loader image

Venha conhecer os cosméticos do futuro!

Compartilhe:

Não sabe o que são os cosméticos do futuro e quais suas perspectivas para o futuro? Aqui nós te ensinamos isso e muito mais!

Gostaria de ler o artigo mas está sem tempo? Baixe ele e leia mais tarde clicando no botão abaixo!

Hoje em dia é  irrefutável que o planeta Terra está sendo destruído por ações humanas com uma alta influência do capitalismo, que provê lucro acima de tudo – e em uma escala exponencial. O aquecimento global é um claro exemplo desse fato. Este causa danos praticamente irreversíveis ao meio ambiente. 

Um dos principais problemas da indústria de cosméticos atual é a alta produção de embalagens plásticas e, consequentemente, seu descarte inapropriado. É estimado que até 2025 cerca de 2,2 bilhões de toneladas de resíduos plásticos sejam gerados.  Com isso, a preocupação com produtos que afetem o menos possível o meio ambiente vêm crescendo. Como exemplo, pode-se citar os produtos com embalagens de papel ou, até mesmo, de material orgânico.
Esse assunto tem tomado uma alta proporção nos últimos anos, principalmente com o início da pandemia de coronavírus, em que as pessoas começaram a se preocupar mais com as fórmulas dos produtos serem limpos e as embalagens serem ecofriendly – mas sem afetar a qualidade!

Tendo em vista o alto crescimento desse mercado, as grandes empresas têm assumido cada vez mais a causa. No Brasil, essa metodologia sustentável já movimenta R$3 bilhões por ano. Ademais, segundo o relatório emitido pela Grand View Research Inc., a previsão é que o comércio global de cosméticos veganos e sustentáveis atinjam a marca de US$ 20,8 bilhões até 2025.

Em vista disso, pode-se perceber que esse mercado é extremamente bem-sucedido e tem tendência a melhorar mais ainda.

Mas, afinal, o que são os cosméticos do futuro?

Eles são produtos considerados sustentáveis, com ingredientes naturais e orgânicos, geralmente livres de testes em animais. Ou seja, são provenientes de um organismo ou de minerais que não tenha tido qualquer alteração química intencional.

Por outro lado, os produtos convencionais são ricos em componentes sintéticos e aditivos que, em contato com a água, são eliminados por ralos e canos, causando a poluição das águas em potencial de tratamento, rios, lagos e, até mesmo, oceanos. 

Para ressaltar, além da composição ser sustentável, a produção também precisa ser. Todo o processo produtivo é definido para interferir o mínimo possível no meio ambiente. Ademais, esses produtos são muito bem reconhecidos pelos seus inúmeros benefícios, como, por exemplo:

  • Diminuição da probabilidade de causar reações alérgicas;
  • Não bloqueiam os poros da pele, deixando-a mais confortável;
  • Livre de crueldade animal, tanto para formulação quanto sem testagem em animais;
  • Hidratações naturais  que não cansam a pele;
  • Tratamentos pensando não apenas no agora, mas no futuro;
  • Formulações personalizadas para cada tipo de problema em cada organismo.

Portanto, tais produtos transmitem uma constante sensação de segurança.

Perspectivas para o futuro

Assim como dito anteriormente, as perspectivas para o futuro são de aumentar, progressivamente, a quantidade de empresas que adotam essas técnicas sustentáveis. Sendo assim, essa área tende a crescer.

De acordo com uma pesquisa de 2018 realizada pelo Ibope, 55% dos consumidores brasileiros têm preferência por esse tipo de produto, principalmente se houver indicações nas embalagens e/ou tiver o mesmo preço que os produtos tradicionais. Existem uma grande gama de produtos já disseminados, que vão ganhando espaço no mercado. Dentre os principais, temos:

  • Shampoo, condicionador e máscara capilar em barra, que se livram das embalagens plásticas e dos aditivos prejudiciais ao cabelo;
  • Shampoos, condicionadores e leave-ins com fórmulas personalizáveis, dependendo exclusivamente da sua dor;
  • Embalagens sem a utilização de plásticos;
  • Maquiagens veganas e cruelty free;
  • Produtos de cuidado com a pele – skincare – orgânicos, com fórmulas simples e que proporcionam tratamentos duradouros, como sabonete, sérum, hidratante e óleo facial.

Exemplos de produtos que não são diretamente cosméticos mas são sustentáveis, melhoram a saúde de quem os usa e a do meio ambiente:

  • Escovas de cabelo e de dente de bambu, que se degradam mais facilmente no meio ambiente quando descartadas; 
  • Coletor menstrual, que – mesmo feito de silicone -, é reutilizável por até 10 anos e gera menos lixo do que os absorventes comuns.
Imagem com fundo azul e logo da Propeq exemplificando cosméticos do futuro
Alterado de Blog Drauzio Varella.

Como a Engenharia Química pode atuar?

Na indústria de cosméticos, o engenheiro químico pode atuar no desenvolvimento de novos produtos e processos de fabricação. Dessa forma, ele pode liderar e inspecionar equipes e atividades industriais, sempre analisando de perto todo o processo de fabricação. Por outro lado, o profissional também pode desenvolver novas rotas produtivas e/ou, até mesmo, otimizar processos já existentes. Assim, esse profissional pode ajudar a desenvolver esses produtos sustentáveis.

Outrossim, a área de sustentabilidade dá um grande repertório para o engenheiro químico: eles podem trabalhar tanto nas áreas de higiene industrial quanto de segurança para os funcionários. Ambientalmente falando, podem auxiliar na remediação e tratamento de efluentes (e outros resíduos) da produção. Isso tudo gera um processo produtivo mais sustentável.

Como a Propeq pode te ajudar no ramo de cosméticos do futuro??

Nesse conteúdo, abordou-se sobre os cosméticos do futuro, além de suas tendências. Você ficou interessado nessa área e gostaria de tornar sua produção mais sustentável? Ou você ainda não faz parte desse mercado mas deseja começar? A Propeq, consultoria júnior em Engenharia Química da Unicamp, está aqui para te ajudar! Clique no botão abaixo e entre em contato com um de nossos consultores!

Postagens Recentes

Blog

Produção de Suplementos Alimentares

Os suplementos alimentares desempenham um papel fundamental na complementação da dieta, atendendo a demandas nutricionais específicas e proporcionando benefícios para diversas áreas industriais. Este texto

Assine nossa newsletter e fique por dentro das principais novidades da indústria e do mundo!