química, procurando antecipar um conhecimento palpável que só nos seria possibilitado mais adiante no mercado de trabalho.
A Propeq é a Empresa Júnior de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Então, estamos localizados na Faculdade de Engenharia Química, contando com o apoio, infraestrutura e suporte da instituição e de seu corpo docente. Ademais, como as outras EJs do país, inserimo-nos no MEJ; também estamos inscritos nas instâncias do Núcleo Campinas (NuCa) e da Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo (FEJESP).
Por que contratar uma Empresa Júnior?
Mas, afinal, por que fechar um projeto com uma Empresa Júnior? Alguns pontos bastante relevantes que nos diferenciam de consultorias seniores são:
Personalização:
Prezamos pela total personalização, de forma transparente, dos projetos que prestamos. Estamos ancorados em uma visão bastante customer centric: o projeto deve servir da melhor forma possível às dores, necessidades, desejos e demandas de nossos clientes.
Portanto, temos um processo bastante rigoroso de qualificação anteriormente ao processo de contratação, para entendermos de forma minuciosa quais os gargalos que precisam ser mitigados em sua produção.
Pontos de comunicação:
A comunicação clara e constante é outro ponto que seguimos à risca. Ou seja, gostamos de manter uma proximidade maior para a recepção de feedbacks constantes, de forma que o projeto possa estar alinhado, durante sua execução, à visão inicial do cliente.
É comum que, para manter o cliente a par do processo de execução do projeto, marquemos reuniões antes da entrega final. Isso visa manter essa comunicação ativa e bilateral, para que possamos implementar as impressões do cliente em tempo hábil no projeto.
Ecossistema universitário:
As EJs são incubadas nas melhores universidades do Brasil. A Propeq, por exemplo, está na Unicamp, eleita a melhor universidade da América Latina pelo Times Higher Education (THE) em 2018. Com isso, temos acesso a um corpo docente extremamente robusto, além de produções acadêmicas, bibliotecas e literatura atualizadas e de ponta.
Ações Compartilhadas:
Como já pontuado, a associação das Empresas Juniores ao MEJ faz com que haja um senso de colaboração e contribuição muito latente entre elas. Dessa forma, o MEJ reúne universitários com visão alinhada ao empreendedorismo – e esse propósito que os une faz com que o ecossistema das EJs seja muito propício à cooperação e a parceria.
Com isso, é comum que distintas EJs unam forças em projetos, que, além de permitirem a capacitação e o envolvimento de mais graduandos, fomentam maior multidisciplinaridade. A solução, assim, se torna mais completa e adequada às dores do cliente.
As EJs também incentivam um ambiente de indicação, propício às chamadas Ações Compartilhadas. A rede proporciona o contato e conexão entre distintas Empresas Juniores, que conhecem, assim, os diferenciais e escopos de atuação umas das outras. Assim, ainda que um projeto não faça sentido para uma EJ, ela pode lembrar de outra que soluciona perfeitamente uma possível dor do cliente.
Preços acessíveis:
O ticket médio das EJs reside bem abaixo das empresas seniores. Como as Empresas Juniores não têm fins lucrativos – todo o dinheiro arrecadado é direcionado à capacitação dos membros –, os preços se tornam mais acessíveis e confortáveis. Isso se enquadra do mesmo modo tanto a projetos prestados a microempreendedores, até aos cases executados a empresas maiores, como indústrias consolidadas em suas áreas de atuação.
De qualquer forma, isso não interfere, de forma alguma, na qualidade dos projetos rodados. As EJs reúnem universitários voluntários, interessados em impactar positivamente o Brasil e comprometidos com a excelência dos projetos.
Que tal marcarmos uma apresentação institucional?
Se você gostou da proposta de uma empresa júnior, por que não conhecer mais a nossa? Só clicar no botão abaixo e agendar com um dos nossos consultores. Assim, além de nos conhecermos mais ainda, você também poderá saber como a Propeq pode ajudar na sua empresa!