loader image

O que são Empresas Juniores e como elas impactam o ecossistema?

Compartilhe:

Neste conteúdo abordaremos:

  • O que é o Movimento Empresa Júnior;
  • Como as Empresas Juniores trabalham para trazer soluções alinhadas com o propósito do MEJ e que impactem o mercado;
  • Como a Propeq se insere no MEJ.

Você já ouviu falar no Movimento Empresa Júnior (MEJ)? Já teve contato com Empresas Juniores ou sabe como trabalhamos? 

Neste conteúdo, respondemos algumas dúvidas e questionamentos sobre como as empresas juniores atuam no mercado nacional e contribuem para o desenvolvimento do empreendedorismo no país!

O que são Empresas Juniores? E o que é o MEJ?

As Empresas Juniores (EJs) estão presentes em mais de 100 universidades ao longo de todo o país, abrangendo diversos campos de atuação no mercado. Existem, atualmente, mais de 900 empresas juniores, organizações sem fins lucrativos formadas por alunos de graduação da faculdade em que estão inseridas. Estes oferecem e executam projetos e consultorias que se relacionam à sua área de estudo, para diferentes tipos de clientes. Com isso, os empresários juniores conseguem integrar conhecimentos acadêmicos com o âmbito profissional e situações reais do mercado. Dessa forma, impulsionam o empreendedorismo e a inovação nas universidades e no Brasil por meio do auxílio a empresas e empreendedores.

O MEJ , representado pela Brasil Júnior, é um Movimento que unifica o propósito das EJs, sendo a base para que estas se estruturem e possam se interconectar. Portanto, a missão do MEJ é formar, por meio da vivência empresarial, líderes empreendedores que consigam transformar o país a partir de seus projetos e do compromisso com resultados de excelência. Nesse sentido, a empresa júnior é um microcosmo do MEJ, o ambiente mais tangível que proporciona essa realidade empreendedora e o contato com o mercado aos diversos empresários juniores que a compõem.

O que é a FEJESP? E o Núcleo Campinas?

Existem empresas juniores espalhadas por todo o país. Assim, para facilitar a representação e organização dessas empresas existem as federações e associações regionais. A FEJESP é a Federação das Empresas Juniores do estado de São Paulo, e busca representar e potencializar as  cerca de 165 empresas juniores do estado. Já o Núcleo Campinas é a associação das Empresas Juniores da região que abrange Campinas, Limeira, Piracicaba, Buri, Sorocaba, Itapeva, Registro e Itapetininga, sendo uma estrutura de apoio e suporte para os empresários e empresas juniores. Assim, o Núcleo representa e conecta o MEJ na Região Campinas.

ilustração das organizações que compõem o Movimento Empresa Júnior, desde Brasil Júnior até a Empresa Júnior (Propeq)

Como a Propeq se insere no MEJ?

A Propeq é uma Empresa Júnior de consultoria em Engenharia Química, localizada na Faculdade de Engenharia Química da Unicamp. Assim como outras EJs, nossos valores e propósito como empresa estão alinhados com os do Movimento, de modo que buscamos por um país mais ético, colaborativo e com empresas mais competitivas no mercado. Para isso, oferecemos soluções de excelência para impulsionar os resultados de indústrias e auxiliar empreendedores que desejam iniciar um novo processo produtivo, fornecendo a base técnica e teórica proporcionada pela universidade.

Como parte do Movimento, prezamos pelo trabalho em rede e pela troca de experiências com outras EJs. Essa troca ocorre por meio de eventos capacitativos do MEJ, pelo contato e comunicação com outros empresários juniores e pela execução de projetos em conjunto, quando necessário, de modo a integrar diferentes áreas além da Engenharia Química.

Assim, a Propeq se insere no MEJ tanto pela participação na rede de EJs, mas também pelo compartilhamento dos seus valores. Como empresários juniores, prezamos pelo comprometimento e excelência em nossos projetos, pela ética, inconformismo e orgulho de fazer parte de algo maior do que somente a empresa, capaz de fazer a ponte entre a universidade e o empreendedorismo.

Sendo uma empresa júnior, e não sênior, como trabalhamos?

Apesar de compartilharmos o mesmo propósito como empresários juniores, cada Empresa Júnior oferece diferentes serviços, de acordo com a área de atuação, e tem uma organização interna própria. Entretanto, todas são formadas somente por alunos da graduação, que participam voluntariamente da empresa, conciliando-a com seus estudos. Assim, elas não têm fins lucrativos e o faturamento proveniente dos projetos executados é inteiramente convertido para a formação empreendedora dos membros da EJ, a partir da manutenção da estrutura da empresa e também por meio de eventos e capacitações (em diversas áreas, como vendas, marketing, estratégia interna, gestão de pessoas e treinamentos com empresas) oferecidos pelo MEJ. Com isso, busca-se consolidar a missão de formar líderes empreendedores que de fato possam impactar seus clientes com suas soluções. 

Ademais, é importante ressaltar que nossos serviços têm preços consideravelmente abaixo do mercado, em comparação com empresas seniores, mas mantendo um alto nível de excelência. Isso para que as soluções sejam mais acessíveis aos nossos clientes, de modo a concretizar nossa missão de disseminar o conhecimento produzido na universidade para as indústrias.

Qual é a relação da EJ com a universidade?

Cada empresa júnior se insere dentro de uma ou mais faculdades, abrangendo diversos cursos de graduação. A Propeq faz parte da Faculdade de Engenharia da Unicamp (FEQ), por isso temos a missão de ser a ponte entre o conhecimento de engenharia química desenvolvido na universidade e os problemas reais no contexto da indústria brasileira. Para isso, contamos com o auxílio de professores doutores da FEQ  e de outros institutos da Unicamp em nossas soluções, além da estrutura da universidade, como o acesso a artigos científicos restritos, graças ao VPN da Unicamp. 

ilustração de como os empresários juniores fazem a ponte entre o Mercado e a Universidade.

Quais os diferenciais do trabalho de uma EJ?

  • Maior agilidade e personalização dos projetos à realidade dos clientes, de modo que de fato atendam às suas necessidades;
  • Construção conjunta entre a EJ e o cliente, mantendo-se um acompanhamento e feedbacks constantes;
  • Contato mais próximo com as melhores universidades do país, apoio dos professores e de um amplo acervo literário. Isso permite que os projetos tenham um forte embasamento teórico e técnico, além de do aspecto inovador;
  • O ambiente formado pelo MEJ é muito colaborativo, de modo que diferentes empresas juniores podem trabalhar em conjunto, abrangendo diversas áreas em um único projeto. Com isso, a solução oferecida ao cliente é mais completa e capaz de atingir seus objetivos, pela integração dos conhecimentos;
  • Preços mais acessíveis, mantendo o alto nível de excelência dos projetos;
  • Trabalho de jovens empreendedores comprometidos em transformar a realidade em que vivem.

Como as empresas juniores impactam o ecossistema na prática?

O impacto das EJs no ecossistema ocorre de diversas formas. Primeiramente, na própria Universidade, trazendo alunos para discutir problemas reais e aplicar conceitos aprendidos na graduação, além de promover uma vivência empresarial única. Com isso, formam-se lideranças empreendedoras com alta visão sistêmica, colaborativa e com diferentes habilidades que as tornam mais preparadas para o mercado e capazes de impactar positivamente o país no futuro. 

Nesse sentido, as empresas juniores impactam também o Mercado e seus clientes, sejam eles indústrias ou empreendedores. Isso ocorre a partir de projetos que solucionem suas dores e permitam o acesso ao conhecimento em diferentes áreas.

Diferenciais e Valores das EJs.

Ficou interessado em trabalhar com uma Empresa Júnior ou tem alguma outra dúvida sobre o MEJ e como impactamos o mercado? Entre em contato!

Postagens Recentes

Blog

Produção de baterias para veículos

Neste conteúdo abordaremos: Indústria dos veículos elétricos Com o avanço da tecnologia e a crescente preocupação com o meio ambiente, a indústria dos veículos elétricos

Blog

Produção de sílica a partir de casca de arroz

Neste conteúdo abordaremos: Extração da sílica da casca de arroz O mineral dióxido de silício, conhecido  popularmente como sílica, é um dos compostos mais abundantes

Assine nossa newsletter e fique por dentro das principais novidades da indústria e do mundo!