loader image

Desafios e problemas industriais

Imagem de capa do conteúdo sobre desafios e problemas industriaiscom logo da Propeq e imagem de uma indústria

Compartilhe:

Neste conteúdo abordaremos alguns desafios e problemas industriais:

  • Escassez de matéria prima
  • Resíduos da produção
  • Baixo aproveitamento da capacidade produtiva

Apesar de apresentar uma crescente significativa nos últimos anos, o setor industrial ainda enfrenta vários problemas e desafios no Brasil e no mundo. Muitas dores são comuns aos mais diversos segmentos e afetam diretamente o funcionamento de plantas industriais, impedindo que elas aproveitem seu pleno potencial. Nesse conteúdo, abordaremos e discutiremos soluções para três dos desafios e problemas industriais mais comuns.

imagem da parte externa de uma industria

Escassez de matéria prima

Em muitas empresas, as plantas industriais possuem capacidade produtiva para produzir muito mais do que efetivamente resulta do processo. Muitas vezes, isso está associado à reduzida oferta de matéria prima, gerando um gargalo no início da produção e restringindo a produtividade da planta. Além disso, a escassez de matéria prima corrobora para o encarecimento do produto final, diminuindo a competitividade do produto no mercado. 

Diversos fatores contribuíram para a construção de um cenário no qual a escassez de insumos ocupa o primeiro lugar entre os desafios industriais. As importações foram dificultadas pela pandemia de coronavírus e por conflitos internacionais como a Guerra da Ucrânia. 

Diante disso, iniciar uma rota produtiva para a obtenção da matéria prima surge como uma oportunidade para enfrentar esse desafio e impulsionar a produção de empresas. Dessa forma, o produtor conquistará a independência em relação aos fornecedores e não dependerá mais de oscilações no preço e na disponibilidade dos insumos necessários para a sua produção. Além disso, o produto final terá um preço menor e uma maior competitividade no mercado.

Iniciar uma nova rota produtiva requer estudo e suporte técnico. É necessário avaliar dentre as rotas produtivas existentes qual é aquela que mais se encaixa na realidade da empresa. Além disso, é necessário um conhecimento profundo sobre os equipamentos necessários e as condições operacionais adequadas. Assim, a base de conhecimentos fornecida por uma consultoria é fundamental para o efetivo aproveitamento dessa oportunidade, transformando um desafio em um caminho para o crescimento da empresa. 

Resíduos da Produção

Diante da crescente preocupação com a questão ambiental, uma outra questão que vem desafiando as indústrias são os resíduos decorrentes da produção. O descarte inadequado desses resíduos pode levar a desequilíbrios ambientais irreversíveis, como a poluição de rios e lagos, a destruição de habitats e, até mesmo, a contaminação de recursos hídricos e alimentos, podendo afetar diretamente a saúde da população. Além disso, se não realizar descarte de resíduos e efluentes de maneira correta, a empresa pode ter que arcar com consequências legais e jurídicas.

Dessa forma, percebe-se que o descarte correto de resíduos e efluentes industriais é fundamental para a manutenção do funcionamento da fábrica e para a preservação do meio ambiente e da vida. 

Vale ressaltar que deve-se realizar esse descarte com o suporte técnico adequado. Dessa forma, assegura-se o comprimento das leis ambientais e a proteção da natureza. Além disso, uma consultoria adequada pode verificar a possibilidade de transformar algo que seria descartado e fonte de prejuízo em um produto que pode ser comercializado ou em algo que possa ser reaproveitado no processo produtivo. Assim, um inicial problema transforma-se em uma fonte de lucro para a empresa. 

Baixo aproveitamento da capacidade produtiva

Muitas indústrias possuem capacidade para produzir muito mais do que efetivamente produzem. Além da problemática da escassez de insumos, já abordada, um outro desafio que restringe a produtividade das indústrias é a ausência de conhecimento sobre as condições operacionais que otimizam o funcionamento da planta e que, portanto, impulsionam a produção. 

Para o estabelecimento dessas condições operacionais ideais, utilizam-se cálculos e simulações de engenharia. Dessa forma, estabelecem-se os parâmetros adequados de temperatura, pressão, composição química, tempo de operação, entre outros, que melhor se encaixam à realidade da produção. 

A análise técnica de uma produção já existente possibilita a identificação de condições operacionais que podem ser melhoradas, otimizando a produção, de forma a aumentar os lucros, melhorar a qualidade do produto final e assegurar o bom funcionamento da planta. 

Por meio da melhoria dessas condições operacionais, o produtor é capaz de aproveitar o potencial pleno de sua planta, diminuindo custos e desperdícios e impulsionando o crescimento de sua empresa. 

Como a Propeq pode te ajudar?

Nesse conteúdo, abordamos alguns dos principais desafios e problemas industriais. Sua indústria apresenta dificuldades em enfrentar alguns desses desafios? Já pensou em iniciar uma nova produção ou otimizar uma já existente? A Propeq, consultoria júnior em Engenharia Química da Unicamp, está aqui para te ajudar! Clique abaixo e entre em contato com um de nossos consultores!

Postagens Recentes

Uncategorized

Como produzir polpas de frutas

A produção de polpas de frutas congeladas é uma solução prática e sustentável para preservar frutas sazonais, reduzir desperdícios e atender à crescente demanda por

Blog

Processamento de Polímeros

O processamento de polímeros está no coração de diversas indústrias, de embalagens e eletrônicos até a construção civil e a medicina. Sua versatilidade, durabilidade e

Assine nossa newsletter e fique por dentro das principais novidades da indústria e do mundo!